quarta-feira, outubro 01, 2008

Proposra arriscada 1 Outubro 2008

Evangelho segundo S. Lucas 9,57-62.

Enquanto iam a caminho, disse-lhe alguém: «Hei-de seguir-te para onde quer que fores.» Jesus respondeu-lhe: «As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.» E disse a outro: «Segue-me.» Mas ele respondeu: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar o meu pai.» Jesus disse-lhe: «Deixa que os mortos sepultem os seus mortos. Quanto a ti, vai anunciar o Reino de Deus.» Disse-lhe ainda outro: «Eu vou seguir-te, Senhor, mas primeiro permite que me despeça da minha família.» Jesus respondeu-lhe: «Quem olha para trás, depois de deitar a mão ao arado, não está apto para o Reino de Deus.»

Quem conhece Deus não deve olhar para trás, nem tão pouco “sepultar os seus mortos”, que tantas vezes se apresentam nas nossas vidas das mais variadas maneiras. Cumpre-nos apreciar, constantemente, se as decisões que tomamos são verdadeiras e direccionadas para Deus e para Maria, ou se aproveitamos as desculpas que a vida nos dá para nos afastarmos da Verdade.

Neste dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, proponho que rezemos pelos Missionários que não olham para trás e dedicam as suas vidas a Cristo.