«..Não rogo só por eles, mas também por aqueles que hão-de crer em mim, por meio da sua palavra, para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti; para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste. Eu dei-lhes a glória que Tu me deste, de modo que sejam um, como Nós somos Um. Eu neles e Tu em mim, para que eles cheguem à perfeição da unidade e assim o mundo reconheça que Tu me enviaste e que os amaste a eles como a mim. Pai, quero que onde Eu estiver estejam também comigo aqueles que Tu me confiaste, para que contemplem a minha glória, a glória que me deste, por me teres amado antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas Eu conheci-te e estes reconheceram que Tu me enviaste. Eu dei-lhes a conhecer quem Tu és e continuarei a dar-te a conhecer, a fim de que o amor que me tiveste esteja neles e Eu esteja neles também.»
Da Bíblia Sagrada
Trabalhemos para que este grito de AMOR, saido do coração de Cristo, se torne realidade!
Que todos sejamos UM, como o Pai e o Filho também são UM.
Nós Cristãos, às vezes, estamos divididos, o que torna um obstáculo a que o Mundo crea.
Com a ajuda de Deus, façamos todo o possivel para nos unirmos realmente a Ele e entre nós, na caridade.
«Ainda um pouco, e deixareis de me ver; e um pouco mais, e por fim me vereis.» Disseram entre si alguns dos discípulos: «Que é isso que Ele nos diz: 'Ainda um pouco, e deixareis de me ver, e um pouco mais, e por fim me vereis'? E também: 'Eu vou para o Pai'?» Diziam, pois: «Que quer Ele dizer com isto: 'Ainda um pouco'? Não sabemos o que Ele está a anunciar!» Jesus, percebendo que o queriam interrogar, disse-lhes: «Estais entre vós a inquirir acerca disto que Eu disse: 'Ainda um pouco, e deixareis de me ver, e um pouco mais, e por fim me vereis'? Em verdade, em verdade vos digo: haveis de chorar e lamentar-vos, ao passo que o mundo há-de gozar. Vós haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza há-de converter-se em alegria!»
Da Bíblia Sagrada
Hoje, Jesus quer-nos mostrar que muitas vezes ao termos ideias diferentes daqueles que nos rodeiam, por seguirmos o Bem, nos podemos sentir sós e desamparados. Mas se continuarmos a buscar a verdade em Cristo, mesmo q tudo o que os outros achem ou digam nos possa fazer "chorar", acabaremos por nos alegrar porque sabemos que é a Verdade. Temos que tentar, que através do nosso testemunho e maneira de viver essa Verdade, ajudemos os outros também a encontrá-Lo.
Temos como grande exemplo, os ataques diários ao Santo Padre, o referendo do aborto, a eutanásia ou o casamento dos homossexuais, mas vamos ter que ir ao encontro de Deus na nossa posição, mesmo q isso nos custe e nos leve a sentir sozinhos.
Sugiro que rezemos por todos aqueles que no seu dia-a-dia são confrontados com estas situações e não têm a força necessária para defender a Verdade. Temos que ser corajosos e não termos medo de seguir a Deus, porque no fim "a vossa tristeza há-de transformar-se em alegria".
Evangelho segundo S. João 16,16-20. «Ainda um pouco, e deixareis de me ver; e um pouco mais, e por fim me vereis.»
Disseram entre si alguns dos discípulos: «Que é isso que Ele nos diz: 'Ainda um pouco, e deixareis de me ver, e um pouco mais, e por fim me vereis'? E também: 'Eu vou para o Pai'?»
Diziam, pois: «Que quer Ele dizer com isto: 'Ainda um pouco'? Não sabemos o que Ele está a anunciar!»
Jesus, percebendo que o queriam interrogar, disse-lhes: «Estais entre vós a inquirir acerca disto que Eu disse: 'Ainda um pouco, e deixareis de me ver, e um pouco mais, e por fim me vereis'? Em verdade, em verdade vos digo: haveis de chorar e lamentar-vos, ao passo que o mundo há-de gozar. Vós haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza há-de converter-se em alegria!
Estimados Arriscados,
Neste curto Evangelho tantas vezes se repete o mesmo... 'Ainda um pouco, e deixareis de me ver, e um pouco mais, e por fim me vereis'. Deve ser essa a parte importante!
Oremos: Jesus convida-nos a acreditar, convida-nos à Fé e sossega-nos em relação ao Futuro: 'a vossa tristeza há-de converter-se em alegria'. A verdade das nossas vidas é que quando estamos tristes - choramos e lamentamo-nos - deixamos de O ver. os nossos olhos distraem-se. a Fé enfraquece.
Acredito que o caminho para a Conversão é a relação próxima com Deus que se constrói pela oração. Proponho que rezemos quando não O vemos, que rezemos quando estamos tristes e que rezemos quando damos conta da nossa distração. E, sendo Maio, porque não rezar também pela Mãe de Deus para que nos acompanhe sempre.
Evangelho segundo S. João 16,12-15. «Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora.
Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa. Ele não falará por si próprio, mas há-de dar-vos a conhecer quanto ouvir e anunciar-vos o que há-de vir.
Ele há-de manifestar a minha glória, porque receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer.
Tudo o que o Pai tem é meu; por isso é que Eu disse: 'Receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer'.»
Quanto tempo ainda Ficarás aí escondido Pensando que ninguém te vê E que te basta esta distância?
Quanto tempo ainda Aguentarei o meu coração Separado do seu destino?
Não te espanta? Saberes-te destinado À frescura das frescuras À beleza das belezas?
Eu sei que não posso mais ficar assim Tremendo diante do obstáculo E assim luto E assim avanço, passo a passo Na tensão de me saber Amada e esperada
Vinde e vede!
Se não deixarmos Que nos ceguem as vertigens Veremos surgir em nós O movimento de quem olha O movimento de quem ama E avançaremos mais Cada vez mais Até à fonte da vida.
«Agora vou para aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: 'Para onde vais?' Mas, por vos ter anunciado estas coisas, o vosso coração ficou cheio de tristeza. Contudo, digo-vos a verdade: é melhor para vós que Eu vá, pois, se Eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas, se Eu for, Eu vo-lo enviarei. E, quando Ele vier, dará ao mundo provas irrefutáveis de uma culpa, de uma inocência e de um julgamento: de uma culpa, pois não creram em mim; de uma inocência, pois Eu vou para o Pai, e já não me vereis; de um julgamento, pois o dominador deste mundo ficou condenado.»
Hoje, proponho que invoquemos o Espírito Santo no nosso dia. Uma oração que gosto muito..
"Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos nosso fiéis, acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai Senhor o Vosso Espírito e tudo será criado e assim renovareis a face da terra."