sexta-feira, julho 11, 2008

Proposta arriscada 10 Julho

Evangelho segundo S. Mateus 10,7-15.

Pelo caminho, proclamai que o Reino do Céu está perto. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos; nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado; pois o trabalhador merece o seu sustento. Em qualquer cidade ou aldeia onde entrardes, procurai saber se há nela alguém que seja digno, e permanecei em sua casa até partirdes. Ao entrardes numa casa, saudai-a. Se essa casa for digna, a vossa paz desça sobre ela; se não for digna, volte para vós. Se alguém não vos receber nem escutar as vossas palavras, ao sair dessa casa ou dessa cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo: No dia do juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma e de Gomorra do que para aquela cidade.»
Da Bíblia Sagrada


"Recebestes de graça, dai de graça"

Ao pensar neste evangelho reparei que durante toda a minha vida recebi de graça o dom de Deus, desde as coisas mais pequeninas do dia-a-dia até às coisas com maior impacto. Este dom pode ser visto em coisas tão simples como ajudar alguém a apanhar qualquer coisa que caiu, num sorriso sincero, numa partilha de pensamentos, num simples “Olá” a quem está mais triste ou sozinho… são gestos tão simples que fazem parte da nossa vida e que por vezes nem reparamos.

Muitas vezes basta estarmos atentos aos outros para podermos ter pequeninos gestos que os tornem mais felizes e que espalhem o Dom de Deus, e “dar de graça” torna-se muito mais fácil do que pensamosJ

Hoje quero pedir para estarmos todos atentos ao nosso dia-a-dia e tentarmos descobrir maneiras de “dar de graça” o que Deus nos ensinou!