Proposta arriscada 2 Abril 09
Evangelho segundo S. João 8,51-59.Em verdade, em verdade vos digo: se alguém observar a minha palavra, nunca morrerá.» Disseram-lhe, então, os judeus: «Agora é que estamos certos de que tens demónio! Abraão morreu, os profetas também, e Tu dizes: 'Se alguém observar a minha palavra, nunca experimentará a morte'? Porventura és Tu maior que o nosso pai Abraão, que morreu? E os profetas morreram também! Afinal, quem é que Tu pretendes ser?» Jesus respondeu: «Se Eu me glorificar a mim mesmo, a minha glória nada valerá. Quem me glorifica é o meu Pai, de quem dizeis: 'É o nosso Deus'; e, no entanto, não o conheceis. Eu é que o conheço; se dissesse que não o conhecia, seria como vós: um mentiroso. Mas Eu conheço-o e observo a sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou pensando em ver o meu dia; viu-o e ficou feliz.» Disseram-lhe, então, os judeus: «Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?» Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: antes de Abraão existir, Eu sou!» Então, agarraram em pedras para lhe atirarem. Mas Jesus escondeu-se e saiu do templo.
Da Bíblia Sagrada
Desviei-me um bocadinho do Evangelho quando li que Abraão era casado com Sara… a Sara que era estéril, dada a sua avançada idade, mas a quem Deus prometeu e deu um filho.
Lembro-me de uma peregrinação em que diziam repetidamente: “Deus promete, Deus cumpre.” Nestas alturas em que precisamos de respostas, peço apenas o dom de O saber ouvir.
Nesta quaresma rezem pelos doentes e pelas famílias dos doentes.