quinta-feira, julho 30, 2009

Proposta arriscada 30 Julho 09

Hoje a Igreja celebra : S. Pedro Crisólogo, bispo, Doutor da Igreja, +450

Evangelho segundo S. Mateus 13,47-53.

«O Reino do Céu é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, apanha toda a espécie de peixes. Logo que ela se enche, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e escolhem os bons para as canastras, e os ruins, deitam-nos fora. Assim será no fim do mundo: sairão os anjos e separarão os maus do meio dos justos, para os lançarem na fornalha ardente: ali haverá choro e ranger de dentes.» «Compreendestes tudo isto?» «Sim» responderam eles. Jesus disse-lhes, então: «Por isso, todo o doutor da Lei instruído acerca do Reino do Céu é semelhante a um pai de família, que tira coisas novas e velhas do seu tesouro.» Depois de terminar estas parábolas, Jesus partiu dali.

Da Bíblia Sagrada

Neste Evangelho Jesus fala-nos do grande dia, o dia do juízo final, por isso hoje vamos pedir ao Pai que nos ajude a ser justos e a merecermos entrar no Reino dos Céus. Que nunca nos esqueçamos de viver a nossa vida em função Dele e para O fazer feliz.

Peçamos ainda por todos aqueles que vivem a sua vida sem se lembrarem das suas consequências e do quão grave essas podem ser.

Boas férias para todos e bom trabalho para quem não está de férias.

segunda-feira, julho 27, 2009

Proposta arriscada 27 Julho

Estive de férias...

Evangelho segundo S. Mateus 13,31-35.

Jesus propôs-lhes outra parábola: «O Reino do Céu é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. É a mais pequena de todas as sementes; mas, depois de crescer, torna-se a maior planta do horto e transforma-se numa árvore, a ponto de virem as aves do céu abrigar-se nos seus ramos.» Jesus disse-lhes outra parábola: «O Reino do Céu é semelhante ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha, até que tudo fique fermentado.» Tudo isto disse Jesus, em parábolas, à multidão, e nada lhes dizia sem ser em parábolas. Deste modo cumpria-se o que fora anunciado pelo profeta: Abrirei a minha boca em parábolas e proclamarei coisas ocultas desde a criação do mundo.

Bom dia,

Jesus fala-nos mais uma vez das pequenas coisas. De que devemos querer ser cada vez mais pequenos e procurarmos nas pequenas coisas o Reino dos Céus, a alegria, a felicidade. Ou seja, pede-nos que sejamos felizes hoje, agora.

quinta-feira, julho 09, 2009

Proposta arriscada 09 Julho 09

Evangelho segundo S. Mateus 10,7-15.
Pelo caminho, proclamai que o Reino do Céu está perto.
Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça.
Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos;
nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado; pois o trabalhador merece o seu sustento.
Em qualquer cidade ou aldeia onde entrardes, procurai saber se há nela alguém que seja digno, e permanecei em sua casa até partirdes.
Ao entrardes numa casa, saudai-a.
Se essa casa for digna, a vossa paz desça sobre ela; se não for digna, volte para vós.
Se alguém não vos receber nem escutar as vossas palavras, ao sair dessa casa ou dessa cidade, sacudi o pó dos vossos pés.
Em verdade vos digo: No dia do juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma e de Gomorra do que para aquela cidade.»
da Biblia Sagrada


Bom Dia arriscados!

Leio estas instruções de Jesus aos Apóstolos e penso na enormidade da tarefa que lhes foi confiada, mas ao mesmo tempo na simplicidade como é descrita aqui! Entrar em casas dignas, "Se essa casa for digna, a vossa paz desça sobre ela"... Espalhar a Boa Nova, espalhar a Paz.

"Recebeste de graça, dai de graça" - Aceitemos em cada dia o convite a humildade e a viver uma vida mais simples que só nos tornará mais ricos.
Proponho que rezemos pelo dom da humildade.

quarta-feira, julho 08, 2009

Proposta arriscada 08 Julho 09

Evangelho segundo S. Mateus 10,1-7.

Jesus chamou doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos malignos e de curar todas as enfermidades e doenças. São estes os nomes dos doze Apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que o traiu. Jesus enviou estes doze, depois de lhes ter dado as seguintes instruções: «Não sigais pelo caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos. Ide, primeiramente, às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que o Reino do Céu está perto.


Jesus,
Faz de nós apóstolos, enviados para anunciar a tua palavra e, acima de tudo, vivê-la aqui, agora, com todos. Rezemos por todos os que anseiam e contribuem para alcançar neste mundo o Reino do Céu e por todos aqueles que perderam fé na sua existência.

segunda-feira, julho 06, 2009

Proposta arriscada 6 Julho 09

Mateus 9,18-26.
Enquanto Jesus lhes dizia estas coisas, aproximou-se um chefe que se prostrou diante dele e disse: «Minha filha acaba de morrer, mas vem impor-lhe a tua mão e viverá.» Jesus, levantando-se, seguiu o com os discípulos. Então, uma mulher, que padecia de uma hemorragia há doze anos, aproximou se
dele por trás e tocou-lhe na orla do manto, pois pensava consigo: 'Se eu, ao menos, tocar nas suas vestes, ficarei
curada. Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse-lhe: «Filha, tem confiança, a tua fé te salvou.» E, naquele mesmo instante, a mulher ficou curada.
Quando chegou a casa do chefe, vendo os flautistas e a multidão em grande alarido, disse: «Retirai-vos, porque a menina não está morta: dorme.» Mas riam-se dele. Retirada a multidão, Jesus entrou, tomou a mão da menina e ela ergueu-se. A notícia espalhou-se logo por toda aquela terra.



Bom dia,

Já viram o que podemos fazer se tivermos fé? Ou nós somos como "a multidão" que se ri com a fé dos outros?

Jesus, aumenta a nossa fé. Não faço ideia o que é preciso para termos mais fé... mas que bom seria termos verdadeira Fé em Ti.

sexta-feira, julho 03, 2009

Proposta arriscada 02 Julho 09

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Diziam-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor!» Mas ele respondeu-lhes: «Se eu não vir o sinal dos pregos nas suas mãos e não meter o meu dedo nesse sinal dos pregos e a minha mão no seu lado, não acreditarei.» Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez dentro de casa e Tomé com eles. Estando as portas fechadas, Jesus veio, pôs-se no meio deles e disse: «A paz seja convosco!». Depois, disse a Tomé: «Olha as minhas mãos: põe aqui o teu dedo! Estende a tua mão e mete-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas crente.» Tomé respondeu-lhe: «Meu Senhor e meu Deus!» Disse-lhe Jesus: «Porque me viste, acreditaste. Felizes os acreditam sem terem visto!»

Comentário:
Felizes os acreditam sem terem visto!»
Sim, nós acreditamos.
E somos felizes, porque acreditamos que Tu és o nosso Deus e Senhor.
Mas aumenta a nossa fé.
Vamos pedir por todos os que não têm fé.

quinta-feira, julho 02, 2009

Proposta arriscada 2 Julho 09 - Parabéns Filipa

Evangelho segundo S. Mateus 9,1-8.

Depois disto, subiu para o barco, atravessou o mar e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe um paralítico, deitado num catre. Vendo Jesus a fé deles, disse ao paralítico: «Filho, tem confiança, os teus pecados estão perdoados.» Alguns doutores da Lei disseram consigo: «Este homem blasfema.» Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: «Porque alimentais esses maus pensamentos nos vossos corações? Que é mais fácil dizer: 'Os teus pecados te são perdoados’, ou: 'Levanta-te e anda’? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder para perdoar pecados disse Ele ao paralítico: 'Levanta-te, toma o teu catre e vai para tua casa.» E ele, levantando-se, foi para sua casa. Ao ver isto, a multidão ficou dominada pelo temor e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.


Comentário:
No dia de hoje queria pedir a confiança para acreditar que, pedindo, acreditando e aceitando a companhia de Jesus, todos os nossos "pecados" podem ser perdoados.
Isto é, que é realmente possível mudar o nosso coração e a nossa via e que, mesmo nada é inevitável e inelutável, desde que reconheçamos e nos "arrenpendamos" da nossa paralisia e nos entreguemos à Sua misericórdia.
E, com esta fé, podemos fazer um exercício de reavaliação da nossa vida e dos nossos tempos, e da vida e dos tempos do mundo em que vivemos..

quarta-feira, julho 01, 2009

Proposta arriscada 1 Julho 09

Mateus 8,28-34.
Chegado à outra margem, à região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois
possessos, que habitavam nos sepulcros. Eram tão ferozes que ninguém podia
passar por aquele caminho.
Vendo-o, disseram em alta voz: «Que tens a ver connosco, Filho de Deus?
Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?»
Ora, andava a pouca distância dali, a pastar, uma grande vara de porcos.
E os demónios pediram-lhe: «Se nos expulsas, manda-nos para a vara de
porcos.»
Disse lhes Jesus: «Ide!» Então, eles, saindo, entraram nos porcos, que se
despenharam por um precipício, no mar, e morreram nas águas.
Os guardas fugiram e, indo à cidade, contaram tudo o que se tinha passado
com os possessos.
Toda a cidade saiu ao encontro de Jesus e, vendo-o, rogaram-lhe que se
retirasse daquela região.


Da Bíblia Sagrada

Querido Jesus,

Obrigada por continuares a expulsar os “demónios” das nossas vidas.

Vamos rezar por todos os que estão doentes.