terça-feira, março 31, 2009

Proposta arriscada 31 Março

Evangelho segundo S. João 8,21-30.

Uma outra vez, Jesus disse-lhes: «Eu vou-me embora: vós haveis de procurar-me, mas morrereis no vosso pecado. Vós não podereis ir para onde Eu vou.» Então, os judeus comentavam: «Será que Ele se vai suicidar, dado que está a dizer: 'Vós não podeis ir para onde Eu vou'?» Mas Ele acrescentou: «Vós sois cá de baixo; Eu sou lá de cima! Vós sois deste mundo; Eu não sou deste mundo. Já vos disse que morrereis nos vossos pecados. De facto, se não crerdes que Eu sou o que sou, morrereis nos vossos pecados.» Perguntaram-lhe, então: «Quem és Tu, afinal?» Disse-lhes Jesus: «Absolutamente aquilo que já vos estou a dizer! Tenho muitas coisas que dizer e que julgar a vosso respeito; mas do que falo ao mundo é do que ouvi àquele que me enviou, e que é verdadeiro.» Eles não perceberam que lhes falava do Pai. Disse-lhes, pois, Jesus: «Quando tiverdes erguido ao alto o Filho do Homem, então ficareis a saber que Eu sou o que sou e que nada faço por mim mesmo, mas falo destas coisas tal como o Pai me ensinou. E aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou só, porque faço sempre aquilo que lhe agrada.» Quando expunha estas coisas, muitos creram nele.

Da Bíblia Sagrada


LEIAM SÓ ESTE EVANGELHO!!!
Achei confuso... admito...

Não sei se "leram" como eu o li... o que percebi foi a forma incrível como Jesus se afirmou SER Aquele que É! Ponto final... o que É!! Ele é Aquele que É tudo em si, é o TODO...! O Tudo...! É Deus...

Só confirmei isto quando li "Eu sou o que sou e nada faço por mim mesmo"... Jesus é Deus, é o Todo, o Tudo..! E se não acreditarmos nisso, "morrereis nos vossos pecados". Que sorte acreditarmos!!! Só vale agradecermos..! :)

Hoje proponho uma coisa diferente (Luís, não me mates se não concordares... isto será excepção!): Vamos comentar entre nós este Evangelho tão "difícil" e ao mesmo tempo tão "simples"...

segunda-feira, março 30, 2009

Proposta arriscada 30 Março 09

Naquele tempo, Jesus foi para o monte das Oliveiras. Mas de manhã cedo, apareceu outra vez no templo e todo o povo se aproximou d?Ele.
Então sentou-Se e começou a ensinar. Os escribas e os fariseus apresentaram a Jesus uma mulher surpreendida em adúltério, colocaram-na no meio dos presentes e disseram a Jesus: «Mestre, esta muher foi surpreendida em flagrante adultério. Na lei, Moisés mandou-nos apedrejar tais mulheres. Tu que dizes?» Falavam assim para lhe armarem uma cilada e terem pretexto para O acusar. Mas Jesus inclinou-Se e começou a escrever com o dedo no chão. Como persistiam em interrogá-LO, Ele ergueu-se e disse-lhes: «Quem de ente vós estiver sem pecado atire a primeira pedra.» Inclinou-Se novamente e continou a escrever no chão. Eles porém, quando ouviram tais palavras, foram saindo um após outro, a começar pelos mais velhos, e ficou só Jesus e a mulher, que estava no meio. Jesus ergueu-Se e disse: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?» Ela respondeu: «Ninguém, Senhor.» Jesus acrescentou: «Também Eu não te condeno. Vai e não tornes a pecar.»

Querido Jesus tanto que nos ensinas sempre. Hoje por exemplo dizes-me que:
- devo começar o dia por estar contigo, ouvir-Te
- perante as ciladas da vida, as ciladas do mal, devo ignorar, fingir que não ouço. Quando o mal persiste em mim sei que Te ergues e o vences
- perante as falhas dos outros nunca devo condenar mas lembrar-me das minhas falhas
- Estás sempre pronto a perdoar-me e a dizer que começe uma vida nova
Queria hoje pedir-Te por todo este grupo de arriscados, toda a família e amigos para que tenhamos o dom do amor que nunca condena mas que acolhe, transforma e cura.

sexta-feira, março 27, 2009

Proposta arriscada 27 Março 09

Evangelho segundo S. João 7,1-2.10.25-30.

Depois disto, Jesus continuava pela Galileia, pois não queria andar pela Judeia, visto que os judeus procuravam matá-lo.
Estava próxima a festa judaica das Tendas.
Contudo, depois de os seus irmãos partirem para a festa, Ele partiu também, não publicamente, mas quase em segredo.
Então, alguns de Jerusalém comentavam: «Não é este a quem procuravam, para o matar?
Vede como Ele fala livremente e ninguém lhe diz nada! Será que realmente as autoridades se convenceram de que Ele é o Messias?
Mas nós sabemos donde Ele é, ao passo que, quando chegar o Messias, ninguém saberá donde vem.»
Entretanto, Jesus, ensinando no templo, bradava: «Então sabeis quem Eu sou e sabeis donde venho?! Pois Eu não venho de mim mesmo; há um outro, verdadeiro, que me enviou, e que vós não conheceis.
Eu é que o conheço, porque procedo dele e foi Ele que me enviou.»
Procuravam, então, prendê-lo, mas ninguém lhe deitou a mão, pois a sua hora ainda não tinha chegado.


A liberdade...
Jesus ao falar de Seu pai vive a liberdade porque O conhece e porque por Ele esteve no meio de nós.
Conhecendo Jesus descobriremos sempre mais deste Pai que tanto gosta de nós mas que tantas vezes afastamos das nossas vidas.
Este conhecimento dá-nos a graça de sermos livres e de podermos ser mais nós...

Hoje peço a graça de que conheçamos sempre melhor Jesus...

quinta-feira, março 26, 2009

Proposta arriscada 26 Março

João 5,31-47.
«Se Eu testemunhasse a favor de mim próprio, o meu testemunho não teria
valor;
há outro que testemunha em favor de mim, e Eu sei que o seu testemunho,
favorável a mim, é verdadeiro.
Vós enviastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.
Não é, porém, de um homem que Eu recebo testemunho, mas digo-vos isto para
vos salvardes.
João era uma lâmpada ardente e luminosa, e vós, por um instante, quisestes
alegrar-vos com a sua luz.
Mas tenho a meu favor um testemunho maior que o de João, pois as obras que
o Pai me confiou para levar a cabo, essas mesmas obras que Eu faço, dão
testemunho de que o Pai me enviou.
E o Pai que me enviou mantém o seu testemunho a meu favor. Nunca ouvistes a
sua voz, nem vistes o seu rosto,
nem a sua palavra permanece em vós, visto não crerdes neste que Ele enviou.

Investigai as Escrituras, dado que julgais ter nelas a vida eterna: são
elas que dão testemunho a meu favor.
Vós, porém, não quereis vir a mim, para terdes a vida!
Eu não ando à procura de receber glória dos homens;
a vós já vos conheço, e sei que não há em vós o amor de Deus.
Eu vim em nome de meu Pai, e vós não me recebeis; se outro viesse em seu
próprio nome, a esse já o receberíeis.
Como vos é possível acreditar, se andais à procura da glória uns dos
outros, e não procurais a glória que vem do Deus único?
Não penseis que Eu vos vou acusar diante do Pai; há quem vos acuse: é
Moisés, em quem continuais a pôr a vossa esperança.
De facto, se acreditásseis em Moisés, talvez acreditásseis em mim, porque
ele escreveu a meu respeito.
Mas, se vós não acreditais nos seus escritos, como haveis de acreditar nas
minhas palavras?»


Da Bíblia Sagrada

Bom dia, Jesus,
gostava de ter em mim o Amor de Deus, de saber receber aqueles que vêm em Seu nome...
Ajuda-me a procurar a glória que vem de Deus, a Glória do Céu, e não as glórias dos outros.
Enche-me do Teu Amor para que consiga levar a cabo as obras que o Pai me confiou.

Hoje pedia que rezássemos pela Paz em todas as famílias.

quarta-feira, março 25, 2009

Proposta arriscada 25 Março 09

Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.»
Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.»
Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?»
O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.»
Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

(não percebo nada disto... no meio da Quaresma, temos o evangelho da anunciação???)

É sempre a mesma coisa, e é por aí que temos que ir: Eis o servo do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra [vontade]. Alguém uma vez me disse que os Santos acharam sempre que não era humildes o suficiente, que ainda não se tinham entregue o suficiente... mas não foi por isso que não deixaram de tentar. Por isso, se é isso que queremos (ser santos), é todos os dias ir tentando, sem nunca desistir, na confiança que o Chefe vai estar sempre ao nosso lado para nos ajudar a levantar.

Proposta arriscada 24 Março 09

Evangelho segundo S. João 5,1-3.5-16.

Depois disto, havia uma festa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Em Jerusalém, junto à Porta das Ovelhas, há uma piscina, em hebraico chamada Betzatá. Tem cinco pórticos, e neles jaziam numerosos doentes, cegos, coxos e paralíticos. Estava ali um homem que padecia da sua doença há trinta e oito anos. Jesus, ao vê-lo prostrado e sabendo que já levava muito tempo assim, disse-lhe:«Queres ficar são?» Respondeu-lhe o doente: «Senhor, não tenho ninguém que me meta na piscina quando se agita a água, pois, enquanto eu vou, algum outro desce antes de mim». Disse-lhe Jesus: «Levanta-te, toma a tua enxerga e anda.» E, no mesmo instante, aquele homem ficou são, agarrou na enxerga e começou a andar. Ora, aquele dia era de sábado. Por isso os judeus diziam ao que tinha sido curado: «É sábado e não te é permitido transportar a enxerga.» Ele respondeu-lhes: «Quem me curou é que me disse: 'Toma a tua enxerga e anda'.» Perguntaram-lhe, então: «Quem é esse homem que te disse: 'Toma a tua enxerga e anda'?» Mas o que tinha sido curado não sabia quem era, porque Jesus se tinha afastado da multidão ali reunida. Mais tarde, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: «Vê lá: ficaste curado. Não peques mais, para que não te suceda coisa ainda pior.» O homem foi-se embora e comunicou aos judeus que fora Jesus quem o tinha curado. E foi por isto, por Jesus realizar tais coisas em dia de sábado, que os judeus começaram a persegui-lo.

Da Bíblia Sagrada


Hoje, pedia para que todos confiássemos nos tempos de Deus, mesmo nos tempos mais cinzentos que saibamos ser persistentes e confiantes. Muitas vezes desesperamos com a falta de luz, com o escuro na nossa vida, com o nada sentirmos, mas acreditemos que não podemos alterar os tempos de Deus e é uma grande fortaleza saber aceitar e esperar sempre por Ele.
Tal como hoje lemos a espera do paralitico deu frutos, não que necessariamente esperasse por Ele, mas apareceu quando mais precisava e duma forma absolutamente inacreditável que nem o próprio esperava. Muitas vezes, Jesus aparece-nos e nós nem damos conta, agradecemos por todas essas vezes que através de outros Ele nos aparece e nos ajuda e pedimos para que não nos falte a atenção para estes aparecimentos.

Rezamos ainda pelas nossas famílias que sem dúvida são sempre esse bocadinho de Jesus que nem sempre "queremos/conseguimos" ver.

sexta-feira, março 20, 2009

Proposta arriscada 20 Março 09

Evangelho segundo S. Marcos 12,28-34.

Aproximou-se dele um escriba que os tinha ouvido discutir e, vendo que Jesus lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu: «O primeiro é: Escuta, Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças. O segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior que estes.» O escriba disse-lhe: «Muito bem, Mestre, com razão disseste que Ele é o único e não existe outro além dele; e amá-lo com todo o coração, com todo o entendimento, com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo vale mais do que todos os holocaustos e todos os sacrifícios.» Vendo que ele respondera com sabedoria, Jesus disse: «Não estás longe do Reino de Deus.» E ninguém mais ousava interrogá-lo.

Bom dia a todos,

O Evangelho de hoje mostra-nos os principais mandamentos, os quais se confundem, pois amar a Deus significa, igualmente, amar o próximo, criado à Sua imagem e semelhança, quer surja na figura de um familiar, amigo ou um desconhecido. Assim, a caridade (enquanto acto de amor para com o próximo) é equiparada ao serviço a Cristo, e não poderá mais ser considerada inferior à Oração.

Hoje, proponho que nos entreguemos a Cristo dando toda a nossa atenção e ajuda a quem se cruzar connosco.

quinta-feira, março 19, 2009

Proposta arriscada 18 Março 09

Evangelho segundo S. Mateus 5,17-19.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar. Em verdade vos digo: Antes que passem o céu e a terra, não passará da Lei a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém transgredir um só destes mandamentos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus. Mas aquele que os praticar e ensinar será grande no reino dos Céus».



O evangelho de hoje faz-nos um apelo claro a que confiemos n'Ele neste tempo de quaresma. É-nos dificil confiar quando nao sabemos o que nos está reservado. Mas o que Ele nos pede, é que sejamos cristaos activos segundo a Sua lei e que nao nos resignemos aos nossos problemas - «não vim revogar, mas completar».

Se o fizermos cada dia será mais fácil confiar n'Ele e chegará uma altura em que percebemos que já nada há a temer.

quarta-feira, março 18, 2009

Proposta arriscada 17 Março 09

Evangelho segundo S. Mateus 18,21-35.

Então, Pedro aproximou-se e perguntou-lhe: «Senhor, se o meu irmão me ofender, quantas vezes lhe deverei perdoar? Até sete vezes?» Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Por isso, o Reino do Céu é comparável a um rei que quis ajustar contas com os seus servos. Logo ao princípio, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Não tendo com que pagar, o senhor ordenou que fosse vendido com a mulher, os filhos e todos os seus bens, a fim de pagar a dívida. O servo lançou-se, então, aos seus pés, dizendo: 'Concede-me um prazo e tudo te pagarei.’ Levado pela compaixão, o senhor daquele servo mandou-o em liberdade e perdoou-lhe a dívida. Ao sair, o servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia cem denários. Segurando-o, apertou-lhe o pescoço e sufocava-o, dizendo: 'Paga o que me deves!’ O seu companheiro caiu a seus pés, suplicando: 'Concede-me um prazo que eu te pagarei.’ Mas ele não concordou e mandou-o prender, até que pagasse tudo quanto lhe devia. Ao verem o que tinha acontecido, os outros companheiros, contristados, foram contá-lo ao seu senhor. O senhor mandou-o, então, chamar e disse-lhe: 'Servo mau, perdoei-te tudo o que me devias, porque assim mo suplicaste; não devias também ter piedade do teu companheiro, como eu tive de ti?’ E o senhor, indignado, entregou-o aos verdugos até que pagasse tudo o que devia. Assim procederá convosco meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar ao seu irmão do íntimo do coração.»

Da Bíblia Sagrada


Queridos Arriscados,

Neste Envagelho Jesus conta-nos uma parábola sobre a qual devemos rezar bastante para que nos ajude a perdoar todos os dias os que nos rodeiam e que muitas vezes nos custa tanto e nos parece impossível. Peçamos a Deus para sermos misericordiosos e tal como Ele disse, não devemos perdoar sete vezes «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete". Que ao longo desta caminhada para a Páscoa tenhamos esta frase presente.

Hoje peço que todos rezem pelo nosso querido Papa e pela sua visita ao continente Africano e por todos os ataques que tem sofrido nos últimos tempos.

terça-feira, março 17, 2009

Proposta arriscada 16 Março 09

Evangelho segundo S. Lucas 4,24-30.
Acrescentou, depois: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua pátria.
Posso assegurar-vos, também, que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra;
contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas sim a uma viúva que vivia em Sarepta de Sídon.
Havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi purificado senão o sírio Naaman.»
Ao ouvirem estas palavras, todos, na sinagoga, se encheram de furor.
E, erguendo-se, lançaram-no fora da cidade e levaram-no ao cimo do monte sobre o qual a cidade estava edificada, a fim de o precipitarem dali abaixo.
Mas, passando pelo meio deles, Jesus seguiu-o seu caminho.


Queridos Arriscados!
Não acho que este Evangelho seja dos mais evidentes...
Há imenso a dizer...
Hoje queria focar o "havia muitas/contudo..." e "havia muitos/mas...".
Não é a nossa medida, não é a nossa expectativa. Jesus desinstala...
estamos todos à espera que... e afinal... (outra coisa qualquer).
Por vezes ficamos todos contentes "Ainda bem! Graças a Deus!"
outras: "Então?? Não era suposto?"
às vezes o inesperado dói imenso, custa, baralha...
PASSA PELO MEIO DELES, SEGUE O TEU CAMINHO
Peço que saibamos acolher o nosso caminho inesperado.

segunda-feira, março 16, 2009

Proposta arriscada 9, 10 e 11 Março

Proposta arriscada 11 Março

Evangelho segundo S. Mateus 20,17-28

Ao subir a Jerusalém, pelo caminho, chamou à parte os Doze e disse-lhes:
«Vamos subir a Jerusalém e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei, que o vão condenar à morte.
Hão-de entregá-lo aos pagãos, que o vão escarnecer, açoitar e crucificar. Mas Ele ressuscitará ao terceiro dia.»
Aproximou-se então de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu, com os seus filhos, e prostrou-se diante dele para lhe fazer um pedido.
«Que queres?» perguntou-lhe Ele. Ela respondeu: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem um à tua direita e o outro à tua esquerda, no teu Reino.»
Jesus retorquiu: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu estou para beber?» Eles responderam: «Podemos.»
Jesus replicou-lhes: «Na verdade, bebereis o meu cálice; mas, o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence a mim concedê-lo: é para quem meu Pai o tem reservado.»
Ouvindo isto, os outros dez ficaram indignados com os dois irmãos.
Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações as governam como seus senhores, e que os grandes exercem sobre elas o seu poder.
Não seja assim entre vós. Pelo contrário, quem entre vós quiser fazer se grande, seja o vosso servo; e quem, no meio de vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo.
Também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para resgatar a multidão.»
Da Bíblia Sagrada



Jesus dá-nos um mandamento que não é deste mundo: “Quem entre vós quiser fazer se grande, seja o vosso servo".
Eis o sentido da realeza de Cristo. Não há maior dignidade e realeza do que pôr a nossa vida ao serviço da humanidade.
Nas vezes em que no nosso local de trabalho, na nossa faculdade, na nossa paróquia, aceitemos lugares de destaque não para servir o outro mas para nos evidenciarmos, lembremo-nos do que Cristo nos diz.


Proposta arriscada 10 Março

Evangelho segundo S. Mateus 23,1-12.

Então, Jesus falou assim à multidão e aos seus discípulos:
«Os doutores da Lei e os fariseus instalaram-se na cátedra de Moisés.
Fazei, pois, e observai tudo o que eles disserem, mas não imiteis as suas obras, pois eles dizem e não fazem.
Atam fardos pesados e insuportáveis e colocam-nos aos ombros dos outros, mas eles não põem nem um dedo para os deslocar.
Tudo o que fazem é com o fim de se tornarem notados pelos homens. Por isso, alargam as filactérias e alongam as orlas dos seus mantos.
Gostam de ocupar o primeiro lugar nos banquetes e os primeiros assentos nas sinagogas.
Gostam das saudações nas praças públicas e de serem chamados 'mestres’ pelos homens.
Quanto a vós, não vos deixeis tratar por 'mestres’, pois um só é o vosso Mestre, e vós sois todos irmãos.
E, na terra, a ninguém chameis 'Pai’, porque um só é o vosso 'Pai’: aquele que está no Céu.
Nem permitais que vos tratem por 'doutores’, porque um só é o vosso 'Doutor’: Cristo.
O maior de entre vós será o vosso servo.
Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.
Da Bíblia Sagrada



“Independentemente das funções que tiverem, os irmãos devem mostrar-se caridosos e alegres uns para com os outros...” (S. Macário)

“Os muitos membros do corpo formam um só corpo, e mutuamente se amparam, cumprindo cada um a sua tarefa. O olho vê por todo o corpo; a mão trabalha pelos outros membros; o pé, ao caminhar, a todos leva; e cada membro sofrerá desde que um outro esteja a sofrer. Eis como os irmãos se devem comportar uns para com os outros (cf. Rm 12, 4-5)

Neste exercício de enorme humildade, tentemos ver os outros como irmãos e peçamos ao Senhor que este Dom que é uma graça, se torne uma verdadeira benção, porque a recebemos com grande generosidade e gratuidade.


Proposta arriscada 9 Março

Evangelho segundo S. Lucas 6,36-38.

Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso.» «Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Dai e ser-vos-á dado: uma boa medida, cheia, recalcada, transbordante será lançada no vosso regaço. A medida que usardes com os outros será usada convosco.»

Senhor ajuda-nos neste tempo de Quaresma a converter o nosso coração, a saber amar o nosso próximo como a nós mesmos, a saber ser misericordiosos, a não julgarmos, a saber perdoar, a saber darmos como Tu que Te deste na Cruz por nós. Que vivamos este tempo com a medida bem cheia na dádiva aos outros e o nosso coração transborde de alegria.
Um bom resto de dia e boa caminhada nesta Quaresma.

terça-feira, março 03, 2009

Proposta arriscada 3 Março 09

EVANGELHO Mt 6, 7-15
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Quando orardes,
não digais muitas palavras, como os pagãos,
porque pensam que serão atendidos por falarem muito.
Não sejais como eles,
porque o vosso Pai bem sabe do que precisais,
antes de vós Lho pedirdes.
Orai assim:
‘Pai nosso, que estais nos Céus,
santificado seja o vosso nome;
venha a nós o vosso reino;
seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje;
perdoai-nos as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido;
e não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do mal’.
Porque se perdoardes aos homens as suas faltas,
também o vosso Pai celeste vos perdoará.
Mas se não perdoardes aos homens,
também o vosso Pai não vos perdoará as vossas faltas».


Hoje rezemos o Pai Nosso, tal como Cristo nos ensinou… Não uma oração mecânica e repetitiva, mas um encontro profundo com Ele, de alma presente.

Oremos ao Pai por nós e por todos os que se “esqueceram” desta Oração.

segunda-feira, março 02, 2009

Proposta arriscada 2 Março 09

Evangelho segundo S. Mateus 25, 31-46.

« Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado por todos os seus anjos, há-de sentar-se no seu trono de glória.
Perante Ele, vão reunir-se todos os povos e Ele separará as pessoas umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
À sua direita porá as ovelhas e à sua esquerda, os cabritos.
O Rei dirá, então, aos da sua direita: 'Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo.
Porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era peregrino e recolhestes-me,
estava nu e destes-me que vestir, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes ter comigo.’
Então, os justos vão responder-lhe: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
Quando te vimos peregrino e te recolhemos, ou nu e te vestimos?
E quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te?’
E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: 'Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.’
Em seguida dirá aos da esquerda: 'Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, que está preparado para o diabo e para os seus anjos!
Porque tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber,
era peregrino e não me recolhestes, estava nu e não me vestistes, doente e na prisão e não fostes visitar-me.’
Por sua vez, eles perguntarão: 'Quando foi que te vimos com fome, ou com sede, ou peregrino, ou nu, ou doente, ou na prisão, e não te socorremos?’
Ele responderá, então: 'Em verdade vos digo: Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.’
Estes irão para o suplício eterno, e os justos, para a vida eterna.»
Da Bíblia Sagrada

A palavra de hoje relembra-nos que Jesus está sempre junto de nós, no nosso colega de trabalho, no nosso amigo, no familiar com o qual convivemos o dia-a-dia, no conhecido que cumprimentamos todos os dias ou no desconhecido que passa ao nosso lado. Não nos esqueçamos que as nossas atitudes, as nossas palavras, os nossos pensamentos, estão a ser dirigidos também a Ele. Tentemos hoje ver Jesus na face do próximo, para que sejamos assim capazes de "dar de comer, dar de beber, acolher, vestir, visitar e ir ao encontro dos outros".

Um bom dia para todos.