segunda-feira, agosto 10, 2009

Proposta arriscada 10 Agosto 09

Evangelho segundo S. João 12,24-26.
Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto.
Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo, neste mundo, assegura para si a vida eterna.
Se alguém me serve, que me siga, e onde Eu estiver, aí estará também o meu servo. Se alguém me servir, o Pai há-de honrá-lo.
Da Bíblia Sagrada

Hoje é o meu primeiro comentário e coincidiu logo com um texto que me é muito querido já que eu costumava utilizá-lo muito com as crianças a quem dava catequese para explicar a Ressurreição do Senhor.

Todo o significado da morte de Jesus se resume nesta pequena parábola, mas ela não fala apenas de Jesus como grão de trigo, fala em nós. Nós também somos grãos de trigo.
Este evangelho é uma mensagem de Esperança para todos nós. Às vezes oiço dizer, "sim, eu acredito que Jesus ressuscitou mas nós não somos Jesus", mas não é verdade, a ressurreição do Senhor é a prova que não só ele, como também nós, podemos vencer a morte. A Ressurreição não é um acontecimento exotérico apenas possível para alguém como Jesus Cristo, a Ressurreição é algo que só Deus nos pode dar mas que é perfeitamente atingível por cada um de nós.
Gostava que reflectissem hoje e transmitissem também esta mensagem aos vossos colegas e amigos, a Ressurreição, a Santidade não são coisas estranhas e distantes que estão ao alcance de um conjunto de pessoas que têm características que parecem sobrenaturais. Não, a Ressurreição está ao nosso alcance, a qualquer um ser humano e não é preciso ter sangue azul, ser "nerd", ou parecer uma pessoa estranha. Só é preciso seguir um pequeno grande princípio: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei". É fácil? Claro que não! Mas também as coisas demasiado fáceis não têm grande piada.