sexta-feira, outubro 13, 2006

Peregrinos? Somos todos!!!

Somos todos peregrinos.
Quer tenhamos ido a pé para Fátima, quer tenhamos ficado.

A nossa caminhada só acaba no céu e este blog, ou seja, todos que nele participam, são peregrinos em andamento.

Este peregrino que cito, foi no coração de muita gente que andou para Fátima. Para o ano há mais Zézinho! O caminho não é até Fátima, é até ao céu e nesse, estamos todos juntos.

"Tenho pena de não ter caminhado convosco nesta peregrinação, "encher o balão".
Mas não basta enchê-lo...
Primeiro há que ter um, e há balões de várias formas e feitios, maiores e mais pequenos, uma palete de escolhas da cor lisa e simples ao mais espampanante dos arco-íris choque de purpurinas (e será a estética, a marca e o nome o mais importante?).
Depois há que certificarmo-nos da qualidade do material, detectar fugas e furos. Evitar espinhos, cactos e qualquer outro factor que ponha em total risco o nosso balão, mesmo a flechas disparadas com toda a intenção. Isso agora...
E agora? Posso encher o meu balão de hélio, e tenho de o segurar para não ir para o céu sem mim e de o manter para não esmorecer, gás mostarda - cuidado com este balão, enchê-lo de areia torná-lo-ia pesado e iria ao fundo em qualquer lago, e com ar só se levanta se lhe dermos safanões... Talvez seja importante ver com o que é que enchemos o nosso balão.
Eu acho que mesmo assim não basta!...
E que tal distribuir balões a quem não os tem? E encher os balões dos outros, os que mais precisam de ser cheios.

Foi com um balão furado e pisado que iniciei a minha peregrinação, não agora mas há mais tempo. Iniciei-a nessa praia, aquela em que apenas havia um par de pegadas na areia. Desrespeitado, gozado, humilhado e desesperado, olhava para trás na esperança de encontrar a pista de volta a casa sereno, mas atrás já era noite e luzia apenas um estrela polar, a mesma que me fugia. Gelavam-me os pés um mar salgado que me batia e se fundia com as lágrimas que me escorriam do rosto sem parar. Restou-me andar para a frente. Foi melhor!
Dei comigo a trautear essa música. De facto também eu não estava sozinho, estava ao colo Dele, desse Deus de quem tanto falava sem sentir.
O resto da historia não interessa agora, apenas que a praia é óptima o sol está pela frente e nunca há apenas um par de pegadas, há pelo menos as pegadas de um coro na minha peregrinação.

A minha peregrinação foi outra e hoje o meu simples balão tem vindo a encher do que mais interessa: Amor. Hoje procuro encher outros balões, os que me estão próximos e mais precisam. Missão."


Zé "Escuteiro" Ventura