quarta-feira, janeiro 30, 2008

Proposta arriscada 29 e 30 Jan

Marcos 3,31-35.
Nisto chegam sua mãe e seus irmãos que, ficando do lado de fora, o mandam chamar.
A multidão estava sentada em volta dele, quando lhe disseram: «Estão lá fora a tua mãe e os teus irmãos que te procuram.»
Ele respondeu: «Quem são minha mãe e meus irmãos?»
E, percorrendo com o olhar os que estavam sentados à volta dele, disse: «Aí estão minha mãe e meus irmãos.
Aquele que fizer a vontade de Deus, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.»

Nesta passagem do evangelho, Jesus universaliza a sua proximidade e fraternidade a todos os que fazem a vontade de Deus e não só aos seus familires "de sangue".
Embora a forma frontal e directa com que o afirma possa soar a um desapego a estes últimos,
este é antes um alargamento dessa relação.
Ao fazer a vontade de Deus, eu torno-me irmão de Cristo. E é este o grande valor dos justos,
mesmo que Jesus não tenha vindo chamar o justo, mas o pecador. O papel daqueles que fazem
a vontade de Deus, e por isso mesmo, é amar e procurar a conversão e salvação dos que o não
fazem. E assim ser irmãos de Jesus

Senhor, ajuda-me a compreender e fazer sempre a Tua vontade, através da evangelização, conversão e amor aos outros.
Zé SM

30 Janeiro

Evangelho segundo S. Marcos 4,1-20.

De novo começou a ensinar à beira-mar. Uma enorme multidão vem agrupar-se junto dele e, por isso, sobe para um barco e senta-se nele, no mar, ficando a multidão em terra, junto ao mar.

Ensinava-lhes muitas coisas em parábolas e dizia nos seus ensinamentos:
«Escutai: o semeador saiu a semear.
Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho e vieram as aves e comeram-na.

Outra caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra e logo brotou, por não ter profundidade de terra; mas, quando o sol se ergueu, foi queimada e, por não ter raiz, secou.
Outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, sufocaram-na, e não deu fruto.
Outra caiu em terra boa e, crescendo e vicejando, deu fruto e produziu a trinta, a sessenta e a cem por um.»
E dizia: «Quem tem ouvidos para ouvir, oiça.»
Ao ficar só, os que o rodeavam, juntamente com os Doze, perguntaram-lhe o sentido da parábola.
Respondeu: «A vós é dado conhecer o mistério do Reino de Deus; mas, aos que estão de fora, tudo se lhes propõe em parábolas, para que ao olhar, olhem e não vejam, ao ouvir, oiçam e não compreendam, não vão eles converter-se e ser perdoados.»
E acrescentou: «Não compreendeis esta parábola? Como compreendereis então todas as outras parábolas?
O semeador semeia a palavra.
Os que estão ao longo do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; e, mal a ouvem, chega Satanás e tira a palavra semeada neles.
Do mesmo modo, os que recebem a semente em terreno pedregoso, são aqueles que, ao ouvirem a palavra, logo a recebem com alegria, mas não têm raiz em si próprios, são inconstantes e, quando surge a tribulação ou a perseguição por causa da palavra, logo desfalecem.
Outros há que recebem a semente entre espinhos; esses ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e as restantes ambições entram neles e sufocam a palavra, que fica infrutífera.
Aqueles que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra, a recebem, dão fruto e produzem a trinta, a sessenta e a cem por um.»



Porque é que nos é tão difícil seguir o caminho que Ele nos mostra? Deus semeia e é suposto NÓS colhermos para depois dar fruto!

Queria pedir pelo DOM da FÉ, para que consigamos acreditar nas sementes que Deus nos entrega todos os dias de modo a conseguirmos dar FRUTO.


Neste dia queria também pedir por todos os que não acreditam que Deus tem um caminho traçado para cada um de nós, melhor do que alguma vez imaginámos.

Nico