quinta-feira, novembro 06, 2008

Proposta arriscada 6 Novembro

Evangelho segundo São Lucas

(Lc 15, 1-10)

Naquele tempo, os publicanos e os pecadores aproximavam-se todos de Jesus, para O ouvirem. Mas os fariseus e os escribas murmuravam entre si, dizendo: «Este homem acolhe os pecadores e come com eles.» Jesus disse-lhes então a seguinte parábola: «Quem de vós, que possua cem ovelhas e tenha perdido uma delas, não deixa as outras noventa e nove no deserto, para ir à procura da que anda perdida, até a encontrar? Quando a encontra, põe-na alegremente aos ombros e, ao chegar, chama os amigos e vizinhos e diz-lhes: "Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida." Eu vos digo: "Assim haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se arrependa, do que por noventa e nove justos, que não precisam de arrependimento." Ou então, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e tendo perdido uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e procura cuidadosamente a moeda até a econtrar? Quando a encontra, chama as amigas e vizinhas e diz-lhes: "Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma perdida." Eu vos digo: "Assim haverá alegria entre os Anjos de Deus por um só pecador que se arrependa".»

Façamos por nos deixarmos encontrar por Deus quando estivermos perdidos, pois sabemos que nesses momentos e mais do que nunca, Ele nos procura e quer estar próximo de nós.

Festejamos hoje a vida do Beato Nuno de Santa Maria (que será canonizado provavelmente daqui a um ano, a 6 de Novembro de 2009). Ele que é para nós um exemplo de desprendimento e de liberdade perante o que é terreno e temporal, não deixando por isso de ter marcado a História política e militar de Portugal.