quarta-feira, outubro 10, 2007

Uma GRANDE ajuda para continuarmos PEQUENINOS

Bom dia peregrinos!

Grande Deus que não nos deixa cair nesta quarta-feira! Dúvidas, distância... Como é que eu continuo?

Como rezo e Te sinto a meu lado?

Eis a resposta:

Evangelho segundo S. Lucas 11,1-4.

Sucedeu que Jesus estava algures a orar. Quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou os seus discípulos.» Disse-lhes Ele: «Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; dá-nos o nosso pão de cada dia; perdoa os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos deixes cair em tentação.»

Da Bíblia Sagrada

Comentário ao Evangelho do dia feito por : São Siluane (1866-1938), monge ortodoxo Escritos

«Ensina-nos a rezar»


Se queres rezar com o espírito unido ao coração e não o consegues, reza com os lábios e concentra o espírito nas palavras da oração, como é dito na Escada santa [de S. João Clímaco]. Com o tempo, o Senhor dar-te-á a graça da “oração do coração”, conseguirás não te distrair, e rezarás com facilidade. Alguns, no trabalho da oração, tendo forçado a inteligência a descer ao coração, subverteram-no a tal ponto que já nem conseguiam pronunciar a oração com os lábios. Mas, tu, tens de conhecer a lei da vida espiritual: os dons só são concedidos às almas simples, humildes e obedientes (PEQUENINOS). Àquele que em tudo for obediente e sóbrio – em alimento, em palavras e em gestos – o Senhor concederá a oração, ela far-se-á com facilidade no seu coração.

A oração incessante procede do amor, mas perdemo-la com os julgamentos, com as palavras vãs e com a intemperança. Aquele que ama a Deus pode pensar n’Ele dia e noite, porque ocupação alguma nos pode impedir de amar a Deus. Os apóstolos amavam o Senhor sem que as coisas do mundo os perturbassem, e no entanto lembravam-se do mundo, rezavam por ele e dedicavam-se à pregação (TRABALHO, ESCOLA,...). Foi dito a Santo Arsénio, em contrapartida: «Foge dos homens». Mas o Espírito divino ensina-nos, até no deserto, a rezar pelos homens e pelo mundo inteiro.

P.S. Podem ler o Evangelho do dia no Quase Santos (link na coluna Outras folhas, do lado direito)

1 Comments:

At 11:12 da manhã, Anonymous Anónimo reza...

Obrigado Sara por esta reflexão!

Soube-me mesmo bem e acho estas leituras cada vez mais fazem sentido, sobretudo depois de tudo o que ouvimos e aprendemos na Peregrinação.

Beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home