sexta-feira, novembro 09, 2007

Proposta arriscada - Madalena e Sara comentam (8 e 9 Nov)

Evangelho segundo S. Lucas 15,1-10.

Aproximavam-se dele todos os cobradores de impostos e pecadores para o ouvirem.
Mas os fariseus e os doutores da Lei murmuravam entre si, dizendo: «Este acolhe os pecadores e come com eles.»
Jesus propôs-lhes, então, esta parábola:
«Qual é o homem dentre vós que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai à procura da que se tinha perdido, até a encontrar?
Ao encontrá-la, põe-na alegremente aos ombros
e, ao chegar a casa, convoca os amigos e vizinhos e diz-lhes: 'Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida.'
Digo-vos Eu: Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não necessitam de conversão.»
«Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perde uma, não acende a candeia, não varre a casa e não procura cuidadosamente até a encontrar?
E, ao encontrá-la, convoca as amigas e vizinhas e diz: 'Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma perdida.'
Digo-vos: Assim há alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte.»

"alegrai-vos comigo porque encontrei a ovelha perdida". leio esta frase vezes sem conta e imagino a alegria d'Ele ao ver.nos de volta a casa! penso em como é difícil ser a ovelha perdida: saber-me perdida e deixar-me encontrar. tantas vezes me tento a pensar que não posso falhar, que tenho que ser uma filha perfeita, uma amiga perfeita, uma namorada perfeita, uma católica perfeita ... e como me engano na minha ideia de perfeição! confundo ser perfeita com ser uma boneca de porcelana! percebo que Deus só me pede que o procure cada vez mais, não que procure parecer inabalável... mas que seja cada vez mais pequenina na consciencia das minhas falhas... que saiba deixar-me encontrar. percebo como só O deixo chegar a mim, quando estou vulnerável e frágil... Mas como é difícil saber-me perdida e deixar-me encontrar!
Peço-Te essa graça, Pai, de me perceber perdida e saber deixar-me encontrar...

9 de Novembro

1ª Carta aos Coríntios 3,9-11.16-17.

Pois, nós somos cooperadores de Deus, e vós sois o seu terreno de cultivo, o edifício de Deus. Segundo a graça de Deus que me foi dada, eu, como sábio arquitecto, assentei o alicerce, mas outro edifica sobre ele. Mas veja cada um como edifica, pois ninguém pode pôr um alicerce diferente do que já foi posto: Jesus Cristo.
Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o templo de Deus é santo, e esse templo sois vós.

Evangelho segundo S. João 2,13-22.

Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nos seus postos. Então, fazendo um chicote de cordas, expulsou-os a todos do templo com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas pelo chão e derrubou-lhes as mesas; e aos que vendiam pombas, disse-lhes: «Tirai isso daqui. Não façais da Casa de meu Pai uma feira.» Os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devora. Então os judeus intervieram e perguntaram-lhe: «Que sinal nos dás de poderes fazer isto?» Declarou-lhes Jesus, em resposta: «Destruí este templo, e em três dias Eu o levantarei!» Replicaram então os judeus: «Quarenta e seis anos levou este templo a construir, e Tu vais levantá-lo em três dias?» Ele, porém, falava do templo que é o seu corpo. Por isso, quando Jesus ressuscitou dos mortos, os seus discípulos recordaram-se de que Ele o tinha dito e creram na Escritura e nas palavras que tinha proferido.


Da Bíblia Sagrada

Hoje fala-se do templo. Eu sou o templo de Deus. Jesus é o templo de Deus, do Pai. “Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o templo de Deus é santo, e esse templo sois vós.” Eu sou santa?

Há muito tempo que descobri que sou um tesouro que Deus me deu. Mas esse tesouro é o grão de trigo. Como qualquer semente que eu quero que cresça para se tornar numa flor e dar frutos, tenho de tomar conta dela, de a regar e protegê-la das intempéries. Dou por mim a segurar na minha pá e a deitar fora a terra. Dou por mim a deixar a terra secar. Dou por mim a achar que a semente basta.

Deus, peço ajuda para não me perder no brilho do meu templo, perdendo tempo limpando e enfeitando as paredes de fora, deixando o quarto sujo e desarrumado. Não me quero esquecer do tesouro que tenho e que Deus acredita que posso ser santa e, por isso, habita em mim.