Proposta arriscada 30 Junho
Evangelho segundo S. Mateus 8,18-22. Vendo Jesus em torno de si uma grande multidão, decidiu passar à outra margem.
Saiu-lhe ao encontro um doutor da Lei, que lhe disse: «Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores.»
Respondeu-lhe Jesus: «As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.»
Um dos discípulos disse-lhe: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar o meu pai.»
Jesus, porém, respondeu-lhe: «Segue-me e deixa os mortos sepultar os seus mortos.»
O que é que nos impede de O reconhecer e seguir?
Onde depositamos a nossa esperança?
Por que tesouro nos movemos? Onde deixamos o coração?
Com o Seu reconhecimento no concreto dos nossos dias, se aderimos a esta VERDADE libertadora e a Quem disse de Si mesmo: «EU SOU O CAMINHO», experimentaremos a VIDA com a plenitude que Ele desenhou e nos oferece desde sempre...
Peço a Deus que no liberte de tudo o que nos impede de Lhe chegar e a graça de reconhecermos o Seu abraço constante.
Vamos a ISTO!
Proposta arriscada 27 Junho
Evangelho segundo S. Mateus 8,1-4.
Ao descer do monte, seguia o uma enorme multidão. Foi, então, abordado por um leproso que se prostrou diante dele, dizendo-lhe: «Senhor, se quiseres, podes purificar-me.» Jesus estendeu a mão e tocou-o, dizendo: «Quero, fica purificado!» No mesmo instante, ficou purificado da lepra. Jesus, porém, disse-lhe: «Vê, não o digas a ninguém; mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferta que Moisés preceituou, para que lhes sirva de testemunho.»
Acredito em Deus? Acredito que só com Ele poderei ser salvo? Acredito que Ele me salva a cada dia?
Salvação significa Saúde (dizia o Padre que orientou um retiro que fiz recentemente).
Então, quero ser salvo? Quero ter mais saúde? Ao olhar para a minha vida vejo que imensas vezes tenho medo de ser mais saudável apesar de dizer 'à boca cheia' que 'sim, quero ser salvo!'.
Hoje peço para que queiramos ter mais saúde, para que queiramos, mesmo, ser salvos por Jesus, o Salvador.
Proposta arriscada 26 Junho
Evangelho segundo S. Mateus 7,21-29.
«Nem todo o que me diz: 'Senhor, Senhor’ entrará no Reino do Céu, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está no Céu. Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizámos, em teu nome que expulsámos os demónios e em teu nome que fizemos muitos milagres?’ E, então, dir-lhes-ei: 'Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.’» «Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Porém, todo aquele que escuta estas minhas palavras e não as põe em prática poderá comparar-se ao insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se, e grande foi a sua ruína.» Quando Jesus acabou de falar, a multidão ficou vivamente impressionada com os seus ensinamentos, porque Ele ensinava-os como quem possui autoridade e não como os doutores da Lei.»
Jesus diz-me com clareza que só farei a vontade de Deus se puser em prática as suas palavras, somente escutar será ineficaz e mostra a minha insensatez porque dou à minha vida um fundamento instável como a areia da praia.
A nossa vida pode parecer feliz e realizada, mas se não for construída sobre a palavra de Deus, desabará quando for posta à prova.
Senhor, ensina-nos a ser como o homem sábio que faz da escuta da Tua palavra e da sua realização prática a rocha segura sobre a qual constrói a sua vida!
Proposta arriscada 25 Junho
Evangelho segundo S. Mateus 7,15-20.
«Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. Pelos seus frutos, os conhecereis. Porventura podem colher-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Toda a árvore boa dá bons frutos e toda a árvore má dá maus frutos. A árvore boa não pode dar maus frutos nem a árvore má, dar bons frutos. Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Pelos frutos, pois, os conhecereis.»
Peço ao Senhor que nos ajude a discernir aquilo que é realmente importante para as nossas vidas, contra os falsos valores e comportamentos erróneos. Rezemos, igualmente, por todos aqueles que ao relativisar as suas prioridades, desfocam-se do essencial que é Ele.
Bom Dia a todos
Luís V
Proposta arriscada 24 Junho
Evangelho segundo S. Lucas 1,57-66.80.
Entretanto, chegou o dia em que Isabel devia dar à luz e teve um filho.
Os seus vizinhos e parentes, sabendo que o Senhor manifestara nela a sua misericórdia, rejubilaram com ela.
Ao oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias.
Mas, tomando a palavra, a mãe disse: «Não; há-de chamar se João.»
Disseram-lhe: «Não há ninguém na tua família que tenha esse nome.»
Então, por sinais, perguntaram ao pai como queria que ele se chamasse.
Pedindo uma placa, o pai escreveu: «O seu nome é João.» E todos se admiraram.
Imediatamente a sua boca abriu-se, a língua desprendeu-se-lhe e começou a falar, bendizendo a Deus.
O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos, e por toda a montanha da Judeia se divulgaram aqueles factos.
Quantos os ouviam retinham-nos na memória e diziam para si próprios: «Quem virá a ser este menino?» Na verdade, a mão do Senhor estava com ele.
Entretanto, o menino crescia, o seu espírito robustecia-se, e vivia em lugares desertos, até ao dia da sua apresentação a Israel.
"Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque caminharás diante do Senhor para preparar o seu caminho" (Lc 1,76)
É com razão que o nascimento deste menino foi e é causa de alegria. Veio pregar a um mundo que envelhecia a graça de um novo nascimento. Com João Baptista começou uma época nova, João, cujo nome significa "Deus é propício", e "Baptista" pelo facto de ser um "baptizado" (cf. Lucas 3,3). veio à luz em idade avançada de seus pais (cf. Lucas 1,36). Parente de Jesus, foi o precursor do Messias. É João Baptista que aponta a Jesus, dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim, vem um homem que passou adiante de mim, porque existia antes de mim" (João 1,29ss.). De si mesmo deu este testemunho: "Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai os caminhos do Senhor ..." (João 1,22ss.). João Baptista, marca assim o advento do Reino de Deus no meio dos homens.
Que o anúncio de S. João Baptista ecoe nos nossos corações preparando-nos para em cada dia para acolher o Senhor fazendo brotar em nós a graça da Renovação.
A todos um bom dia de S. João.
Proposta arriscada 23 Junho
Mateus 7, 1-5
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Não julguem ninguém e assim Deus não vos julgará! É que Deus há-de julgar-vos do mesmo modo que vocês julgam os outros, e usará a mesma medida que vocês usarem para os outros. Por que reparas tu no cisco que está na vista do teu semelhante, e não vês a trave que está nos teus próprios olhos? Como te atreves a dizer-lhe: "Deixa-me cá tirar-te isso da vista", quando tens uma trave nos teus olhos? Fingido! Tira primeiro a tua trave e depois já vês melhor para tirares o cisco da vista do teu semelhante.
Muitas vezes temos tendência a olhar os outros como quem julga, quem critica, quem está pronto para ver o mal em vez das coisas boas que existem nessa pessoa... Tentamos contrariar essa tendencia???
Por outro lado e pelo contrario, o olhar de Deus é um olhar que ama, que acolhe que aceita cada um como é. É quando nos sentimos amados e aceites como somos, que começamos a mudar e a crescer. As pessoas à minha volta sentem-se amadas, ou julgadas por mim?
Se calhar há coisas nos outros que costumam irritar-me. E eu, já alguma vez me perguntei o que é que em mim irrita os outros? Tenho tentado mudar isso, de forma a que os outros encontrem em mim um "lugar de descanso"?
Esforcemo-nos durante o dia de hoje por ser tolerantes, por tentar descobrir as coisas boas das pessoas que nos rodeiam... de forma a que amemos sempre mais!=)
Rezamos também pelo Gui que partiu ontem a noite em missão para Moçambique e por todos os que estão a estudar para exames...
Proposta arriscada 20 Junho
Evangelho segundo S. Mateus 6,19-23.
«Não acumuleis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os corroem e os ladrões arrombam os muros, a fim de os roubar.
Acumulai tesouros no Céu, onde a traça e a ferrugem não corroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois, onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. A lâmpada do corpo são os olhos; se os teus olhos estiverem sãos, todo o teu corpo andará iluminado. Se, porém, os teus olhos estiverem doentes, todo o teu corpo andará em trevas. Portanto, se a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão essas trevas!»
“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.”
Tudo nos prende, tudo nos cega, tudo nos afasta! Ao ler o Evangelho de hoje questiono-me, estarei eu na «liberdade dos filhos de Deus»? Ou por outra, continuo apegada a tudo o que é efémero, caprichoso e material?!
Senhor, hoje peço-Te que nos ajudes a encontrar a porta da liberdade, ilumina-nos para que possamos seguir-Te de olhos sãos!
Bom dia a todos e bom fim-de-semana
Proposta arriscada 19 Junho
Evangelho segundo S. Mateus 6,7-15.
Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos.
Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.» «Rezai, pois, assim:'Pai nosso, que estás no Céu, santificado seja o teu nome, venha o teu Reino; faça-se a tua vontade, como no Céu, assim também na terra.
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia;
perdoa as nossas ofensas, como nós perdoámos a quem nos tem ofendido; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do Mal.’
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós.
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoará as vossas.»
Submetamos a nossa vontade à do Pai e perdoemos as ofensas dos nossos irmãos, que a nós no-las perdoam também. Enchamos de amor as nossas palavras e delas façamos mais do que meras repetições há muito inscritas nas paredes da memória.
Proposta Arriscada 18 Junho
Evangelho segundo S. Mateus 6,1-6.16-18.
«Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para vos tornardes notados por eles; de outro modo, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está no Céu.
Quando, pois, deres esmola, não permitas que toquem trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: Já receberam a sua recompensa.
Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua direita,
a fim de que a tua esmola permaneça em segredo; e teu Pai, que vê o oculto, há-de premiar-te.»
«Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa.
Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há-de recompensar-te.
«E, quando jejuardes, não mostreis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto para que os outros vejam que eles jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa.
Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto,
para que o teu jejum não seja conhecido dos homens, mas apenas do teu Pai que está presente no oculto; e o teu Pai, que vê no oculto, há-de recompensar-te.»
“O Pai vê o que fazes no segredo”
Saibamos permanecer na presença de Deus com o único fito de manifestar a nossa humildade e vontade de o Servir e Seguir.
Hoje, rezemos pela pureza do nosso coração e de cada um dos nossos actos.
Proposta Arriscada 17 Junho
Evangelho segundo S. Mateus 5,43-48
«Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.
Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores.
Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos?
E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos?
Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.»
Da Bíblia Sagrada
Por que Deus me ama? A Bíblia responde a essa profunda questão com uma palavra incomparável: graça. Deus ama em razão do que ele é, não que eu tenha feito algo por merecer. Deus não pode deixar de amar. Pois o amor define sua natureza.
(Philip Yancey - O Deus (In)Visível)
Não há nada que possamos fazer para Deus nos amar mais, e nada que possamos fazer para Deus nos amar menos.
(Philip Yancey)
Trata-se, portanto, de um amor sem limites, sem medida e que não distingue entre bons e maus, amigos e inimigos. Deus fez-nos à sua imagem e semelhança, mas quantas vezes nós amamos sem condicionalismos?
Senhor, ajuda-nos a prestar atenção a cada homem ou mulher com quem me cruzo pelo caminho, e faz com que os marginalizados, os necessitados, os que alguma vez nos magoaram e ofenderam, encontrem em nós um irmão que os ama, sem condições.
Proposta arriscada 11 Junho
Evangelho segundo S. Mateus 10,7-13.
Pelo caminho, proclamai que o Reino do Céu está perto. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos; nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado; pois o trabalhador merece o seu sustento. Em qualquer cidade ou aldeia onde entrardes, procurai saber se há nela alguém que seja digno, e permanecei em sua casa até partirdes. Ao entrardes numa casa, saudai-a. Se essa casa for digna, a vossa paz desça sobre ela; se não for digna, volte para vós.
Comentário:
O despojamento. Cristo pede-nos o despojamento de tudo o que possa atrasar a nossa conversão, nomeadamente dos bens materiais, por outro lado incita-nos a ter confiança na Providência, pois não nos disse «Não vos inquieteis quanto à vossa vida, com o que haveis de comer ou beber, nem quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir" (Lc 12,25).
Proposta arriscada 9 Junho
Evangelho segundo S. Mateus 5,1-12.
Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele.
Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo:
«Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.
Felizes os que choram, porque serão consolados.
Felizes os mansos, porque possuirão a terra.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.
Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu.
Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.»´
Da Bíblia Sagrada
«Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu.»
As Bem Aventuranças descrevem de um modo impressionante e com uma clareza cristalina os passos que o homem deve seguir para chegar ao Reino dos Céus.
Todo o Evangelho é um convite para viver das virtudes e dos dons do Espírito Santo. É um manifesto de esperança pelas dificuldades que todos aqueles que O seguem encontram na vida, porque seguir Jesus e a Sua palavra não foi, é ou será fácil. Mas quem tem fé sentirá o conforto nas Suas palavras.
Cada passo da vida de Jesus, cada palavra Sua, leva-nos a percorrer o Seu caminho com mais amor, a vencer as tentações, a agir bem.
No sermão da montanha Jesus chama de bem-aventurados aqueles capazes de actos de grande perfeição, de humildade, de caridade, que nos faz participar da felicidade do Céu.
Deixemos então que as nossas acções e atitudes sejam iluminadas pelas Bem Aventuranças.
Felizes os que acreditam em Jesus
Maria S
Proposta arriscada 6 Junho
Evangelho segundo S. Marcos 12,35-37.
Ensinando no templo, Jesus tomou a palavra e perguntou: «Como dizem os doutores da Lei que o Messias é filho de David?
O próprio David afirmou, inspirado pelo Espírito Santo: Disse o Senhor ao meu Senhor: 'Senta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés’.
O próprio David chama-lhe Senhor; como é Ele seu filho?» E a numerosa multidão ouvia-o com agrado.
Da Biblia Sagrada
E para mim, quem é este Messias? Por um bocadinho tento imaginar-me no meio da multidao que ouvia Jesus... o que sinto ao ve-lO ali tao perto? O que penso daquilo que ensina? Como reajo aquilo que ouco?
No meus dia-a-dia, dedico tempo a cultivar esta relacao com Deus, como faco com os meus amigos, familia etc? Conheco-O?
Hoje rezamos pelos que nao tem Fé e pedimos para que cada um de nós tenha a vontade e a coragem de continuar sempre a aprofundar a sua relacao com Deus.
Rezamos também pela Tete, que fez anos ontem.
Maria N
Proposta arriscada 2 Junho
Evangelho segundo S. Marcos 12,1-12.
Jesus começou a falar-lhes em parábolas: «Um homem plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar e construiu uma torre. Depois, arrendou-a a uns vinhateiros e partiu para longe. A seu tempo enviou aos vinhateiros um servo, para receber deles parte do fruto da vinha. Eles, porém, prenderam-no, bateram-lhe e mandaram-no embora de mãos vazias. Enviou-lhes, novamente, outro servo. Também a este partiram a cabeça e cobriram de vexames. Enviou outro, e a este mataram-no; mandou ainda muitos outros, e bateram nuns e mataram outros. Já só lhe restava um filho muito amado. Enviou-o por último, pensando: 'Hão-de respeitar o meu filho’. Mas aqueles vinhateiros disseram uns aos outros: 'Este é o herdeiro. Vamos matá-lo e a herança será nossa’. Apoderaram-se dele, mataram-no e lançaram-no fora da vinha. Que fará o dono da vinha? Regressará e exterminará os vinhateiros e entregará a vinha a outros. Não lestes esta passagem da Escritura: A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular. Tudo isto é obra do Senhor e é admirável aos nossos olhos?» Eles procuravam prendê-lo, mas temiam a multidão; tinham percebido bem que a parábola era para eles. E deixando-o, retiraram-se.
Quantas vezes no nosso dia rejeitamos “pedras”, contornamo-las ou fingimos não vê-las? Essas pedras que nos são deixadas no caminho não serão Pedras Angulares? Situações, conversas, gestos, pessoas que nos ajudariam a crescer a aproximarmo-nos d’ Ele?
É que, com as pedras que vamos encontrando no nosso caminho, poderíamos construir uma casa… uma fortaleza!!
Hoje rezamos por todos os que se fecham, que se afastam e afastam os outros. Rezamos pelos rejeitados e sobretudo pelos que rejeitam.
Ana Maria A