Naquela altura aproximaram-se dele alguns fariseus, que lhe disseram: «Vai-te embora, sai daqui, porque Herodes quer matar-te.» Respondeu-lhes: «Ide dizer a essa raposa: Agora estou a expulsar demónios e a realizar curas, hoje e amanhã; ao terceiro dia, atinjo o meu termo. Mas hoje, amanhã e depois devo seguir o meu caminho, porque não se admite que um profeta morra fora de Jerusalém.» «Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas aqueles que te são enviados! Quantas vezes Eu quis juntar os teus filhos, como a galinha junta a sua ninhada debaixo das asas, e não quiseste! Agora, ficará deserta a vossa casa. Eu vo-lo digo: Não me vereis até chegar o dia em que digais: Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor!»
Jesus
Perdoa-nos, hoje e amanhã, as mortes dos profetas,as pedras que um dia após o outro continuamos a atirar. Hoje e amanhã, faz caminho connosco, expulsa os demónios que nos dominam, cura-nos das doenças que nos cegam e paralisam.
Por intercessão da Tua Mãe, presente hoje, amanhã e ao terceiro dia, guia-nos e apoia-nos na conversão dos corações.
Para que ao terceiro dia, Te encontremos, Te reconheçamos e Te possamos saudar com toda a alegria:
Naquele tempo, disse Jesus: "A que é semelhante o Reino de Deus? Com que o hei-de comparar? É semelhante a um grão de mostarda que alguém semeia na sua horta. A planta cresce até se fazer árvore, e as aves fazem ninho nos seus ramos." Disse também: "A que hei de comparar ainda o Reino de Deus? Ao fermento que uma mulher mistura em três medidas de farinha e faz levedar toda a massa.
É extraodinário pensar na quantidade de obras fantásticas que nasceram do quase nada. Do quase nada, não. Todas se fundam numa fé inabalável!
Hoje quero pedir a Deus que nos ajude a nunca duvidar da eficácia da Sua obra e a termos sempre a certeza de que só vivendo uma vida verdadeira na fé conseguiremos ser fecundos e fonte de bem.
Proposta arriscada dia 26 Outubro
Evangelho segundo S. Lucas 13,10-17.
Um dia de sábado, ensinava Jesus numa sinagoga. Estava lá certa mulher doente por causa de um espírito, há dezoito anos: andava curvada e não podia endireitar-se completamente. Ao vê-la, Jesus chamou-a e disse-lhe: «Mulher, estás livre da tua enfermidade.» E impôs-lhe as mãos. No mesmo instante, ela endireitou-se e começou a dar glória a Deus. Mas o chefe da sinagoga, indignado por ver que Jesus fazia uma cura ao sábado, disse à multidão: «Seis dias há, durante os quais se deve trabalhar. Vinde, pois, nesses dias, para serdes curados e não em dia de sábado.» Replicou-lhe o Senhor: «Hipócritas, não solta cada um de vós, ao sábado, o seu boi ou o seu jumento da manjedoura e o leva a beber? E esta mulher, que é filha de Abraão, presa por Satanás há dezoito anos, não devia libertar-se desse laço, a um sábado?» Dizendo isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e a multidão alegrava-se com todas as maravilhas que Ele realizava.
Da Bíblia Sagrada
Jesus não escolhe o dia para fazer o bem... E nós?! Será que condicionamos o nosso tempo para praticar boas acções?
Jesus, dá-nos a tua mão para que sejamos bons no nosso dia-a-dia. Não nos deixes cair na tentação da maldade.
Evangelho segundo S. Lucas 12,54-59. Dizia também às multidões: «Quando vedes uma nuvem levantar-se do poente, dizeis logo: “Vem lá a chuva”; e assim sucede.
E quando sopra o vento sul, dizeis: “Vai haver muito calor”; e assim acontece.
Hipócritas, sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu; como é que não sabeis reconhecer o tempo presente?»
«Porque não julgais por vós mesmos, o que é justo?
Por isso, quando fores com o teu adversário ao magistrado, procura resolver o assunto no caminho, não vá ele entregar-te ao juiz, o juiz entregar-te ao oficial de justiça e o oficial de justiça meter-te na prisão.
Digo-te que não sairás de lá, antes de pagares até ao último centavo.»
__,,__
Viver o dia-a-dia, tal como Jesus, por Amor. Aproveitar o tempo presente para nos reconciliarmos com todos os nossos “adversários”, como um verdadeiro acto de Amor, ainda que nos doa ou fira o orgulho humano, traz-nos uma recompensa de Deus muito maior no momento do nosso encontro com Ele.
__________________
Proposta dia 22 Out
Evangelho segundo S. Lucas 12,49-53. «Eu vim lançar fogo sobre a terra; e como gostaria que ele já se tivesse ateado!
Tenho de receber um baptismo, e que angústias as minhas até que ele se realize!
Julgais que Eu vim estabelecer a paz na Terra? Não, Eu vo-lo digo, mas antes a divisão.
Porque, daqui por diante, estarão cinco divididos numa só casa: três contra dois e dois contra três;
vão dividir-se: o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.»
Arriscados:
Já temos pouco tempo para, no trabalho, hoje, fazermos boas acções!
Apesar do cansaço a esta hora, lembremo-nos ainda de alguém que podemos ajudar! De algum comentário que possamos fazer e que traga o Amor ou um sorriso ao à nossa volta! Ou, simplesmente, lembremo-nos que o nosso trabalho tem que ser perfeito, porque não é para o nosso chefe, mas é para Deus!