quinta-feira, janeiro 10, 2008

Proposta arriscada

Lucas 4, 14-22a
Impelido pelo Espírito, Jesus voltou para a Galileia e a sua fama propagou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas e todos o elogiavam.
Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler.
Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito:
«O Espírito do Senhor está sobre mim,
porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres;
enviou-me a proclamar a libertação aos cativos
e, aos cegos, a recuperação da vista;
a mandar em liberdade os oprimidos,
a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.»

Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.» Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam com as palavras repletas de graça que saíam da sua boca. E diziam: «Não é este o filho de José?»

Tu, Filho de Deus feito filho de José para anunciar a Boa Nova aos pobres, Tu, Senhor, envia-nos também o Espírito Santo sobre nós, fihos de José como Tu, e empurra-nos para aproveitar este tempo favorável que nos foi dado para Te conhecermos e Te amarmos nos pobres, nos cativos, nos cegos e oprimidos.

Hoje gostava que rezássemos pelos missionários e particularmente por aqueles nossos amigos que aceitaram que o Espírito Santo os conduzisse para tal caminho.

Pedro PS