quinta-feira, maio 14, 2009

Proposta arriscada 14 Maio

Evangelho segundo S. João 15,9-17


«Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor.
Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa.
É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei.
Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando.
Já não vos chamo servos, visto que um servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei- -vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi ao meu Pai.
Não fostes vós que me escolhes-tes; fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça; e assim, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo concederá.
É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros.»

Tudo está aqui! "Quem tiver ouvidos que oiça!"

Jesus convida-nos a olhar para Ele e seguir-Lhe os passos: "como o meu Pai me ama, Eu também vos amo; Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor."

Jesus diz-nos também:"Não fostes vós que me escolhes-tes; fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça;"


Permanecer no amor de Jesus é o maior mandamento: "amai-vos uns aos outros, assim como Eu vos amei”.

Senhor Jesus, daí-nos a graça de permanecer no Vosso amor, para que nos possamos amar uns aos outros como Tu nos amaste.

Hoje celebramos a memória de S. Matias, que era um dos numerosos discípulos que seguiram Jesus, desde o começo de sua vida pública. Foi testemunha de Jesus e viveu todo o drama da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Ele foi o escolhido para ocupar o lugar de Judas Iscariotes, O Traidor.

S. Matias foi testemunha da humanidade de Jesus e do seu amor comunicado às multidões com que se relacionava. E depois levou o amor que recebeu do seu Mestre aos homens de boa vontade. Porque soube permanecer no amor daquele que o envia.