segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Proposta arriscada 11 Fev

Evangelho segundo S. Mateus (25, 31 – 46)

«Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado por todos os seus anjos, há-de sentar-se no seu trono de glória.
Perante Ele, vão reunir-se todos os povos e Ele separará as pessoas umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
À sua direita porá as ovelhas e à sua esquerda, os cabritos.
O Rei dirá, então, aos da sua direita: “Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo.
Porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era peregrino e recolhestes-me,
estava nu e destes-me que vestir, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes ter comigo.”
Então, os justos vão responder-lhe: “Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
Quando te vimos peregrino e te recolhemos, ou nu e te vestimos?
E quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te?”
E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: “Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.”
Em seguida dirá aos da esquerda: “Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, que está preparado para o diabo e para os seus anjos!
Porque tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber,
era peregrino e não me recolhestes, estava nu e não me vestistes, doente e na prisão e não fostes visitar-me.”
Por sua vez, eles perguntarão: “Quando foi que te vimos com fome, ou com sede, ou peregrino, ou nu, ou doente, ou na prisão, e não te socorremos?”
Ele responderá, então: “Em verdade vos digo: Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.”
Estes irão para o suplício eterno, e os justos, para a vida eterna.»

Antes do Tríodo Pascal, Jesus prepara os discípulos para a sua ausência física na terra, e fala-lhes do encontro pleno com Deus, através de uma parábola simples.

E deixa-nos uma excelente notícia: continuaremos sempre com Ele, presente em cada uma das pessoas que se encontram na nossa vida.

Que possamos todos aprender a viver segundo a “atitude de Deus”, preparando-nos durante a nossa peregrinação na terra para o nosso encontro pessoal com Deus. E como também nos preparamos a casa para um jantar importante, que tenhamos o nosso coração preparado para o maior dos encontros da nossa vida.

Hoje, dia mundial do doente, lembremos cada uma das pessoas que conhecemos que estão doentes, e peçamos a Deus que as acompanhe e console no sofrimento.

Um excelente dia!!!

Francisco S