segunda-feira, março 10, 2008

Propostas arriscadas - 7 e 10 Março

João 7,1-2.10.25-30.
Depois disto, Jesus continuava pela Galileia, pois não queria andar pela Judeia, visto que os judeus procuravam matá-lo.
Estava próxima a festa judaica das Tendas.
Contudo, depois de os seus irmãos partirem para a festa, Ele partiu também, não publicamente, mas quase em segredo.
Então, alguns de Jerusalém comentavam: «Não é este a quem procuravam, para o matar?
Vede como Ele fala livremente e ninguém lhe diz nada! Será que realmente as autoridades se convenceram de que Ele é o Messias?
Mas nós sabemos donde Ele é, ao passo que, quando chegar o Messias, ninguém saberá donde vem.»
Entretanto, Jesus, ensinando no templo, bradava: «Então sabeis quem Eu sou e sabeis donde venho?! Pois Eu não venho de mim mesmo; há um outro, verdadeiro, que me enviou, e que vós não conheceis.
Eu é que o conheço, porque procedo dele e foi Ele que me enviou.»
Procuravam, então, prendê-lo, mas ninguém lhe deitou a mão, pois a sua hora ainda não tinha chegado.


Eu não venho de mim mesmo; há um outro, verdadeiro, que me enviou.
Eu não sou misericordioso por mim mesmo; há um outro, verdadeiro, que perdoa através de mim.
Eu não sou alegre por mim mesmo; há um outro, verdadeiro, que é alegria em mim.
Eu não ofereço por mim mesmo; há um outro, verdadeiro, que é generoso através de mim.
Eu não amo por mim mesmo; há um outro, verdadeiro, que é amor e ama através de mim.

Senhor, não sou eu que faço e aconteço, mas Tu em mim, e eu conTigo. São Teus os sonhos e Tua a força que me move.
Ajuda-me a ser humilde e a reconhecer sempre em Ti Aquele que me envia e me faz mexer.

José SM

10 de Março:

Evangelho segundo S. João 8,1-11.

Jesus foi para o Monte das Oliveiras.
De madrugada, voltou outra vez para o templo e todo o povo vinha ter com Ele. Jesus sentou-se e pôs-se a ensinar.
Então, os doutores da Lei e os fariseus trouxeram-lhe certa mulher apanhada em adultério, colocaram-na no meio e disseram-lhe: «Mestre, esta mulher foi apanhada a pecar em flagrante adultério.
Moisés, na Lei, mandou-nos matar à pedrada tais mulheres. E Tu que dizes?»
Faziam-lhe esta pergunta para o fazerem cair numa armadilha e terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se para o chão, pôs-se a escrever com o dedo na terra.
Como insistissem em interrogá-lo, ergueu-se e disse-lhes: «Quem de vós estiver sem pecado atire-lhe a primeira pedra!»
E, inclinando-se novamente para o chão, continuou a escrever na terra.
Ao ouvirem isto, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, e ficou só Jesus e a mulher que estava no meio deles.
Então, Jesus ergueu-se e perguntou-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?»
Ela respondeu: «Ninguém, Senhor.» Disse-lhe Jesus: «Também Eu não te condeno. Vai e de agora em diante não tornes a pecar.»


"Aquele de entre vós que estiver sem pecado, atire a primeira pedra"


Quantas vezes não criticamos o outro pelo seu comportamento ou determinada atitude? E que tal olharmos para as nossas atitudes e comportamentos em primeiro lugar??

Hoje queria pedir pelo dom do Amor e pelo dom do Discernimento.

Boa semana para todos


Nico