segunda-feira, novembro 13, 2006

«Aumenta a nossa fé.»

Evangelho segundo S. Lucas 17,1-6.

Disse, depois, aos discípulos: «É inevitável que haja escândalos; mas ai daquele que os causa! Melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma pedra de moinho e o lançassem ao mar, do que escandalizar um só destes pequeninos. Tende cuidado convosco! Se o teu irmão te ofender, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se te ofender sete vezes ao dia e sete vezes te vier dizer: 'Arrependo-me', perdoa-lhe.» Os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé.» O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a essa amoreira: 'Arranca-te daí e planta-te no mar', e ela havia de obedecer-vos.»


Da Bíblia Sagrada


O Evangelho de hoje fala de duas coisas muito importantes: Arrependimento e Perdão.

Fala também de repreender o outro... É fácil, no high do amor, Perdoar, só. Mas aqui Jesus fala-nos de repreender o outro. De o fazermos "responsabilizar-se" dos seus actos. Provavelmente, para um arrependimento sério, reflectido... em vez de ser apenas sentido.

Não sei o que custa mais. Perdoar ou Repreender. Perdoar faz-nos sentir bem, por estarmos a amar o outro. Repreender implica enfrentar... e "bater no ceguinho"... Custa mais.

Dá-me olhos de amor. Ouvidos de amor.
Ouvi no outro dia, num casamento, o Sr. Padre dizer que, numa discussão, em vez de dizer coisas só para ficar por cima ou calarmo-nos, que devíamos amar o outro e, mesmo que tivéssemos de esperar um bocadinho para acalmar os ânimos, que devíamos falar, discutir, mas amando.


Vem de Deus um amor tão forte, tão sempre, que é preciso deixá-lo fluir, deixar a "torneira" aberta para influenciar tudo o que fazemos. A forma como olhamos para as pessoas, como as ouvimos, como as amamos. Se tivermos sempre presente que o Amor de Deus é infinito e que nos ama sempre, no matter what, acho que é três quartos de caminho andado para amarmos assim os outros e a nós.

"Aumenta a nossa fé!"

"Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a essa amoreira: 'Arranca-te daí e planta-te no mar', e ela havia de obedecer-vos."

(A minha passagem preferida da Bíblia...)

Nota: Francisco F. Sousa, já viste qual é a Primeira Leitura de hoje? Vai ao QuaseSantos.