Proposta arriscada 21 Maio 09
Evangelho segundo S. João 16,16-20.
«Ainda um pouco, e deixareis de me ver; e um pouco mais, e por fim me vereis.»
Disseram entre si alguns dos discípulos: «Que é isso que Ele nos diz: 'Ainda um pouco, e deixareis de me ver, e um pouco mais, e por fim me vereis'? E também: 'Eu vou para o Pai'?»
Diziam, pois: «Que quer Ele dizer com isto: 'Ainda um pouco'? Não sabemos o que Ele está a anunciar!»
Jesus, percebendo que o queriam interrogar, disse-lhes: «Estais entre vós a inquirir acerca disto que Eu disse: 'Ainda um pouco, e deixareis de me ver, e um pouco mais, e por fim me vereis'?
Em verdade, em verdade vos digo: haveis de chorar e lamentar-vos, ao passo que o mundo há-de gozar. Vós haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza há-de converter-se em alegria!
Estimados Arriscados,
Neste curto Evangelho tantas vezes se repete o mesmo... 'Ainda um pouco, e deixareis de me ver, e um pouco mais, e por fim me vereis'. Deve ser essa a parte importante!
Oremos: Jesus convida-nos a acreditar, convida-nos à Fé e sossega-nos em relação ao Futuro: 'a vossa tristeza há-de converter-se em alegria'. A verdade das nossas vidas é que quando estamos tristes - choramos e lamentamo-nos - deixamos de O ver. os nossos olhos distraem-se. a Fé enfraquece.
Acredito que o caminho para a Conversão é a relação próxima com Deus que se constrói pela oração. Proponho que rezemos quando não O vemos, que rezemos quando estamos tristes e que rezemos quando damos conta da nossa distração. E, sendo Maio, porque não rezar também pela Mãe de Deus para que nos acompanhe sempre.