quarta-feira, novembro 21, 2007

Proposta Arriscada 20 e 21 e novidades

Evangelho segundo S. Lucas 19,1-10.

Tendo entrado em Jericó, Jesus atravessava a cidade.
Vivia ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe de cobradores de impostos.
Procurava ver Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
Correndo à frente, subiu a um sicómoro para o ver, porque Ele devia passar por ali.
Quando chegou àquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa.»
Ele desceu imediatamente e acolheu Jesus, cheio de alegria.
Ao verem aquilo, murmuravam todos entre si, dizendo que tinha ido hospedar-se em casa de um pecador.
Zaqueu, de pé, disse ao Senhor: «Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém em qualquer coisa, vou restituir-lhe quatro vezes mais.»
Jesus disse-lhe: «Hoje veio a salvação a esta casa, por este ser também filho de Abraão;
pois, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.»

Jesus recorda-nos, mais uma vez que veio salvar aqueles que, à partida, não têm salvação. Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos, pertence a uma classe detestada pelo povo, e era considerado um pecador. No entanto, no seu íntimo, procurava Jesus, pedia a salvação. E Jesus concede-lha, tal como a todos os que O desejam. Ao hospedar-se em sua “casa”, hospeda-se no seu coração, mudando, para sempre a sua vida.

Assim, também nós devemos pedir a Deus, quando nos encontramos perdidos, que nos inunde com as Suas Graças. Pois a partir desse momento, caso estejamos disposto a recebê-lo, como Zaqueu e Maria, tudo nas nossas vidas irá mudar, e a Santidade tornar-se-á uma realidade.

Gonçalo M

Evangelho segundo S. Lucas 19,11-28.

Estando eles a ouvir estas coisas, Jesus acrescentou uma parábola, por estar perto de Jerusalém e por eles pensarem que o Reino de Deus ia manifestar-se mediatamente. Disse, pois: «Um homem nobre partiu para uma região longínqua, a fim de tomar posse de um reino e em seguida voltar. Chamando dez dos seus servos, entregou-lhes dez minas e disse-lhes: 'Fazei render a mina até que eu volte.' Mas os seus concidadãos odiavam-no e enviaram uma embaixada atrás dele, para dizer: 'Não queremos que ele seja nosso rei.' Quando voltou, depois de tomar posse do reino, mandou chamar os servos a quem entregara o dinheiro, para saber o que tinha ganho cada um deles. O primeiro apresentou-se e disse: 'Senhor, a tua mina rendeu dez minas.' Respondeu-lhe:
'Muito bem, bom servo; já que foste fiel no pouco, receberás o governo de dez cidades.' O segundo veio e disse: 'Senhor, a tua mina rendeu cinco minas.' Respondeu igualmente a este: 'Recebe, também tu, o governo de cinco cidades.' Veio outro e disse: 'Senhor, aqui tens a tua mina que eu tinha guardado num lenço, pois tinha medo de ti, que és homem severo, levantas o que não depositaste e colhes o que não semeaste.' Disse-lhe ele: 'Pela tua própria boca te condeno, mau servo! Sabias que sou um homem severo, que levanto o que não depositei e colho o que não semeei; então, porque não entregaste o meu dinheiro ao banco? Ao regressar, tê-lo-ia recuperado com juros.' E disse aos presentes: 'Tirai-lhe a mina e dai-a ao que tem dez minas.' Responderam-lhe: 'Senhor, ele já tem dez minas!' Digo-vos Eu: A todo aquele que tem, há-de ser dado, mas àquele que não tem, mesmo aquilo que tem lhe será tirado. Quanto a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os cá e degolai-os na minha presença.» Dito isto, Jesus seguiu para diante, em direcção a Jerusalém.

Da Bíblia Sagrada



Queria pedir para que Ele nos ajude a encontrar
o(s) nosso(s) próprio(s) talento(s) para e que possamos pô-lo(s) a render ao serviço dos outros e da própria comunidade, em vez de nos ocuparmos com coisas com menos significado.....

Paulo P

Caros Aderentes,

Já somos 25!!! Ju-ju-jubilo!!!!!
Muito rapidamente:
- Ontem a Sofia fez um comentário muito simples mas muito directo e pessoal, com profundidade. Dada a simplicidade, um rapaz chamado Gonçalo, mais conhecido por Mexia, interpretou aquilo como "Hoje é o dia de eu fazer o comentário!" e então comentou o Evangelho do dia! Quem é que ganhou? Nós!!!!!
- Com a entrada de mais pessoas, a distribuição dos dias pelas pessoas teve de ser refeita.
- Relembro a necessidade de síntese: o objectivo é ser um comentário/oração/"o que quiserem" entre 3 a 5 linhas! Sem complicações...
- Por último...isto está mesmo a correr bem, nunca pensei que tantas pessoas aderissem...e muitas pessoas têm vindo ter comigo a dizer que estão a gostar muito e que, acima de tudo, está a ajuda-las a rezar!
Parabéns!

Um abraço a todos

Luís PC