sexta-feira, janeiro 23, 2009

Proposta arriscada 23 Jan 09

Evangelho segundo S. Marcos 3,13-19.

Jesus subiu depois a um monte, chamou os que Ele queria e foram ter com Ele. Estabeleceu doze para estarem com Ele e para os enviar a pregar, com o poder de expulsar demónios. Estabeleceu estes doze: Simão, ao qual pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais deu o nome de Boanerges, isto é, filhos do trovão; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que o entregou.


Bom dia Arriscados!

Esta frase ou esta dicotomia ficou-me na cabeça: “para estar com Ele” vs “para os enviar a pregar”. Num primeiro momento pensei, mas uma coisa impede a outra: “estar” e “ir” não vão propriamente de mãos dadas. Como posso conciliar o estar e ficar com o ir e partir? Mas ao reler torna-se claro. Jesus não quer que “estejamos” simplesmente, Jesus queria-os COM ELE e que melhor forma há de estar COM ELE do que indo anunciá-Lo, levando-O connosco e indo encontra-Lo nos outros?

Ser cristão é, por definição, ser activo. Estar em Deus é estar com e para o próximo, amá-lo como a nós próprios. Não podemos viver a nossa fé de forma passiva, ela própria nos impele e nos exige na sua base, que sejamos activos e que a desenvolvamos em nós, que a demos a conhecer e façamos nascer à nossa volta.

Rezemos hoje por todos os missionários e por todas as ordens religiosas. Por todas as pessoas que, pela oração ou pela acção, pregam a Sua verdade e contemplam Jesus vendo-O no próximo. Rezemos também por nós para que sejamos capazes nós também de O ver nas pessoas à nossa volta.