«Mas, quando virdes Jerusalém sitiada por exércitos, ficai sabendo que a sua ruína está próxima. Então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade retirem-se; e os que estiverem no campo não voltem para a cidade, pois esses dias serão de punição, a fim de se cumprir tudo quanto está escrito. Ai das que estiverem grávidas e das que estiverem a amamentar naqueles dias, porque haverá uma terrível angústia no país e um castigo contra este povo. Serão passados a fio de espada, serão levados cativos para todas as nações; e Jerusalém será calcada pelos gentios, até se completar o tempo dos pagãos.» «Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas; e, na Terra, angústia entre os povos, aterrados com o bramido e a agitação do mar; os homens morrerão de pavor, na expectativa do que vai acontecer ao universo, pois as forças celestes serão abaladas. Então, hão-de ver o Filho do Homem vir numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, cobrai ânimo e levantai a cabeça, porque a vossa redenção está próxima.»
Bom dia Arriscados,
Nesta leitura, parece que Deus é descrito como castigador e como alguém que vem para nos punir pelos pecados cometidos. Eu não acredito num Deus castigador... Sei que Ele não é assim, muito pelo contrário! Deu-nos aquilo que normalmente custa mais a um Pai dar aos seus filhos, que foi o dom de podermos escolher por nós próprios, mesmo que as nossas escolhas nos prejudiquem, ou nos magoem. Não deve haver nada pior para um pai, que ver os seus filhos lutarem entre eles.
Acredito sim que O devemos temer, se o temor for "reverência" por Ele ser nosso Pai e Criador.
Para o dia de hoje proponho-vos que se mantenham cristãos, com ânimo e cabeça levantada, porque é necessário preparar a chegada de Cristo, primeiro nos nossos coraçoes e depois para o mundo inteiro.
«Mas, antes de tudo, vão deitar-vos as mãos e perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e metendo-vos nas prisões; hão-de conduzir-vos perante reis e governadores, por causa do meu nome. Assim, tereis ocasião de dar testemunho. Gravai, pois, no vosso coração, que não vos deveis preocupar com a vossa defesa, porque Eu próprio vos darei palavras de sabedoria, a que não poderão resistir ou contradizer os vossos adversários. Sereis entregues até pelos pais, irmãos, parentes e amigos. Hão-de causar a morte a alguns de vós e sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas não se perderá um só cabelo da vossa cabeça. Pela vossa constância é que sereis salvos.»
Da Bíblia Sagrada
Realmente no nosso dia-a-dia cada vez mais esta perseguição se manifesta, somos cada vez menos e muitos com medo de defender Cristo e a Igreja.
Rezemos por todos os mártires da história da humanidade e por nós próprios, para que tenhamos sempre a coragem de Amar a Cristo sobre todas as coisas e consigamos ser Apóstolos dos tempos modernos.
(Lc 21, 5-11) Naquele tempo, comentavam alguns que o templo estava ornado com belas pedras e piedosas ofertas. Jesus disse-lhes: «Dias virão em que, de tudo o que estais a ver, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído». Eles perguntaram-Lhe: «Mestre, quando sucederá isto? Que sinal haverá de que está para acontecer?». Jesus respondeu: «Tende cuidado; não vos deixeis enganar, pois muitos virão em meu nome e dirão: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não os sigais. Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis: é preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim». Disse-lhes ainda: «Há-de erguer-se povo contra povo e reino contra reino. Haverá grandes terramotos e, em diversos lugares, fomes e epidemias. Haverá fenómenos espantosos e grandes sinais no céu».
Queridos Arriscados,
Confesso que me apetecia muito um terramoto, uma epidemia, uma fome. Mas por dentro.
"Não ficará pedra sobre pedra" Só consigo imaginar que isto aconteça para que se edifique um templo melhor. Tenho fome desse templo.
Hoje queria pedir que não fosse necessário um terramoto para acordarmos, que não fossem necessárias as guerras entre os povos nem os conflitos entre os irmãos para que nasça um templo melhor.
quero pedir-te Jesus que me dês força e ânimo para construir o Teu templo todos os dias. O tempo está próximo, o tempo é este.
Evangelho segundo S. Lucas 17,26-37. Como sucedeu nos dias de Noé, assim sucederá também nos dias do Filho do Homem:
comiam, bebiam, os homens casavam-se e as mulheres eram dadas em casamento, até ao dia em que Noé entrou na Arca e veio o dilúvio, que os fez perecer a todos.
O mesmo sucedeu nos dias de Lot: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, construíam;
mas, no dia em que Lot saiu de Sodoma, Deus fez cair do céu uma chuva de fogo e enxofre, que os matou a todos.
Assim será no dia em que o Filho do Homem se revelar.
Nesse dia, quem estiver no terraço e tiver as suas coisas em casa não desça para as tirar; e, do mesmo modo, quem estiver no campo não volte atrás.
Lembrai-vos da mulher de Lot.
Quem procurar salvar a vida, há-de perdê-la; e quem a perder, há-de conservá-la.
Digo-vos que, nessa noite, estarão dois numa cama: um será tomado e o outro será deixado.
Duas mulheres estarão juntas a moer: uma será tomada e a outra será deixada.
Dois homens estarão no campo: um será tomado e o outro será deixado.»
Tomando a palavra, os discípulos disseram-lhe: «Senhor, onde sucederá isso?» Respondeu-lhes: «Onde estiver o corpo, lá se juntarão também os abutres.»
"Quem procurar salvar a vida vai perdê-la; e quem a perder vai salvá-la". Perder a vida neste mundo é libertar-se do apego às riquezas e ao poder e encontrar-se no caminho de Jesus.
Pai, dá-me suficiente sensatez para não buscar segurança e salvação nos bens deste mundo, pois só as encontro junto de ti, na obediência fiel à tua vontade.
“Interrogado pelos fariseus sobre quando chegaria o Reino de Deus, Jesus respondeu-lhes: «O Reino de Deus não vem de maneira ostensiva. Ninguém poderá afirmar: 'Ei-lo aqui' ou 'Ei-lo ali', pois o Reino de Deus está entre vós.» Depois, disse aos discípulos: «Tempo virá em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não o vereis. Vão dizer-vos: 'Ei-lo ali', ou então: 'Ei-lo aqui.' Não queirais ir lá nem os sigais. Porque, como o relâmpago, ao faiscar, brilha de um extremo ao outro do céu, assim será o Filho do Homem no seu dia. Mas, primeiramente, Ele tem de sofrer muito e ser rejeitado por esta geração.”
Hoje, peçamos ao Pai que nos abra os olhos para que possamos perceber, na pessoa e no ministério de Jesus, a presença do seu Reino na nossa História. E, reconhecendo-O, nos deixemos guiar por Ele.