quarta-feira, novembro 19, 2008

Proposta arriscada 18 Novembro

Evangelho segundo S. Lucas 19,1-10.

Tendo entrado em Jericó, Jesus atravessava a cidade. Vivia ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe de cobradores de impostos. Procurava ver Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. Correndo à frente, subiu a um sicómoro para o ver, porque Ele devia passar por ali. Quando chegou àquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa.» Ele desceu imediatamente e acolheu Jesus, cheio de alegria. Ao verem aquilo, murmuravam todos entre si, dizendo que tinha ido hospedar-se em casa de um pecador. Zaqueu, de pé, disse ao Senhor: «Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém em qualquer coisa, vou restituir-lhe quatro vezes mais.» Jesus disse-lhe: «Hoje veio a salvação a esta casa, por este ser também filho de Abraão; pois, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.»

Da Bíblia Sagrada

Costumo pensar nesta história do lado de Jesus. Quem sou eu para julgar os outros se Jesus não o faz? Quem sou eu para escolher em casa de quem me hospedo?

Hoje ocorreu-me ser Zaqueu… o “distraído” Zaqueu que está esquecido de Jesus mas que corre para o ver em cada Janela de oportunidade, o aceita porque ele bate à porta, e se arrepende. Passamos a vida a ser Zaqueus e Jesus passa a vida a bater à porta e a convidar-se a entrar. Gostava que experimentássemos convidá-lo em vez de sermos convidados.

Hoje rezamos pelas pessoas que estão longe das suas famílias.