segunda-feira, novembro 05, 2007

Proposta arriscada...

Num destes dias passados tive uma ideia mega beata...mas que poderia ser gira e correr bem. E neste domingo, na missa do Cupav, o P. Miguel disse algo do género: temos também de falar de Jesus nesse novo espaço virtual, esse mundo da internet onde tantas pessoas entram e viajam, para comunicarem, para se distraírem, para fugirem...também este mundo tem de
ser conquistado. Acho que isto me obriga a mandar este mail....passando a explicar a ideia:

Muitos de nós recebe por mail todos os dias o Evangelho do dia. Muitas vezes lemos com calma, outras lemos à pressa...muitas vezes diz-nos qualquer coisa, outras passa-nos ao lado. Quem não recebe este mail, e gostaria de receber: http://evangelhoquotidiano.org/

A ideia é todos os dias haver alguém que lê o Evangelho e escreve 2 linhas, no máximo 5 linhas, sobre o que viu de importante nesse dia, ou o que é que lhe faz confusão, ou simplesmente uma imagem que lhe veio à cabeça ao ler isso. Uma coisa muito simples! Depois, envia para o que eu gostaria de chamar como “os aderentes!”. Assim, todos os dias nós recebíamos uma interpretação de alguém do evangelho do dia. Se tivermos tempo, lemos. Se não apagamos. Vantagem: a probabilidade de ao ler o comentário haver alguém que “cresce” mais um bocado, é enorme. E basta ser uma pessoa por dia a quem “chega” o comentário, que já vale a pena.

Cenas práticas: espalhem a mensagem, quem quiser aderir, mande-me um mail.

Se tivermos 5 pessoas, cada pessoa fica com um dia. Se tivermos 10, cada pessoa fica de fazer o comentário de 15 em 15 dias, etc etc. Isto só funciona no dia de semana. Todos os “aderentes” têm de comentar. Não vale só receber, sem dar. O que acham? Fixe? Boa? Bora?

Luís

Quem quiser saber para onde enviar comentários, envie um e-mail para 12e30peregrinos@gmail.com
De qualquer maneira, eu vou passar a partilhá-los por aqui.

Os primeiros 3:

Lucas 13,22-30.
Jesus percorria cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. Disse-lhe alguém: «Senhor, são poucos os que se salvam?» Ele respondeu-lhes: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, ficareis fora e batereis, dizendo: 'Abre-nos, Senhor!' Mas ele há-de responder-vos: 'Não sei de onde sois.' Começareis, então, a dizer: 'Comemos e bebemos contigo e Tu ensinaste nas nossas praças.' Responder-vos-á: 'Repito vos que não sei de onde sois. Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade.' Lá haverá pranto e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacob e todos os profetas no Reino de Deus, e vós a serdes postos fora. Hão-de vir do Oriente, do Ocidente, do Norte e do Sul, sentar-se à mesa no Reino de Deus. E há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos.»

Muitas vezes dou por mim a pensar se algum dia vou ter consciência "à séria" de que estamos num tempo de passagem, a caminhar para uma vida que é eterna, em que eterna = tempo que não acaba...e se para nós 80 anos de vida já é imenso...eterno é para sempre, alguma coisa muito maior que 80!
E o que fizermos por aqui, vai definir se somos ou não felizes nessa vida eterna. Acho que se tivesse consciência verdadeira disto, era muito mais vezes "último" do que sou hoje...
Luís

Mateus 25,31-46.
«Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado por todos os seus anjos, há-de sentar-se no seu trono de glória. Perante Ele, vão reunir-se todos os povos e Ele separará as pessoas umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. À sua direita porá as ovelhas e à sua esquerda, os cabritos. O Rei dirá, então, aos da sua direita: 'Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era peregrino e recolhestes-me, estava nu e destes-me que vestir, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes ter comigo.' Então, os justos vão responder-lhe: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos peregrino e te recolhemos, ou nu e te vestimos? E quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te?' E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: 'Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.' Em seguida dirá aos da esquerda: 'Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, que está preparado para o diabo e para os seus anjos! Porque tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber, era peregrino e não me recolhestes, estava nu e não me vestistes, doente e na prisão e não fostes visitar-me.' Por sua vez, eles perguntarão: 'Quando foi que te vimos com fome, ou com sede, ou peregrino, ou nu, ou doente, ou na prisão, e não te socorremos?' Ele responderá, então: 'Em verdade vos digo: Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.' Estes irão para o suplício eterno, e os justos, para a vida eterna.»

Jesus, ajuda-me a reconhecer-Te nos mais pequeninos. Ajuda-me a ver cada pessoa que se cruza comigo e a perceber aquilo que ela precisa. Dá-me força e coragem para dar, recolher, visitar, ir ter com... Que eu perceba que cada pessoa necessitada é mais uma oportunidade que me dás de estar conTigo e de receber em herança o Reino que preparaste para mim, desde a Criação do Mundo
Teté

Evangelho segundo S. Lucas 14,12-14.

Disse, depois, a quem o tinha convidado: «Quando deres um almoço ou um jantar, não convides os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem os teus vizinhos ricos; não vão eles também convidar-te, por sua vez, e assim retribuir-te. Quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. E serás feliz por eles não terem com que te retribuir; ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos.»

Por vezes é dificil perceber aquilo que Jesus nos pede mas há momentos em que percebemos que as Suas palavras têm realmente muito sentido!

Não faz muito sentido nao convidarmos os nossos amigos para nossa casa!
Mas se olharmos para alem destas palavras aquilo que nos é pedido é muito mais do que um simples convite aos amigos, é uma proposta, um desafio para descobrirmos Jesus em todos aqueles a quem damos menos importância ou que facilmente afastamos ou pomos de parte no nosso dia-a-dia!
Se nos pequeninos vemos Jesus uma alegria interior enche-nos e aprendemos ou conseguimos mais facilmente olhar para tudo o que fazemos como um gesto individual que ninguem mais tem de ver: é apenas um gesto meu que nada pede em troca e que ninguem tem de o ver...so eu!

Isabel