Proposta arriscada 30 Maio
Evangelho segundo S. Mateus 11,25-30.
Naquela ocasião, Jesus tomou a palavra e disse: «Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque isso foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai; e ninguém conhece o Filho senão o Pai, como ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.» «Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.»
Senhor, dá-nos força para queremos um coração manso, para desejarmos um coração humilde; Senhor, liberta-nos de todas as seguranças, de todas as certezas, de todas as razões, que não sejam a confiança e a entrega de quem é pequenino e de Ti tudo espera e em Ti tudo confia.
Hoje pedia que rezássemos por todos os que temos medo e os que resistimos e por todos os que lendo esta passagem, nos impressionamos mais com o "jugo" do que com a suavidade, com o "fardo" do que com a leveza.
Bendito seja Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua mãe, Maria Santíssima.
Proposta arriscada 29 Março
Evangelho segundo S. Marcos 10,46-52.
Chegaram a Jericó. Quando ia a sair de Jericó com os seus discípulos e uma grande multidão, um mendigo cego, Bartimeu, o filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho. E ouvindo dizer que se tratava de Jesus de Nazaré, começou a gritar e a dizer: «Jesus, filho de David, tem misericórdia de mim!» Muitos repreendiam-no para o fazer calar, mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem misericórdia de mim!» Jesus parou e disse: «Chamai-o.» Chamaram o cego, dizendo-lhe: «Coragem, levanta-te que Ele chama-te.» E ele, atirando fora a capa, deu um salto e veio ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: «Que queres que te faça?» «Mestre, que eu veja!» respondeu o cego. Jesus disse-lhe: «Vai, a tua fé te salvou!» E logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho.
Também nós devemos dizer, todos os dias, «Jesus, filho de David, tem misericórdia de mim!». Muitas vezes não acreditamos que, se pedirmos algo com Fé, em oração, Deus não ficará indiferente. Também nós devemos deixar para trás as nossas “capas”, tudo o que nos atrasa na caminhada ao encontro de Cristo, e também pedir para que Ele cure a nossa cegueira, para que O possamos ver com clareza nas nossas vidas.
Proponho que rezemos, especialmente, pelos não crentes e pelo dom da Fé.
Gonçalo M
Proposta arriscada e Ajuda de Berço
Evangelho segundo S. Marcos 10,32-45.
Iam a caminho, subindo para Jerusalém, e Jesus seguia à frente deles. Estavam espantados, e os que seguiam estavam cheios de medo. Tomando de novo os Doze consigo, começou a dizer-lhes o que lhe ia acontecer: «Eis que subimos a Jerusalém e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei, e eles vão condená-lo à morte e entregá-lo aos gentios. E hão-de escarnecê-lo, cuspir sobre Ele, açoitá-lo e matá-lo. Mas, três dias depois, ressuscitará.» Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: «Mestre, queremos que nos faças o que te pedimos.» Disse-lhes: «Que quereis que vos faça?» Eles disseram: «Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda.» Jesus respondeu: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu bebo e receber o baptismo com que Eu sou baptizado?» Eles disseram: «Podemos, sim.» Jesus disse-lhes: «Bebereis o cálice que Eu bebo e sereis baptizados com o baptismo com que Eu sou baptizado; mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não pertence a mim concedê-lo: é daqueles para quem está reservado.» Os outros dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João. Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis como aqueles que são considerados governantes das nações fazem sentir a sua autoridade sobre elas, e como os grandes exercem o seu poder. Não deve ser assim entre vós. Quem quiser ser grande entre vós, faça-se vosso servo e quem quiser ser o primeiro entre vós, faça-se o servo de todos. Pois também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por todos.»
Da Bíblia Sagrada
Quantas vezes somos desafiados pelo egoísmo e pelo caminho mais fácil mas também o mais incorrecto?
Vamos ter o nosso lugar, a Seu lado, mas cabe a cada um de nós, ter consciência que é através da prática da partilha, do amor e do Bem que atingiremos a plenitude.
Desafio a todos a tentarem ser melhores a cada dia que passe para que sejamos merecedores da paz eterna.
Demos graças por tudo de bom que temos e pela comida que nunca nos falta.
____________________
Acabei de vir da Ajuda de Berço e eles precisam de fraldas dos 9 aos 15 kg urgentemente.
Quem quiser ajudar seguem os contactos:
Sandra Anastácio
Telf:.21 362 82 76
Fax: 21 362 82 75
e-mail: sandraanastacio@sapo.pt
ou
ajudadeberco@ajudadeberco.pt
Podem também enviar donativos ou apadrinhar crianças.
Proposta arriscada 27 Maio
Naquele tempo, Pedro disse a Jesus: «Eis que nós deixámos tudo e Te seguimos». Jesus respondeu: «Eu vos garanto: quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, filhos, campos, por causa de Mim e da Boa Notícia, vai receber cem vezes mais. Agora, durante esta vida, vai receber casas, irmãos, irmãs, mãe, filhos e campos, juntamente com perseguições. E, no mundo futuro, vai receber a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros».
O que é que o Senhor me está a querer dizer?
Hoje quero pedir ao Senhor que nos ajude a ser pequeninos, a ser simples, a ser confiantes.
Quero também agradecer-Lhe toda a força que nos dá nos momentos mais difíceis, nos momentos mais confusos e de maior incompreensão!
Filipa B
Proposta arriscada 26 Maio
Evangelho segundo S. Marcos 10,17-27. Quando se punha a caminho, alguém correu para Ele e ajoelhou-se, perguntando: «Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?» Jesus disse: «Porque me chamas bom? Ninguém é bom senão um só: Deus. Sabes os mandamentos: Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho, não defraudes, honra teu pai e tua mãe.» Ele respondeu: «Mestre, tenho cumprido tudo isso desde a minha juventude.» Jesus, fitando nele o olhar, sentiu afeição por ele e disse: «Falta-te apenas uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu; depois, vem e segue-me.» Mas, ao ouvir tais palavras, ficou de semblante anuviado e retirou-se pesaroso, pois tinha muitos bens. Olhando em volta, Jesus disse aos discípulos: «Quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que têm riquezas!» Os discípulos ficaram espantados com as suas palavras. Mas Jesus prosseguiu: «Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.» Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode, então, salvar-se?» Fitando neles o olhar, Jesus disse-lhes: «Aos homens é impossível, mas a Deus não; pois a Deus tudo é possível.» Da Bíblia SagradaPenso nesta passagem da bíblia várias vezes... Rica ou não, a verdade é que uma ida minha a um restaurante é metade de um salário de um dos meus empregados (aqui em Maputo)...
Deus não quer que sejamos pobres porque os outros são pobres... mas não quer que sejamos egoístas e ignoremos o que se passa à nossa volta. Peço a Deus que nos mantenha "alertos" aos sinais à nossa volta e que possamos ser uma "fonte de riqueza" através dos nossos gestos de solidariedade.
Peço hoje pelas vítimas da crueldade da xenófobia em África do Sul, para que Deus ampare estas famílias.
Clint R
Proposta arriscada 23 Maio
Evangelho segundo S. Marcos 10,1-12.
Saindo dali, foi para a região da Judeia, para além do Jordão. As multidões agruparam-se outra vez à volta dele, e outra vez as ensinava, como era seu costume.
Aproximaram-se uns fariseus e perguntaram-lhe, para o experimentar, se era lícito ao marido divorciar-se da mulher.
Ele respondeu-lhes: «Que vos ordenou Moisés?»
Disseram: «Moisés mandou escrever um documento de repúdio e divorciar-se dela.»
Jesus retorquiu: «Devido à dureza do vosso coração é que ele vos deixou esse preceito.
Mas, desde o princípio da criação, Deus fê-los homem e mulher.
Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher,
e serão os dois um só. Portanto, já não são dois, mas um só.
Pois bem, o que Deus uniu não o separe o homem.»
De regresso a casa, de novo os discípulos o interrogaram acerca disto.
Jesus disse: «Quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério contra a primeira.
E se a mulher se divorciar do seu marido e casar com outro, comete adultério.»
__,,__
Às namoradas e namorados arriscados, às noivas e noivos arriscados, às mulheres e maridos arriscados, a todos nós que optamos segui-Lo: Jesus convida-nos hoje a experimentar o Amor!
O seu principal mandamento, a sua principal mensagem, toda a sua vida... centrada no Amor! O Amor que ele teve por nós, pede-nos então agoa que ousemos e vivamos nele.
Arriscamos?
Proponho que hoje todos nós nos sintamos obrigados a demonstrar uma qualquer manifestação deste Amor, com os namorados, noivos, maridos, amigos, familiares... e rezar com Jesus pedindo que no Seu amor nos aproximemos dele!
Bom fim-de-semana
Francisco S
Proposta arriscada 20 Maio
Terça-feira, dia 20 de Maio de 2008
São Bernardino de Sena, presbítero, +1444
Marcos 9,30-37.
Partindo dali, atravessaram a Galileia, e Jesus não queria que ninguém o
soubesse,
porque ia instruindo os seus discípulos e dizia-lhes: «O Filho do Homem vai
ser entregue nas mãos dos homens que o hão-de matar; mas, três dias depois
de ser morto, ressuscitará.»
Mas eles não entendiam esta linguagem e tinham receio de o interrogar.
Chegaram a Cafarnaúm e, quando estavam em casa, Jesus perguntou: «Que
discutíeis pelo caminho?»
Ficaram em silêncio porque, no caminho, tinham discutido uns com os outros
sobre qual deles era o maior.
Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: «Se alguém quiser ser o primeiro,
há-de ser o último de todos e o servo de todos.»
E, tomando um menino, colocou-o no meio deles, abraçou-o e disse-lhes:
«Quem receber um destes meninos em meu nome é a mim que recebe; e quem me
receber, não me recebe a mim mas àquele que me enviou.»
Senhor Jesus, hoje queria pedir-te para me ensinares a ser o último, o mais pequenino, o mais humilde. Às vezes é difícil querer ser o pequenino, porque todos querem ser o maior. Mas eu quero procurar-Te a Ti e assim é que serei o primeiro.
Queria dar-te graças pelas meninas e meninos que existem nas nossas vidas que nos ensinam a ser como Tu.
Um dia "arriscado" para todos!
Proposta arriscada 19 Maio
Hoje a Igreja celebra : Santo Ivo, presbítero, +1303, padroeiro dos advogados, Santa Rafaela Maria, virgem, fundadora, +1925
Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Hermas : «Eu creio! Ajuda a minha pouca fé!»
Evangelho segundo S. Marcos 9,14-29.
Ia ter com os seus discípulos, quando viu em torno deles uma grande multidão e uns doutores da Lei a discutirem com eles. Assim que viu Jesus, toda a multidão ficou surpreendida e acorreu a saudá-lo. Ele perguntou: «Que estais a discutir uns com os outros?» Alguém de entre a multidão disse-lhe: «Mestre, trouxe-te o meu filho que tem um espírito mudo. Quando se apodera dele, atira-o ao chão, e ele põe-se a espumar, a ranger os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que o expulsassem, mas eles não conseguiram.» Disse Jesus: «Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos hei-de suportar? Trazei-mo cá.» E levaram-lho. Ao ver Jesus, logo o espírito sacudiu violentamente o jovem, e este, caindo por terra, começou a estrebuchar, deitando espuma pela boca. Jesus perguntou ao pai: «Há quanto tempo lhe sucede isto?» Respondeu: «Desde a infância; e muitas vezes o tem lançado ao fogo e à água, para o matar. Mas, se podes alguma coisa, socorre-nos, tem compaixão de nós.» «Se podes...! Tudo é possível a quem crê», disse-lhe Jesus. Imediatamente o pai do jovem disse em altos brados: «Eu creio! Ajuda a minha pouca fé!» Vendo, Jesus, que acorria muita gente, ameaçou o espírito maligno, dizendo: «Espírito mudo e surdo, ordeno-te: sai do jovem e não voltes a entrar nele.» Dando um grande grito e sacudindo-o violentamente, saiu. O jovem ficou como morto, a ponto de a maioria dizer que tinha morrido. Mas, tomando-o pela mão, Jesus levantou-o, e ele pôs-se de pé. Quando Jesus entrou em casa, os discípulos perguntaram-lhe em particular: «Porque é que nós não pudemos expulsá-lo?» Respondeu: «Esta casta de espíritos só pode ser expulsa à força de oração.»
Quantas vezes também temos este espirito dentro de nós que não nos deixa ouvir nem falar?????
E Ele responde tudo é possível a quem CRÊ!!!!!!!!!!! E só é possível expulsá-lo com a Oração…
Vamos rezar por todos os que desde de infância tem esse espirito dentro deles e por nós que por vezes também temos esse espirito, para que o possamos expulsá-lo…….
Boa semana de trabalho…………………..
Paulo P
Proposta arriscada 16 Maio
Evangelho segundo S. Marcos 8,34-38.9,1.
Chamando a si a multidão, juntamente com os discípulos, disse-lhes: «Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Na verdade, quem quiser salvar a sua vida, há-de perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, há-de salvá-la. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Ou que pode o homem dar em troca da sua vida? Pois quem se envergonhar de mim e das minhas palavras entre esta geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.» Disse-lhes também: «Em verdade vos digo que alguns dos aqui presentes não experimentarão a morte sem terem visto o Reino de Deus chegar em todo o seu poder.»
Comentário:
Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me
Quem quiser salvar a sua vida, há-de perdê-laSe alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me
Quem quiser salvar a sua vida, há-de perdê-laSe alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me
Quem quiser salvar a sua vida, há-de perdê-laSe alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me
Quem quiser salvar a sua vida, há-de perdê-laSe alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me
Quem quiser salvar a sua vida, há-de perdê-laSe alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me
Quem quiser salvar a sua vida, há-de perdê-laSe alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me
Quem quiser salvar a sua vida, há-de perdê-lanão é fácil, mas é assim... obrigada Jesus por nos mostrares o caminho
Sofia C
Proposta arriscada 15 Maio
Marcos 8,27-33.
Jesus partiu com os discípulos para as aldeias de Cesareia de Filipe.
No caminho, fez aos discípulos esta pergunta:
«Quem dizem os homens que Eu sou?»
Disseram-lhe: «João Baptista; outros, Elias; e outros, que és um dos profetas.»
«E vós, quem dizeis que Eu sou?»
perguntou-lhes. Pedro tomou a palavra,
e disse: «Tu és o Messias.»
Ordenou-lhes, então, que não dissessem isto a ninguém.
Começou, depois, a ensinar-lhes que o Filho do Homem tinha de sofrer muito
e ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos doutores da
Lei, e ser morto e ressuscitar depois de três dias.
E dizia claramente estas coisas. Pedro, desviando-se com Ele um pouco,
começou a repreendê-lo.
Mas Jesus, voltando-se e olhando para os discípulos, repreendeu Pedro,
dizendo-lhe: «Vai-te da minha frente, Satanás, porque os teus pensamentos
não são os de Deus, mas os dos homens.»
Da Bíblia Sagrada
Passaram 2000 anos.
2000 anos que Jesus disse aos discípulos que ia sofrer, ser rejeitado, morrer e RESSUSCITAR!
2000 anos que Pedro, iluminado pelo Espírito Santo, disse «Tu é o Messias».
E nós? Acreditamos mesmo nisto?
Vivemos a nossa vida de acordo com esta verdade?
E dizemos aos outros que Ele é o Messias?
Jesus, ajuda nos a anunciar, sem medo, sem barulho, sem “espalhafato”.
Ensina nos a anunciar com a vida, com um sorriso, com a atenção a quem está ao nosso lado.
Maria P
Proposta arriscada 14 Maio
Evangelho segundo S. João 15,9-17.
«Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor. Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa. É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei. Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, visto que um servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei- -vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi ao meu Pai. Não fostes vós que me escolhes-tes; fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça; e assim, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo concederá. É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros.»
Ana Sofia, Maria do Rosário, Erica, Sérgio, Luís, Carmo, Mariana, Madalena, Susana, Teresa, Rita, Nuno, Teté, Isabel, Pipos, Joana, Madalena, Sara, Maria, Tita, Zezé, Nico, Sofia, Paulo, Gustavo, Bernardo, Francisco, Marta, Pipas, Ana, Gonçalo, Pedro, Inês,
Respirem fundo:
Não fomos nós que O escolhemos, Foi Ele que nos escolheu a nós e nos destinou a ir e dar fruto, e fruto que permaneça.
Bom dia, Jesus. Obrigada por gostares tanto de mim, de nós todos, sempre. Ajuda-me e ajuda cada um de nós a viver com essa certeza, todos os dias. E a deixar entornar esse Teu amor à nossa volta, com humlidade e alegria, como Tu mostraste. Aponta para Ti os nossos olhos e os nossos corações. Fica connosco. Nós queremos permanecer em Ti.
Proposta Arriscada 13 Maio
Evangelho segundo S. Marcos 8,14-21.
Os discípulos tinham-se esquecido de levar pães e só traziam um pão no barco.
Jesus começou a avisá-los, dizendo: «Olhai: tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.»
E eles discorriam entre si: «Não temos pão.»
Mas Ele, percebendo-o, disse: «Porque estais a discorrer que não tendes pão? Ainda não entendestes nem compreendestes? Tendes o vosso coração endurecido?
Tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis? E não vos lembrais
de quantos cestos cheios de pedaços recolhestes, quando parti os cinco pães para aqueles cinco mil?» Responderam: «Doze.»
«E quando parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de bocados recolhestes?» Responderam: «Sete.»
Disse-lhes então: «Ainda não compreendeis?»
«Ainda não compreendeis?»
Porque é que nos custa tanto compreender? Quantas vezes não duvidamos da Palavra de Deus mesmo quando sabemos que o caminho é Aquele?
Senhor fazei de nós instrumento da Tua Fé. Fazei com que não duvidemos da Tua Palavra nos obstáculos diários da nossa vida.
Nossa Senhora de Fátima hoje queria pedir por todos os que sofrem e não têm Fé, para que com as nossas orações possamos ajuda-los a encontrar a Palavra de Deus.
Um bom resto de semana.
Nico
Proposta arriscada 9 Maio
Evangelho segundo S. João 21,15-19.
Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, tu amas-me mais do que estes?» Pedro respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo.» Jesus disse-lhe: «Apascenta os meus cordeiros.» Voltou a perguntar-lhe uma segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-me?» Ele respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo.» Jesus disse-lhe: «Apascenta as minhas ovelhas.» E perguntou-lhe, pela terceira vez: «Simão, filho de João, tu és deveras meu amigo?» Pedro ficou triste por Jesus lhe ter perguntado, à terceira vez: 'Tu és deveras meu amigo?' Mas respondeu-lhe: «Senhor, Tu sabes tudo; Tu bem sabes que eu sou deveras teu amigo!» E Jesus disse-lhe: «Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais novo, tu mesmo atavas o cinto e ias para onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as mãos e outro te há-de atar o cinto e levar para onde não queres.» E disse isto para indicar o género de morte com que ele havia de dar glória a Deus. Depois destas palavras, acrescentou: «Segue-me!»
Da Bíblia Sagrada
Perdoa sempre. Ama-nos sempre.…. Negamos e negamos Jesus em tantos momentos de fraqueza e Ele não só nos perdoa, como nos envia a ser seus apóstolos. A nós, a cada 1 de nós, em toda a nossa pequenez, confia em nós. Confiamos Nele?
No dia de Santa Catarina de Bolonha, rezamos pelos mais necessitados e os doentes
Catarina L
Proposta arriscada 8 Maio
Evangelho segundo S. João 17,20-26.
Não rogo só por eles, mas também por aqueles que hão-de crer em mim, por meio da sua palavra, para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti; para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste. Eu dei-lhes a glória que Tu me deste, de modo que sejam um, como Nós somos Um. Eu neles e Tu em mim, para que eles cheguem à perfeição da unidade e assim o mundo reconheça que Tu me enviaste e que os amaste a eles como a mim. Pai, quero que onde Eu estiver estejam também comigo aqueles que Tu me confiaste, para que contemplem a minha glória, a glória que me deste, por me teres amado antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas Eu conheci-te e estes reconheceram que Tu me enviaste. Eu dei-lhes a conhecer quem Tu és e continuarei a dar-te a conhecer, a fim de que o amor que me tiveste esteja neles e Eu esteja neles também.»
Da Bíblia Sagrada
Ao ler o Evangelho comecei a pensar nas minhas atitudes do dia-a-dia e reparei que são tantas as vezes que tenho oportunidade de O dar a conhecer e que opto por ficar em silêncio, por uma questão de comodidade…
Hoje peço por todos nós, para que sejamos capazes de dar a conhecer o Pai e para que sejamos exemplo do amor que Deus nos dá.
Maria L
Proposta arriscada 7 Maio
Hoje a Igreja celebra : Santa Flávia Domitila, Virgem e Mártir, séc. I, Nossa Senhora dos Desamparados
Evangelho segundo S. João 17,11-19.
Doravante já não estou no mundo, mas eles estão no mundo, e Eu vou para ti. Pai santo, Tu que a mim te deste, guarda-os em ti, para serem um só, como Nós somos! Enquanto estava com eles, Eu guardava-os em ti, em ti que a mim te deste. Guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o homem da perdição, cumprindo-se desse modo a Escritura. Mas agora vou para ti e, ainda no mundo, digo isto para que eles tenham em si a plenitude da minha alegria. Entreguei-lhes a tua palavra, e o mundo odiou-os, porque eles não são do mundo, como também Eu não sou do mundo. Não te peço que os retires do mundo, mas que os livres do Maligno. De facto, eles não são do mundo, como também Eu não sou do mundo. Faz que eles sejam teus inteiramente, por meio da Verdade; a Verdade é a tua palavra. Assim como Tu me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo, e por eles totalmente me entrego, para que também eles fiquem a ser teus inteiramente, por meio da Verdade.
É estranho pensar que alguém se teve de perder para se cumprir a Escritura... Quando cada um se perde, o que está a cumprir? Cumpre-se a certeza do amor no reencontro. Cumpre-se a certeza de que não somos do Mundo, somos de Deus.
Rezo hoje pelos desamparados, perdidos, sem rumo.
Sara
(duas) Propostas arriscadas para 6 Maio
«Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: "Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.
3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.
6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste.
9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti".» Jo 17, 1-11a
«Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro»
E eu, "levo" a vida eterna aos outros, dando-O a conhecer, pelo meu exemplo?
Joana LM
“Doravante já não estou no mundo, mas eles estão no mundo, e Eu vou para ti. (...) guarda-os em ti, para serem um só, como Nós somos!”
Senhor,
Guardas-nos do mal e abre-nos os olhos para o bem.
Peço pelo Martim e por todas as crianças doentes e também pelos que têm vícios... sejam eles quais forem.
Com Maria, oremos ao Senhor (que este é o mês da Nossa Mãe)
Sara
Proposta arriscada 2 Maio
Jo 16, 20-23ª
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
«Em verdade, em verdade vos digo:
Chorai e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrará.
Estais tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria.
A mulher, quando está para ser mãe, sente angústia, porque chegou a sua hora.
Mas depois que deu à luz um filho já não se lembra do sofrimento,
pela alegria de ter dado um homem ao mundo.
Também vós agora estais tristes;
mas Eu hei-de ver-vos de novo e o vosso coração se alegrará
e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria.
Nesse dia, não Me fareis nenhuma pergunta»
Querido Jesus:
que nós saibamos passar os momentos de tristeza e angústia com dignidade, serenidade
e com o coração cheio de esperança nessa alegria que sabemos que só Tu nos podes dar.
Proposta arriscada:
mesmo que estejamos nestes dias menos bons, estarmos atentos a quem estiver triste ao nosso lado
e levar-lhe um pouco de alegria ou esperança por um pequeno gesto ou palavra.
Pipos