quarta-feira, novembro 14, 2007

Proposta Arriscada Ze SM

Lucas 17,11-19.
Quando caminhava para Jerusalém, Jesus passou através da Samaria e da Galileia.
Ao entrar numa aldeia, dez homens leprosos vieram ao seu encontro; mantendo-se à distância, gritaram, dizendo: «Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!» Ao vê-los, disse-lhes: «Ide e mostrai-vos aos sacerdotes.» Ora, enquanto iam a caminho, ficaram purificados.
Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em voz alta; caiu aos pés de Jesus com a face em terra e agradeceu-lhe. Era um samaritano.
Tomando a palavra, Jesus disse: «Não foram dez os que ficaram purificados?
Onde estão os outros nove?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?» E disse-lhe: «Levanta-te e vai. A tua fé te salvou.»


Ao ler este evangelho, a primeira ideia que vem é de que Jesus desaprova a atitude daqueles que fizeram exactamente aquilo que lhes mandara. Mas o que na verdade acontece é que todos os dez ficaram curados da lepra mas só aquele se SALVOU. O que Jesus nos diz então é que é a nossa audácia, paixão e amor a Deus que nos salva verdadeiramente, à nossa alma, e não o simples cumprir das "regras", que apenas nos cura das nossas pequenas lepras.

Senhor, ajuda-me a ter presente em cada dia que é com a entrega e louvor a Ti, com paixão e audácia, sem restricções e medinhos, que posso tornar-me uno com o Teu filho, hoje e na eternidade. E peço-Te também que me dês essa força e coragem.
Senhor, eu Te glorifico!
Senhor, eu Te dou graças!
Senhor eu Te me entrego!

Ze SM