Proposta arriscada 26, 27, 31 de Março e 1 de Abril
(estive ausente)26 Março
Evangelho segundo S. Lucas 24,13-35.
Nesse mesmo dia, dois dos discípulos iam a caminho de uma aldeia chamada Emaús, que ficava a cerca de duas léguas de Jerusalém; e conversavam entre si sobre tudo o que acontecera. Enquanto conversavam e discutiam, aproximou-se deles o próprio Jesus e pôs-se com eles a caminho; os seus olhos, porém, estavam impedidos de o reconhecer. Disse-lhes Ele: «Que palavras são essas que trocais entre vós, enquanto caminhais?» Pararam entristecidos. E um deles, chamado Cléofas, respondeu: «Tu és o único forasteiro em Jerusalém a ignorar o que lá se passou nestes dias!». Perguntou-lhes Ele: «Que foi?» Responderam-lhe: «O que se refere a Jesus de Nazaré, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; como os sumos sacerdotes e os nossos chefes o entregaram, para ser condenado à morte e crucificado. Nós esperávamos que fosse Ele o que viria redimir Israel, mas, com tudo isto, já lá vai o terceiro dia desde que se deram estas coisas.
É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram perturbados, porque foram ao sepulcro de madrugada e, não achando o seu corpo, vieram dizer que lhes apareceram uns anjos, que afirmavam que Ele vivia. Então, alguns dos nossos foram ao sepulcro e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas, a Ele, não o viram.»
Jesus disse-lhes, então: «Ó homens sem inteligência e lentos de espírito para crer em tudo quanto os profetas anunciaram! Não tinha o Messias de sofrer essas coisas para entrar na sua glória?»
E, começando por Moisés e seguindo por todos os Profetas, explicou-lhes, em todas as Escrituras, tudo o que lhe dizia respeito.
Ao chegarem perto da aldeia para onde iam, fez menção de seguir para diante. Os outros, porém, insistiam com Ele, dizendo: «Fica connosco, pois a noite vai caindo e o dia já está no ocaso.» Entrou para ficar com eles. E, quando se pôs à mesa, tomou o pão, pronunciou a bênção e, depois de o partir, entregou-lho. Então, os seus olhos abriram-se e reconheceram-no; mas Ele desapareceu da sua presença. Disseram, então, um ao outro: «Não nos ardia o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?»
Levantando-se, voltaram imediatamente para Jerusalém e encontraram reunidos os Onze e os seus companheiros, que lhes disseram: «Realmente o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!»
E eles contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão.
Da Bíblia Sagrada
- Jesus caminha com os dois discipulos, mas estes estao de tal maneira presos no seu luto que "os seus olhos, porém, estavam impedidos de O reconhecer" e de ver a Verdade da Ressurreicao. Quantas vezes nao fico tambem eu preso nas minhas preocupacoes, no meu "mundinho", e nao vejo que Jesus está ali mesmo ao meu lado? O que me impede de O ver?
- "Não nos ardia o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?" O Pai faz-se pequenino para caber no meu coracao... É assim que fala comigo! Directamente ao coracao. E eu, deixo-O entrar? Ouco-O? Respondo-Lhe?
Hoje pedimos pelo dom da simplicidade e pureza de coracao, para que O consigamos ver no nosso dia-a-dia e pedir-Lhe "Fica connosco".
Um bom dia para todos.
_______________________
27 de Março
Evangelho segundo S. Lucas 24,35-48.
E eles contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão. Enquanto isto diziam, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!» Dominados pelo espanto e cheios de temor, julgavam ver um espírito. Disse-lhes, então: «Porque estais perturbados e porque surgem tais dúvidas nos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho.» Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como, na sua alegria, não queriam acreditar de assombrados que estavam, Ele perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa que se coma?» Deram-lhe um bocado de peixe assado; e, tomando-o, comeu diante deles. Depois, disse-lhes: «Estas foram as palavras que vos disse, quando ainda estava convosco: que era necessário que se cumprisse tudo quanto a meu respeito está escrito em Moisés, nos Profetas e nos Salmos.» Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia; que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas.
Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!». Através deste simples gesto, cumpriu-se o que estava escrito. Deus fez-se homem e venceu a morte para nos trazer a verdadeira paz. A partir desse momento, todos os homens podem viver acreditando na vida eterna, no seio de Deus.
Hoje, rezemos por todos aqueles que não têm Fé, e não acreditam na segurança e certeza que Jesus nos trouxe.
_____________________
31 Março
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de David. E o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde Ela estava, e disse: «Alegra-Te, cheia de graça! O Senhor está contigo!» Ouvindo isto, Maria ficou perturbada e perguntava a Si mesma o que a saudação queria dizer. O anjo disse: «Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho a quem porás o nome o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dar-Lhe-á o trono de seu pai David, e Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacob. E o seu reino não terá fim». Maria perguntou ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre Ti e o poder do Altíssimo Te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de Ti será chamado Filho de Deus. Também a tua parenta Isabel, apesar da sua velhice, concebeu um filho e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra». E o anjo deixou-A.
NADA!!!!
Será que acreditamos mesmo que A DEUS NADA É IMPOSSÍVEL!
Porque a mim parece-me impossível,
ou não me calha nada,
ou não sei fazer,
ou não tenho tempo,
ou ……
A mim… MAS A DEUS NADA É IMPOSSÍVEL.
Hoje vamos pedir ao Espírito Santo que nos ensine a ser como Maria para que saibamos dizer “Faça-se em mim” a vontade de Deus.
Um óptimo dia para todos COM MARIA
1 Abril
Evangelho segundo S. João 3,7-15.
Não te admires por Eu te ter dito: 'Vós tendes de nascer do Alto.'
O vento sopra onde quer e tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito.»
Nicodemos interveio e disse-lhe: «Como pode ser isso?»
Jesus respondeu-lhe: «Tu és mestre em Israel e não sabes estas coisas?
Em verdade, em verdade te digo: nós falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas vós não aceitais o nosso testemunho.
Se vos falei das coisas da terra e não credes, como é que haveis de crer quando vos falar das coisas do Céu?
Pois ninguém subiu ao Céu a não ser aquele que desceu do Céu, o Filho do Homem.
Assim como Moisés ergueu a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja erguido ao alto,
a fim de que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
O Espírito de Deus sopra quando quer e onde quer, e nós OUVIMOS A SUA VOZ mas não sabemos de onde vem nem para onde vai!
Hoje deixemo-nos levar por Ele.
Entreguemos o nosso dia a Deus para que Ele nos guie.
Depositemos a nossa confiança lá no alto.
Tentemos parar por uns breves minutos e tentar OUVIR o que Deus tem para nos dizer no dia de HOJE.
Saber aonde Ele nos quer levar.
Quais são as coisas importantes que temos que fazer.
De quem nos devemos lembrar....