segunda-feira, outubro 13, 2008

Proposta arriscada 10 Outubro

Evangelho segundo S. Lucas 11,15-26.

Mas alguns dentre eles disseram: «É por Belzebu, chefe dos demónios, que Ele expulsa os demónios.»
Outros, para o experimentarem, reclamavam um sinal do Céu.
Mas Jesus, que conhecia os seus pensamentos, disse-lhes: «Todo o reino, dividido contra si mesmo, será devastado e cairá casa sobre casa.
Se Satanás também está dividido contra si mesmo, como há-de manter-se o seu reino? Pois vós dizeis que é por Belzebu que Eu expulso os demónios.
Se é por Belzebu que Eu expulso os demónios, por quem os expulsam os vossos discípulos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes.
Mas se Eu expulso os demónios pela mão de Deus, então o Reino de Deus já chegou até vós.
Quando um homem forte e bem armado guarda a sua casa, os seus bens estão em segurança;
mas se aparece um mais forte e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos.
Quem não está comigo está contra mim, e quem não junta comigo, dispersa.»
«Quando um espírito maligno sai de um homem, vagueia por lugares áridos em busca de repouso; e, não o encontrando, diz: 'Vou voltar para minha casa, de onde saí.'
Ao chegar, encontra-a varrida e arrumada.
Vai, então, e toma consigo outros sete espíritos piores do que ele; e, entrando, instalam-se ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro.»


Da Bíblia Sagrada

Hoje, Jesus adverte-nos: “todo o reino, dividido contra si mesmo, será devastado”.

Por mais segurança que tenhamos na realização de um projecto, tudo poderá ruir se permitirmos que haja divisões entre aqueles que o executam. Isto vale para tudo na nossa vida: na família, na sociedade, na religião.

Aquele que está em paz com os seus irmãos está em paz com Deus e consigo mesmo. Precisamos de estar atentos às nossas acções para sabermos a quem servimos.

Tudo o que fizermos para o bem do próximo, de coração e por amor a Deus, de certeza que estaremos a fazê-lo em função de Deus. Mas, aquilo que fizermos em função de nós mesmos e para atender apenas aos nossos interesses egoístas estará passível do fracasso e assim o nosso reino estará destruído.

Estar com Jesus é deixar-se guiar completamente pelos Seus ensinamentos através do poder do Espírito Santo e não permitir a intrusão de qualquer ideia ou pensamento que venha do “adversário”.

Em nome de quem tentas fazer as coisas? Existe dentro de ti algo que possa estar a dividir o teu modo de pensar com Deus ou com o demónio? Sentes-te interiormente preenchido pelo poder do Espírito Santo? Com o que tens alimentado o teu espírito?