segunda-feira, janeiro 07, 2008

Proposta arriscada 4 e 7 Jan

Proposta arriscada 4 Jan


Evangelho segundo S. João 1,35-42.

No dia seguinte, João encontrava-se de novo ali com dois dos seus discípulos. Então, pondo o olhar em Jesus, que passava, disse: «Eis o Cordeiro de Deus!» Ouvindo-o falar desta maneira, os dois discípulos seguiram Jesus. Jesus voltou-se e, notando que eles o seguiam, perguntou-lhes: «Que pretendeis?» Eles disseram-lhe: «Rabi que quer dizer Mestre onde moras?» Ele respondeu-lhes: «Vinde e vereis.» Foram, pois, e viram onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Eram as quatro da tarde. André, o irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João e seguiram Jesus. Encontrou primeiro o seu irmão Simão, e disse-lhe: «Encontrámos o Messias!» que quer dizer Cristo. E levou-o até Jesus. Fixando nele o olhar, Jesus disse-lhe: «Tu és Simão, o filho de João. Hás-de chamar-te Cefas» que significa Pedra.

Ao ver Jesus, os discipulos reconheceram-nO, seguiram-nO e foram anunciá-Lo aos outros. Será que consegumos reconhecer Jesus sempre que O vimos? Sempre que nos fala?

Jesus escolheu Pedro. Jesus escolhe cada um de nós como se fossemos um ser único! Com todas as nossas falhas, com todos os nossos defeitos.

Quero hoje pedir a Jesus o dom da clarividência para O reconhecermos nas pessoas e nos acontecimentos com que nos cruzamos e para nos reconhecermos como privilegiados que somos por Ele nos escolher. Quero pedir também para que sejamos merecedores de tal privilégio e para que saibamos, com alegria e entusiasmo, levar Jesus aos outros


Bom Ano e Bom fim de semana a todos!

Filipa B

Proposta arriscada 7 Janeiro

Evangelho segundo S. Mateus 4,12-17.23-25.

Tendo ouvido dizer que João fora preso, Jesus retirou-se para a Galileia. Depois, abandonando Nazaré, foi habitar em Cafarnaúm, cidade situada à beira-mar, na região de Zabulão e Neftali, para que se cumprisse o que o profeta Isaías anunciara: Terra de Zabulão e Neftali, caminho do mar, região de além do Jordão, Galileia dos gentios. O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz; e aos que jaziam na sombria região da morte surgiu uma luz. A partir desse momento, Jesus começou a pregar, dizendo: «Convertei-vos, porque está próximo o Reino do Céu.» Depois, começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do Reino e curando entre o povo todas as doenças e enfermidades. A sua fama estendeu-se por toda a Síria e trouxeram-lhe todos os que sofriam de qualquer mal, os que padeciam doenças e tormentos, os possessos, os epilépticos e os paralíticos; e Ele curou-os. E seguiram-no grandes multidões, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia e de além do Jordão.

CURAR!

Através de uma simples palavra, um gesto, um olhar… A Cura interior que nos liberta e nos torna livres!

Cabe, a cada um de nós, ajudar a curar quem nos rodeia, para que todos sejamos salvos!


Neste dia, rezemos pelo Avô Zeca que nos deixou na semana passada e que neste momento já se encontra no Reino do Céu.

Ana RP