terça-feira, dezembro 04, 2007

Advento e Proposta arriscada

Bom dia.

Começou o Advento. O texto que se segue já foi escrito há uns tempos, mas em tempo de afastamento, encontrar coisas escritas de quando tudo fazia sentido e sentimento (porque às vezes não é a dúvida que se instala, mas a dormência), é bom para mostrar que estive perto, logo, sou capaz de lá chegar outra vez.

Ponho também um link para um livrinho do Advento, que servirá de apoio, ou guia, ou "reminder" para este novo caminho que começou: A preparação para o nascimento de Jesus.
Que não seja só no Natal que nós O sintamos a nascer por nós, que consigamos sentir, todos os dias, que Ele veio à Terra para nos salvar, as ovelhas perdidas.

Livro advento
clicar

Vivemos numa procura permanente, de qualquer coisa que nem nós sabemos bem o que é. O que nos caracteriza, nessa procura, é a passividade com que o fazemos.

O verbo Procurar, nos dias que correm, é sinónimo de espera, de quietude.

Começou o Advento. É-nos pedido que vigiemos, que estejamos atentos à Sua chegada, que nos preparemos para que O possamos receber no nosso coração.


Não te aprontes apenas para lhe abrir a porta logo que Ele chegue e bata à porta, mas vai ao Seu encontro alegre e jubilosamente enquanto ainda está longe e, tendo, por assim dizer, plena confiança no dia do julgamento, grita com todo o coração que o Seu Reino venha... Que a tua boca possa cantar: «O meu coração está pronto, meu Deus, o meu coração está pronto!»...”


Temos de sair de nós. Temos de ir ao Seu encontro e deixá-Lo mostrar-nos o nosso caminho. Temos de sair de nós para podermos descobrir o que nos é pedido.


“Tende cuidado convosco: que os vossos corações não se tornem pesados com a devassidão, a embriaguez e as preocupações da vida, e que esse dia não caia sobre vós subitamente, como um laço; pois atingirá todos os que habitam a terra inteira. Velai, pois, orando continuamente, a fim de terdes força para escapar a tudo o que vai acontecer e aparecerdes firmes diante do Filho do Homem.”
(Evangelho segundo S. Lucas 21,34-36.)


Trabalho. Acção. Rezando porque nos foi pedido e porque daí retiramos forças para o dia-a-dia. Lendo e procurando saber mais, porque é preciso conhecer para amar. Pedir. Ter consciência da nossa pequenez e pedir a Deus que nos ajude a abrir o coração, para que não deixemos passar despercebida a nossa missão. Para não deixar passar em vão o Amor de Deus.

Não queiramos dar sentido à nossa vida querendo mudar o mundo. Começemos por deixar a nossa marca no coração de quem nos rodeia. Procuremos o que está perto de nós, para podermos sossegar o nosso coração da procura do que não conhecemos. Cada um tem uma missão: Cumprir as missões pequeninas que estão ao nosso alcance.

Passo a passo, caímos e levantamo-nos. Passo a passo vamos cumprindo a nossa peregrinação. Passo a passo a caminho de ser Santos.


Proposta arriscada

Lucas 10, 21-24

Num certo momento, Jesus, cheio de alegria por acção do Espírito Santo, disse: "Agradeço-te, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque mostraste aos simples as coisas que tinhas escondido aos sábios e entendidos. Sim, Pai, agradeço-te, por ter sido essa a tua vontade. Meu Pai entregou-me tudo. Ninguém sabe quem é o Filho senão o Pai, e ninguém sabe quem é o Pai senão o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser dar a conhecer." Depois virou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: "Felizes de vocês, por verem as coisas que vêem. Digo-vos que muitos profetas e reis gostariam de ter visto o mesmo, mas não puderam, e de ter ouvido o que vocês ouvem, mas não ouviram."

Penso na noite escura e na realidade essencial que os meus olhos não conseguem ver.

Senhor, liberta-me de objecções e preconceitos, inteligências e sabedorias e, com Maria, conduz os meus passos,.

Luz terna, suave, no meio da noite,

Leva-me mais longe...

(...)

Luz terna, suave, leva-me mais longe:

Basta-me um passo para a Ti chegar.

Pedro PS