terça-feira, novembro 27, 2007

Nossa Senhora das Graças+Proposta Arriscada


Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa

A aparição de Nossa Senhora das Graças ocorreu no dia 27 de Novembro de 1830 a Santa Catarina Labouré, irmã de caridade (religiosa de S. Vicente Paulo). A santa encontrava-se em oração na capela do convento, em Paris (rua du Bac), quando a Virgem Santíssima lhe apareceu. Tratava-se de uma "Senhora de mediana estatura, o seu rosto tão belo e formoso... Estava de pé, com um vestido de seda, cor de branco-aurora. Cobria-lhe a cabeça um véu azul, que descia até os pés... As mãos estenderam-se para a terra, enchendo-se de anéis cobertos de pedras preciosas ..." A Santíssima Virgem disse: "Eis o símbolo das graças que derramo sobre todas as pessoas que mas pedem ...". Formou-se então em volta de Nossa Senhora um quadro oval, em que se liam em letras de ouro estas palavras: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós". Nisto voltou-se o quadro e eu vi no reverso a letra M encimada por uma cruz, com um traço na base. Por baixo, os Sagrados Corações de Jesus e Maria - o de Jesus cercado por uma coroa de espinhos e a arder em chamas, e o de Maria também em chamas e atravessado por uma espada, cercado de doze estrelas. Ao mesmo tempo ouvi distintamente a voz da Senhora a dizer-me: "Manda, manda cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a trouxeram por devoção hão de receber grandes graças". O Arcebispo de Paris Dom Jacinto Luís de Quélen (1778-1839) aprovou, dois anos depois, em 1832, a medalha pedida por Nossa Senhora; em 1836 exortou todos os fiéis a usarem a medalha e a repetir a oração gravada em torno da Santíssima Virgem: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós". Esta piedosa medalha - segundo as palavras do Papa Pio XII - "foi, desde o primeiro momento, instrumento de tão numerosos favores, tanto espirituais como temporais, de tantas curas, protecções e sobretudo conversões, que a voz unânime do povo a chamou desde logo Medalha Milagrosa".

Oração a Nossa Senhora das Graças

Eu vos saúdo ó Maria, cheia de Graça! Das vossas mãos voltadas para o mundo as graças chovem sobre nós.

Nossa Senhora das Graças, vós sabeis quais as Graças que são mais necessárias para nós; mas eu vos peço, de maneira especial, que me concedais esta que vos peço, com todo o fervor de minha alma (pedir a graça).

Jesus é todo poderoso e vós sois a Mãe dele; por isto, Nossa Senhora das Graças, confio e espero alcançar o que vos peço.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.

Amém.

(Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai)
Repetir esta oração

Proposta Arriscada

Evangelho segundo S.
Lucas 21,5-11.

Como alguns falassem do templo, dizendo que estava adornado de belas pedras e de ofertas votivas, respondeu:
«Virá o dia em que, de tudo isto que estais a contemplar, não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.» Perguntaram-lhe, então: «Mestre, quando sucederá isso? E qual será o sinal de que estas coisas estão para acontecer?» Ele respondeu: «Tende cuidado em não vos deixardes enganar, pois muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu'; e ainda: 'O tempo está próximo.' Não os sigais. Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis; é necessário que estas coisas sucedam primeiro, mas não será logo o fim.» Disse-lhes depois: «Há-de erguer-se povo contra povo e reino contra reino.
Haverá grandes terramotos e, em vários lugares, fomes e epidemias; haverá fenómenos apavorantes e grandes sinais no céu.»

Da Bíblia Sagrada


Comentário:

Peguei em alguns pensamentos de Pedro Muñoz Peñas que penso serem bem oportunos para nos ajudar a entender a vida em Cristo e com Cristo...
Nem sempre é fácil sermos cristãos comprometidos pois o compromisso sério custa.
Tenho a certeza que Deus já nos pediu algo que nos tenha feito pensar 2 vezes, e se haveríamos de aguentar ou não. Nós próprios gostaríamos de exijir mais de nós próprios mas não é fácil. Mas o mais incrível de tudo é que Ele não desiste de nós e continua pacientemente à nossa espera.
Jesus quer-nos por inteiro e não pela metade, quer que cada dia amemos mais, ajudemos mais, perdoemos mais...
Temos por diante toda a vida e um projecto de Deus em cada um de nós. Ninguém fará por ti, o que Deus espera de ti.
"Se fores comprometido, mostrarás aos outros o verdadeiro rosto de Deus. Mas se és medíocre, darás a conhecer um Deus medíocre. Muitos convertem-se ao cristianismo por ver cristãos comprometidos. Porém, também é verdade que muitos se afastam de Deus ao verem crentes carentes de um testemunho de vida evangélica"
Peço a Deus que me dê a coragem de O seguir sem olhar para trás e que eu seja uma cristã comprometida.
Assim, convido-vos a rezarem comigo a "oração do abandono":

Pai, eu me abandono a Ti.
Faz de mim o que quizeres.
Por tudo o que fizeres por mim, eu Te agradeço.
Estou disposto a tudo,
Aceito tudo,
Contando que a tua vontade seja feita em mim
E em todas as tuas criaturas.
Nada mais desejo meu Deus.
Ponho a minha alma nas tuas mãos,
Entrego-me a Ti, meu Deus
Com todo o ardor do meu coração
Poque Te amo.
E é para mim uma necessidade de Amor,
Dar-me entregar-me em tuas mãos,
Sem medida, com infinita confiança,
Porque Tu és o meu Pai.

Marta PC