sexta-feira, dezembro 14, 2007

E.S.P.E.R.A e Propostas arriscadas de 13 e 14 de Dezembro

E.S.P.E.R.A. - Extraordinariamente Simples Plano Espiritual para Rezar o Advento

by CUPAV

E.S.P.E.R.A.

Neste Extraordinariamente Simples Plano Espiritual para Rezar o Advento, propomos uma frase do evangelho de cada dia e um pequeno ponto ou interrogação para rezar. Um pensamento por dia, para que possamos preparar o nosso coração para receber Jesus, no Natal.


Quinta, 6 Dez.

Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.”

Este advento, vou ouvir o que Jesus me diz. E pô-lo em prática.

Sexta, 7 Dez. (Mt 9, 27-31)

“«Credes que tenho poder para fazer isso?» Responderam-lhe: «Cremos, Senhor.»”

Creio que Jesus vem este Natal e que tem o poder para transformar o meu coração e o dos homens.

Sábado, 8 Dez. (Lc 1, 26-38)

“Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”

Fazer de mim instrumento de Deus.

Domingo, 9 Dez. (Mt 3, 1-12)

“Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus.”

Olhar para a minha vida, e o que nela tenho xde mudar para receber Jesus.


Segunda, 10 Dez. (Lc 5, 17-26)

Que pensais? Que é mais fácil dizer«Os teus pecados estão perdoados»ou levanta-te e anda»?”

Procuro e disponho-me a receber o perdão de Deus, mais do que tudo.


Terça, 11 Dez. (Mt 18, 12-14)

“ Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove no monte para ir à procura da tresmalhada?”

Deus deseja profundamente a salvação dos Seus filhos perdidos. A minha salvação.


Quarta, 12 Dez. (Mt 11, 28-30)

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração.”

Viver como Jesus, vendo o mundo a Seus olhos, com as Suas preocupações.

Quinta, 13 Dez. (Mt 11, 11-15)

“Entre os filhos de mulher não surgiu outro maior que João. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele.”

Como valorizar o que é pequeno mas bom.

Sexta, 14 Dez. (Mt 11, 16-19)

“João veio: ele não bebia nem comia, e disseram: «está pocesso.» . O filho do Homem vem, come, bebe, e dizem «é um comilão e beberrão».

Vejo o que realmente interessa ou apenas a superfície?

Sábado, 15 Dez. (Mt 17, 10-13)

“Elias já veio e não o reconheceram. Trataram-no como quiseram.”

Reconheço a presença de Deus à minha volta?

Domingo,16 Dez. (Mt 11, 2-11)

“És tu Aquele que há-de vir ou devemos esperar outro?”

Ando a procurar no sítio certo?


Segunda, 17 Dez.
(Mt 1, 1-17)

“Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David, Filho de Abraão”

Deus baixou, rebaixou-se, desceu até nós. Encarnou para estar ao nosso lado.


Terça, 18 Dez.
(Mt 1, 18-25)

“Pôr-lhe-ás o nome de Jesus porque Ele salvará o povo dos seus pecados”

Deixar que Jesus me cure.

Quarta, 19 Dez. (Lc 1, 5-25)

Não temas porque a tua súplica foi atendida

O que devo pedir a Deus?

Quinta, 20 Dez(Lc 1, 26-38)

“Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”

Ser evangelho vivo.

Sexta, 21 Dez (Lc 1, 39-45)

“Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?”

Sentir-me pequenino perante a grandeza de Maria.

Sábado, 22 Dez (Lc 1, 46-56)

“O Todo-poderoso fez em mim maravilhas”

Que maravilhas tem feito Deus na minha vida?

Domingo, 23 Dez(Mt 1, 18-24)

“José, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo”

Superar medos. Assumir os projectos de Deus como meus.

Segunda, 24 Dez. (Mt 1, 18-25)

“Maria dará à luz um filho e pôr-lhe-ás o nome de Jesus”

Aceitar a vida. Ser nomeado por Deus .

Terça, 25 Dez. (Lc 2, 1-14)

“Anuncio uma grande alegria para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador”

Saboreio internamente o que isto significa para mim.


Proposta arriscada 13 de Dezembro:

Evangelho segundo S. Mateus 11,11-15.


Em verdade vos digo: Entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista; e, no entanto, o mais pequeno no Reino do Céu é maior do que ele.
Desde o tempo de João Baptista até agora, o Reino do Céu tem sido objecto de violência e os violentos apoderam se dele à força.
Porque todos os Profetas e a Lei anunciaram isto até João.
E, quer acrediteis ou não, ele é o Elias que estava para vir.
Quem tem ouvidos, oiça!»


Toca-me sempre a forma como Jesus diz: "quem tem ouvidos, oiça". Jesus pede-me aquilo que me é possível de acordo com as minhas capacidades e limitações. se eu for capaz de ouvir, que oiça. se eu for capaz de compreender, que ponha em acção. se eu for capaz de acreditar, que o transmita... fascina-me a forma como Jesus se dirige a cada um de nós, de forma tão única... isto nao me desreponsabiliza, pois a "quem tem ouvidos, oiça".

Directamente da América do Sul, by Madalena


Proposta arriscada 14 de Dezembro:

Evangelho segundo S. Mateus 11,16-19.

«Com quem poderei comparar esta geração? É semelhante a crianças sentadas na praça, que se interpelam umas às outras, dizendo: 'Tocámos flauta para vós e não dançastes; entoámos lamentações e não batestes no peito!’ Na verdade, veio João, que não come nem bebe, e dizem dele: 'Está possesso!’ Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: 'Aí está um glutão e bebedor de vinho, amigo de cobradores de impostos e pecadores!’ Mas a sabedoria foi justificada pelas suas próprias obras.»

Hoje em dia, sinto que sentir e ser pelos outros já deixou de ser uma prioridade e, numa quantidade cada vez maior de pessoas, quase sinal de fraqueza.

O mundo gira à mesma velocidade, mas sentimos que o tempo não nos chega. E, no meio desta correria, como homens e mulheres que somos, sentimos necessidade que dancem ao som da nossa flauta e que batam no peito por nos lamentarmos, pois este correr acaba por nos fazer sentir muito sozinhos.

Não há tempo para construir valores em terra firme e personalidades vincadas. A nossa opinião é a de quem está ao nosso lado, porque não queremos gastar tempo a pensar nisso.

Meu Deus e menino Jesus que está quase a chegar: peço pela serenidade nos nossos corações, para que possamos saborear cada segundo.

Sara