E disse-lhes uma comparação: «Reparai na figueira e nas restantes árvores. Quando começam a deitar rebentos, ao vê-los, ficais a saber que o Verão está próximo. Assim também, quando virdes essas coisas, conhecereis que o Reino de Deus está próximo. Em verdade vos digo: Não passará esta geração sem que tudo se cumpra. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão-de passar.»
Comentários:
a. A acrescentar ao Evangelho:
“Feliz daquele que vive por Ele, que é movido por Ele, em quem Ele é a existência. Perguntar-me-eis: se não se conseguem descobrir os sinais da Sua vinda, como foi que eu soube que Ele estava presente? É que Ele é vivo e eficaz.” Temos-Lhe confiado a nossa Vida como devemos e que no fundo é o que queremos?
b. Sugiro que rezemos uma Avé Maria pelas nossas amizades, para que tenhamos capacidade de levar os que nos são mais próximos e os que nos são menos próximos, sempre mais perto de Deus. Que esta Confiança seja uma característica nossa!
Lucas 21,20-28. «Mas, quando virdes Jerusalém sitiada por exércitos, ficai sabendo que a sua ruína está próxima. Então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade retirem-se; e os que estiverem no campo não voltem para a cidade, pois esses dias serão de punição, a fim de se cumprir tudo quanto está escrito. Ai das que estiverem grávidas e das que estiverem a amamentar naqueles dias, porque haverá uma terrível angústia no país e um castigo contra este povo. Serão passados a fio de espada, serão levados cativos para todas as nações; e Jerusalém será calcada pelos gentios, até se completar o tempo dos pagãos.» «Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas; e, na Terra, angústia entre os povos, aterrados com o bramido e a agitação do mar; os homens morrerão de pavor, na expectativa do que vai acontecer ao universo, pois as forças celestes serão abaladas. Então, hão-de ver o Filho do Homem vir numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, cobrai ânimo e levantai a cabeça, porque a vossa redenção está próxima.»
Senti-me aflito ao ler esta Leitura porque as Palavras do Senhor são incrivelmente actuais, à luz de conflitos étnicos como no Darfur, actos de terrorismo como os de ontem em Bombaim ou o aquecimento global e as preocupações crescentes com a subida do nível do mar. No entanto, e também porque a noção de tempo do Senhor é bem diferente da nossa (para nós a eternidade ainda é um conceito demasiado abstracto), penso que importa olhar para a última frase: "Quando estas coisas começarem a acontecer, cobrai ânimo e levantai a cabeça, porque a vossa redenção está próxima."
Esta redenção vem para nós, filhos de Deus, para todos os injustiçados, sofredores, vítimas, inocentes, enfermos, necessitados e para todos aqueles que procuram seguir a Sua Palavra e amar como Deus amou. Noutra altura, o Senhor afirmou também que a morte virá como um ladrão, escondida.
Preparemo-nos então para esta redenção em qualquer hora, para que ela venha em boa hora.
Convido-vos a pensarmos num momento em tudo o que gostaríamos de mudar na nossa vida, se soubéssemos que Jesus vinha agora.
«Mas, antes de tudo, vão deitar-vos as mãos e perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e metendo-vos nas prisões; hão-de conduzir-vos perante reis e governadores, por causa do meu nome. Assim, tereis ocasião de dar testemunho. Gravai, pois, no vosso coração, que não vos deveis preocupar com a vossa defesa, porque Eu próprio vos darei palavras de sabedoria, a que não poderão resistir ou contradizer os vossos adversários. Sereis entregues até pelos pais, irmãos, parentes e amigos. Hão-de causar a morte a alguns de vós e sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas não se perderá um só cabelo da vossa cabeça. Pela vossa constância é que sereis salvos.»
Da Bíblia Sagrada
BOM DIA................
Temos que ter a confiança de que Ele estará sempre ao nosso lado; nos momentos bons a "festejar" connosco, nos momentos dificeis estará a apoiar-nos e a amparar-nos, bem sabemos que são os momentos em que não O conseguimos ver ou de sentir a Sua presença ao nosso lado, mas Ele está e estará sempre lá.......... Vamos rezar um Pai Nosso como forma de agradecimento por Ele estar sempre ao nosso lado.
Como alguns falassem do templo, dizendo que estava adornado de belas pedras e de ofertas votivas, respondeu: «Virá o dia em que, de tudo isto que estais a contemplar, não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.»
Perguntaram-lhe, então: «Mestre, quando sucederá isso? E qual será o sinal de que estas coisas estão para acontecer?» Ele respondeu: «Tende cuidado em não vos deixardes enganar, pois muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu'; e ainda: 'O tempo está próximo.' Não os sigais. Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis; é necessário que estas coisas sucedam primeiro, mas não será logo o fim.» Disse-lhes depois: «Há-de erguer-se povo contra povo e reino contra reino. Haverá grandes terramotos e, em vários lugares, fomes e epidemias; haverá fenómenos apavorantes e grandes sinais no céu.»
Meu querido jesus,
Destrói em nós o mundo de pecado, egoismo e exploraçao, e faz com que nasça um mundo novo. Denuncia os falsos messias. (Se estivermos em crise é preciso o dobro da atenção - aí os disfarses são sempre ainda mais apelativos.) Por favor ajuda-nos a não temer porque estamos contigo. Por favor ajuda-nos a construir o Nosso Reino. amén
Lucas 21,1-4. Levantando os olhos, Jesus viu os ricos deitarem no cofre do tesouro as suas ofertas. Viu também uma viúva pobre deitar lá duas moedinhas e disse: «Em verdade vos digo que esta viúva pobre deitou mais do que todos os outros; pois eles deitaram no tesouro do que lhes sobejava, enquanto ela, da sua indigência, deitou tudo o que tinha para viver.»
Da Bíblia Sagrada Se estas ofertas forem a nossa vida e o cofre do tesouro for Deus. Nós damos o que nos sobra (o tempo que nos sobra, só um bocadinho da nossa riqueza, só um bocado da nossa vontade de amar, só um bocado da nossa vida, só um bocadinho da nossa confiança)? Senhor, ensina-me a entregar-me inteira a Ti. Ensina-me a confiar totalmente em Ti. A dar-Te a minha vida toda. Dá-me esta confiança para que eu seja capaz de dar TUDO o que eu tenho para viver.
Depois, entrando no templo, começou a expulsar os vendedores. E dizia-lhes: «Está escrito: A minha casa será casa de oração; mas vós fizestes dela um covil de ladrões.» Ensinava todos os dias no templo, e os sumos sacerdotes e os doutores da Lei, assim como os chefes do povo, procuravam matá-lo. Não sabiam, porém, como proceder, pois todo o povo, ao ouvi-lo, ficava suspenso dos seus lábios.
“todo o povo, ao ouvi-lo, ficava suspenso dos seus lábios”. Que o Senhor nos dê a graça de estarmos perto dele, da Sua Palavra, “suspensos dos seus lábios”. De nos fascinarmos, de sermos conquistados por Ele. Que o Senhor entre nos nossos corações e os faça “mansos e humildes”. Hoje, em cinco minutos, podemos imaginar-nos no Templo a ouvir Jesus, fascinados, “suspensos dos seus lábios”, imaginar o que nos diz, e como essas palavras entram no nosso coração. Deixarmo-nos fascinar, e agradecer.
Hoje podemos também pedir ao Senhor que ilumine os que falam em nome dele, que o Espírito Santo desça sobre todos – os Padres, os missionários, mas também cada um de nós na sua vida – e nos inspire para que cada palavra dita em Seu nome, cada gesto Seu que repetimos, seja de amor, por amor.
Quando se aproximou, ao ver a cidade, Jesus chorou sobre ela e disse: «Se neste dia também tu tivesses conhecido o que te pode trazer a paz! Mas agora isto está oculto aos teus olhos. Virão dias para ti, em que os teus inimigos te hão-de cercar de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados; hão-de esmagar-te contra o solo, assim como aos teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, por não teres reconhecido o tempo em que foste visitada.»
Da Bíblia Sagrada
Jesus chora sobre Jerusalém, uma cidade que depois foi sitiada e devastada pela armada romana. Mas Jesus também chora por nós, que tantas vezes falhamos sabendo perfeitamente que não estamos no caminho escolhido por Ele para cada um de nós. Jesus chora porque sabe que o caminho errado vai nos fazer sofrer muito mais do que imaginamos.
Hoje quero pedir por todos os que não conseguem ver o caminho que Jesus traçou para nós. Quero pedir pelo dom da Fé e do Amor.
Tendo entrado em Jericó, Jesus atravessava a cidade. Vivia ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe de cobradores de impostos. Procurava ver Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. Correndo à frente, subiu a um sicómoro para o ver, porque Ele devia passar por ali. Quando chegou àquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa.» Ele desceu imediatamente e acolheu Jesus, cheio de alegria. Ao verem aquilo, murmuravam todos entre si, dizendo que tinha ido hospedar-se em casa de um pecador. Zaqueu, de pé, disse ao Senhor: «Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém em qualquer coisa, vou restituir-lhe quatro vezes mais.» Jesus disse-lhe: «Hoje veio a salvação a esta casa, por este ser também filho de Abraão; pois, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.»
Da Bíblia Sagrada
Costumo pensar nesta história do lado de Jesus. Quem sou eu para julgar os outros se Jesus não o faz? Quem sou eu para escolher em casa de quem me hospedo?
Hoje ocorreu-me ser Zaqueu… o “distraído” Zaqueu que está esquecido de Jesus mas que corre para o ver em cada Janela de oportunidade, o aceita porque ele bate à porta, e se arrepende. Passamos a vida a ser Zaqueus e Jesus passa a vida a bater à porta e a convidar-se a entrar. Gostava que experimentássemos convidá-lo em vez de sermos convidados.
Hoje rezamos pelas pessoas que estão longe das suas famílias.
“Quando se aproximavam de Jericó, estava um cego sentado a pedir esmola à beira do caminho. Ouvindo a multidão que passava, perguntou o que era aquilo. Disseram-lhe que era Jesus de Nazaré que ia a passar. Então, bradou: «Jesus, Filho de David, tem misericórdia de mim!» Os que iam à frente repreendiam-no, para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem misericórdia de mim!» Jesus parou e mandou que lho trouxessem. Quando o cego se aproximou, perguntou-lhe: «Que queres que te faça?» Respondeu: «Senhor, que eu veja!» Jesus disse-lhe: «Vê. A tua fé te salvou.» Naquele mesmo instante, recobrou a vista e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, ao ver isto, deu louvores a Deus.”
“Os que iam à frente repreendiam-no, para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais.”
Muitas vezes sentimos dificuldade em falar, temos muitas “coisas” à nossa volta que nos calam… nesses momentos é difícil mantermo-nos fiéis à nossa fé.
Proponho que durante esta semana nos lembremos deste Evangelho e que estejamos mais atentos aos pequenos pormenores do dia-a-dia, para não ficarmos calados e podermos espalhar a nossa Fé.
Como sucedeu nos dias de Noé, assim sucederá também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, os homens casavam-se e as mulheres eram dadas em casamento, até ao dia em que Noé entrou na Arca e veio o dilúvio, que os fez perecer a todos. O mesmo sucedeu nos dias de Lot: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, construíam; mas, no dia em que Lot saiu de Sodoma, Deus fez cair do céu uma chuva de fogo e enxofre, que os matou a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se revelar. Nesse dia, quem estiver no terraço e tiver as suas coisas em casa não desça para as tirar; e, do mesmo modo, quem estiver no campo não volte atrás. Lembrai-vos da mulher de Lot. Quem procurar salvar a vida, há-de perdê-la; e quem a perder, há-de conservá-la. Digo-vos que, nessa noite, estarão dois numa cama: um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão juntas a moer: uma será tomada e a outra será deixada. Dois homens estarão no campo: um será tomado e o outro será deixado.» Tomando a palavra, os discípulos disseram-lhe: «Senhor, onde sucederá isso?» Respondeu-lhes: «Onde estiver o corpo, lá se juntarão também os abutres.»
Da Bíblia Sagrada
Esta leitura assusta-me. Tenho andado a pensar que é tão fácil distrairmo-nos com as coisas da vida, dinheiro, trabalho, namorados, amigos, e esquecermo-nos de Deus, de fazer pequenos esforços e sacrifícios, para estarmos mais perto Dele.
Comemos, bebemos, compramos, vendemos… e vamo-nos afastando.
Proposta: Lembrarmo-nos Dele mais vezes ao longo do dia e fazermos-lhe um bocadinho de companhia.
Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: 'Está aqui' ou 'Está ali', porque o Reino de Deus está entre vós". 22E Jesus disse aos discípulos: "Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: 'Ele está ali' ou 'Ele está aqui'. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração". Lc 17, 20-25.
"o Reino de Deus está entre vós..."
Proposta para o dia: ao longo do dia, ao olhar para as pessoas, para as situações, para as paisagens... aperceber-me da construcção do Reino de Deus que se vai fazendo em nós e à nossa volta...(reparar em duas ou três situações concretas)
Disse, depois, aos discípulos: «É inevitável que haja escândalos; mas ai daquele que os causa! Melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma pedra de moinho e o lançassem ao mar, do que escandalizar um só destes pequeninos. Tende cuidado convosco! Se o teu irmão te ofender, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se te ofender sete vezes ao dia e sete vezes te vier dizer: 'Arrependo-me', perdoa-lhe.» Os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé.» O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a essa amoreira: 'Arranca-te daí e planta-te no mar', e ela havia de obedecer-vos.»
Jesus pede-nos que perdoemos sempre... Será assim tão difícil? A verdade é que muitas vezes não conseguimos...
Quero tanto crescer na fé para conseguir perdoar sempre...
Peço para que cada dia me torne mais pequenina e saiba ser mais humilde e aceitar melhor cada um dos meus irmãos, tal como são!
Rezemos hoje por todos os que não têm fé. E por nós, pelos dias em que nos afastamos e sentimos que estamos mais sozinhos.
Lucas 16,1-8. Disse ainda Jesus aos discípulos: «Havia um homem rico, que tinha um administrador; e este foi acusado perante ele de lhe dissipar os bens. Mandou-o chamar e disse-lhe: 'Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, porque já não podes continuar a administrar.' O administrador disse, então, para consigo: 'Que farei, pois o meu senhor vai tirar-me a administração? Cavar não posso; de mendigar tenho vergonha. Já sei o que hei de fazer, para que haja quem me receba em sua casa, quando for despedido da minha administração.' E, chamando cada um dos devedores do seu senhor, perguntou ao primeiro: 'Quanto deves ao meu senhor?' Ele respondeu: Cem talhas de azeite.' Retorquiu-lhe: 'Toma o teu recibo, senta-te depressa e escreve cinquenta.' Perguntou, depois, ao outro: 'E tu quanto deves?' Este respondeu: 'Cem medidas de trigo.' Retorquiu-lhe também: 'Toma o teu recibo e escreve oitenta.' O senhor elogiou o administrador desonesto, por ter procedido com esperteza. É que os filhos deste mundo são mais sagazes que os filhos da luz, no trato com os seus semelhantes.»
Meu Jesus,
dá-me sabedoria para lidar com os meus semelhantes. Inspira-me com o Teu amor, com a Tua generosidade e com o teu entendimento para que eu consiga ser reflexo da luz do Pai no mundo.
Hoje rezamos por todas aquelas pessoas de quem gostávamos de ser mais amigos (de ter mais paciência, de ouvir mais, de ser mais queridos, de fazer mais companhia, de tratar melhor, de perceber melhor, de nos darmos melhor)
Naquele tempo, os publicanos e os pecadores aproximavam-se todos de Jesus, para O ouvirem. Mas os fariseus e os escribas murmuravam entre si, dizendo: «Este homem acolhe os pecadores e come com eles.» Jesus disse-lhes então a seguinte parábola: «Quem de vós, que possua cem ovelhas e tenha perdido uma delas, não deixa as outras noventa e nove no deserto, para ir à procura da que anda perdida, até a encontrar? Quando a encontra, põe-na alegremente aos ombros e, ao chegar, chama os amigos e vizinhos e diz-lhes: "Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida." Eu vos digo: "Assim haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se arrependa, do que por noventa e nove justos, que não precisam de arrependimento." Ou então, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e tendo perdido uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e procura cuidadosamente a moeda até a econtrar? Quando a encontra, chama as amigas e vizinhas e diz-lhes: "Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma perdida." Eu vos digo: "Assim haverá alegria entre os Anjos de Deus por um só pecador que se arrependa".»
Façamos por nos deixarmos encontrar por Deus quando estivermos perdidos, pois sabemos que nesses momentos e mais do que nunca, Ele nos procura e quer estar próximo de nós.
Festejamos hoje a vida do Beato Nuno de Santa Maria (que será canonizado provavelmente daqui a um ano, a 6 de Novembro de 2009). Ele que é para nós um exemplo de desprendimento e de liberdade perante o que é terreno e temporal, não deixando por isso de ter marcado a História política e militar de Portugal.
"Seguiam com ele grandes multidões; e Jesus, voltando-se para elas, disse-lhes: «Se alguém vem ter comigo e não me tem mais amor que ao seu pai, à sua mãe, à sua esposa, aos seus filhos, aos seus irmãos, às suas irmãs e até à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não tomar a sua cruz para me seguir não pode ser meu discípulo.
Quem dentre vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro para calcular a despesa e ver se tem com que a concluir?
Não suceda que, depois de assentar os alicerces, não a podendo acabar, todos os que virem comecem a troçar dele, dizendo: 'Este homem começou a construir e não pôde acabar.'
Ou qual é o rei que parte para a guerra contra outro rei e não se senta primeiro para examinar se lhe é possível com dez mil homens opor-se àquele
que vem contra ele com vinte mil? Se não pode, estando o outro ainda longe, manda-lhe embaixadores a pedir a paz. Assim, qualquer de vós, que não renunciar a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo.» "
Pois isto assim não é fácil. Parece-me que a chave de sucesso está em ver Jesus nos outros, e entregarmo-nos a eles, dar tudo o que temos, sem pensar em nós próprios. Amar, sem limites. Não é abandonar os "pai, à sua mãe, à sua esposa, aos seus filhos, aos seus irmãos, às suas irmãs" ou não cuidar de si, mas sim dar a vida por eles, dar tudo para que eles sejam felizem, sem pensar em "o que é que eu vou ganhar com isso"...
Um dos que estavam sentados à mesa disse a Jesus: "Feliz aquele que se sentar à mesa no Reino de Deus!" Jesus respondeu-lhe: "Um certo homem preparou um dia um grande banquete e convidou muita gente. À hora da festa mandou um criado dizer aos convidados: "Venham, que está tudo pronto." Mas todos eles, um por um, se foram desculpando. O primeiro disse: "Comprei um campo e tenho que ir vê-lo. Desculpa, mas não posso ir." Outro disse: "Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-los. Desculpa, mas não posso ir." Outro desculpou-se assim: "Acabei de me casar e por isso não posso ir." O criado voltou e contou isso tudo ao dono da casa. Ele então, muito zangado, deu-lhe esta ordem: "Vai depressa pelas praças e pelas ruas da cidade e traz para cá os pobres, os inválidos, os cegos e os coxos."
Deus fala a cada um de nós individualmente, então a minha proposta, é olharmos para cada personagem desta leitura ao longo do dia de hoje para percebermos em qual delas nos reflectimos mais e continuarmos a agradecer a Deus ou tentarmos mudar o resto o resto do dia(s).
- aquele que dá graças por estar sentado à mesa do Senhor
- aquele que coloca obstáculos para si mesmo e que o impedem de participar no banquete
- aquele que convida primeiro para entrar em sua casa os que menos precisam