quarta-feira, janeiro 02, 2008

Proposta arriscada 31 de Dez e 2 de Janeiro - Bom Ano!

João 1,1-18.
No princípio existia o Verbo; o Verbo estava em Deus; e o Verbo era Deus.
No princípio Ele estava em Deus.
Por Ele é que tudo começou a existir; e sem Ele nada veio à existência.
Nele é que estava a Vida de tudo o que veio a existir. E a Vida era a Luz
dos homens.
A Luz brilhou nas trevas, mas as trevas não a receberam.
Apareceu um homem, enviado por Deus, que se chamava João.
Este vinha como testemunha, para dar testemunho da Luz e todos crerem por
meio dele.
Ele não era a Luz, mas vinha para dar testemunho da Luz.
O Verbo era a Luz verdadeira, que, ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina.

Ele estava no mundo e por Ele o mundo veio à existência, mas o mundo não o
reconheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a quantos o receberam, aos que nele crêem, deu-lhes o poder de se
tornarem filhos de Deus.
Estes não nasceram de laços de sangue, nem de um impulso da carne, nem da
vontade de um homem, mas sim de Deus.


E o Verbo fez-se homem e veio habitar connosco. E nós contemplámos a sua
glória, a glória que possui como Filho Unigénito do Pai, cheio de graça e
de verdade.


João deu testemunho dele ao clamar: «Este era aquele de quem eu disse: 'O
que vem depois de mim passou-me à frente, porque existia antes de mim.'»


Sim, todos nós participamos da sua plenitude, recebendo graças sobre
graças.


É que a Lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram-nos por
Jesus Cristo.
A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do
Pai, foi Ele quem o deu a conhecer.

Da Bíblia Sagrada

Jesus, no fim deste ano peço que me ajudes a contemplar-Te. A contemplar-Te no presépio. A contemplar a Tua glória, feito bebé pequenino. A ofereceres-Te tão frágil para que Te adoremos.

Obrigada pelas graças que recebi este ano. E pelas graças sobre graças. Ajuda-me a reconhecê-las, a merecê-las, e a continuar a pedi-las. Ajuda-me a participar na Tua plenitude, cheia de Graça e de Verdade.

Peço por cada um de nós e pelas nossas famílias, para que o nosso testemunho do Amor de Deus seja maior no ano que vai começar. Bom ano!

Teresa PC

Evangelho segundo S. João 1,19-28.


Este foi o testemunho de João, quando as autoridades judaicas lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: «Tu quem és?»
Então ele confessou a verdade e não a negou, afirmando: «Eu não sou o Messias.»
E perguntaram-lhe: «Quem és, então? És tu Elias?» Ele disse: «Não sou.» «És tu o profeta?» Respondeu: «Não.»
Disseram-lhe, por fim: «Quem és tu, para podermos dar uma resposta aos que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo?»
Ele declarou: «Eu sou a voz de quem grita no deserto: “Rectificai o caminho do Senhor”, como disse o profeta Isaías.»
Ora, havia enviados dos fariseus que lhe perguntaram:
«Então porque baptizas, se tu não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?»
João respondeu-lhes: «Eu baptizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis.
É aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias.»
Isto passou-se em Betânia, na margem além do Jordão, onde João estava a baptizar.

__

Tu quem és?

Uma simples pergunta, feita a João Baptista, mas que poderíamos hoje voltar fazer: Quem é afinal Jesus?

Proponho que hoje, num momento mais calmo e em oração, façamos esta pergunta e procuremos ouvir a resposta não para contar aos outros, mas para a guardar no nosso coração.

Hoje proponho também que nos lembremos das vítimas no Quénia, e peçamos a Deus a “paz aos homens por Ele amados”

BOM ANO A TODOS

Francisco S