Mateus 8, 23-27 Em certa ocasião, Jesus entrou num barco e os seus discípulos acompanharam-no. Nisto, levantou-se no lago um temporal tão grande que as ondas encobriam o barco. Jesus, porém, dormia. Os discípulos aproximaram-se dele e acordaram-no, gritando: "Senhor, salva-nos, que estamos perdidos!" Jesus disse: "Por que estão com medo, homens sem fé?" Então levantou-se, deu ordens aos ventos e às ondas e fez-se uma grande calma. Eles ficaram espantados e diziam: "Que homem é este que até os ventos e as ondas lhe obedecem?!"
Apesar de tantas Graças, tanto Amor, tanta prova que Ele nos dá, quantas são as vezes em que a primeira reacção a uma tempestade é a confiança e entrega total a Jesus? Mesmo quando já tantas vezes a (com)provámos?
Hoje quero pedir ao Senhor que aumente em nós o dom da Fé. Que nas chuvadas,tempestades, furacões da nossa vida, consigamos tudo entregar e tudo confiar a Jesus.
Ao chegar à região de Cesareia de Filipe, Jesus fez a seguinte pergunta aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum dos profetas.» Perguntou-lhes de novo: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» Tomando a palavra, Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.» Jesus disse-lhe em resposta: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu. Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. Dar-te ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.» Da Bíblia Sagrada
E nós, temos a fé para acreditar n'Ele e mostramo-la nas nossas acções do dia a dia? Nas correrias das nossas vidas é fácil não dedicarmos o tempo suficiente a Jesus. Recorrer à ajuda de quem prega a sua palavra, é sem dúvida uma das armas que Deus nos deu para que pouco a pouco alimentemos a nossa fé. Hoje rezemos pelas vocações, pelas pessoas que nos falaram de Deus e por nós, para que não nos cansemos de falar d'Ele e seguir a sua palavra.
Evangelho segundo S. Mateus 8,1-4. Ao descer do monte, seguia-o uma enorme multidão. Foi, então, abordado por um leproso que se prostrou diante dele, dizendo-lhe: «Senhor, se quiseres, podes purificar-me.» Jesus estendeu a mão e tocou-o, dizendo: «Quero, fica purificado!» No mesmo instante, ficou purificado da lepra. Jesus, porém, disse-lhe: «Vê, não o digas a ninguém; mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferta que Moisés preceituou, para que lhes sirva de testemunho.»
T.P.C.p.A.J.: - Identificar as nossas “lepras”; - pedir-Lhe a purificação daquilo que nos afasta d’Ele; - dar-Lhe graças, em oração, pela sua presença na nossa vida e por todas as maravilhas que faz em nós;
Bom fim-de-semana a todos. p.s. – Trabalho Para Casa por Amor a Jesus
Evangelho segundo S. Mateus 7,21-29. «Nem todo o que me diz: 'Senhor, Senhor’ entrará no Reino do Céu, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está no Céu. Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizámos, em teu nome que expulsámos os demónios e em teu nome que fizemos muitos milagres?’ E, então, dir-lhes-ei: 'Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.’» «Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Porém, todo aquele que escuta estas minhas palavras e não as põe em prática poderá comparar-se ao insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se, e grande foi a sua ruína.» Quando Jesus acabou de falar, a multidão ficou vivamente impressionada com os seus ensinamentos, porque Ele ensinava-os como quem possui autoridade e não como os doutores da Lei.»
Comentários. Valeria a pena pararmos e pensarmos na nossa "rocha". A nossa casa está fundada na rocha? E essa rocha é a que nos aproxima do Céu ou é simplesmente uma pedra grande e dura que encontrámos no caminho e que com os anos se vai desfazendo com o vento, os rios e as chuvas? Os valores que defendemos são os que realmente interessam ao Alto e que nos ajudam a ser melhores ou nestes nem queremos pensar para não ter dores de cabeça?
«Não deis as coisas santas aos cães nem lanceis as vossas pérolas aos porcos, para não acontecer que as pisem aos pés e, acometendo-vos, vos despedacem.» «Portanto, o que quiserdes que vos façam os homens, fazei-o também a eles, porque isto é a Lei e os Profetas.» «Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que seguem por ele. Como é estreita a porta e quão apertado é o caminho que conduz à vida, e como são poucos os que o encontram!»
Da Bíblia Sagrada
Bom dia,
Hoje queria pedir pelos dons de cada um, para que não os lanceis aos cães mas que os ponham em prática na sociedade. A porta é estreita e o caminho é apertado, mas ninguém disse que era fácil, mas a felicidade é enorme quando estamos no caminho e depois de passar a porta estreita a felicidade é certamente enorme.
Proposta arriscada 22 Junho Evangelho segundo S. Mateus 7,1-5. «Não julgueis, para não serdes julgados; pois, conforme o juízo com que julgardes, assim sereis julgados; e, com a medida com que medirdes, assim sereis medidos. Porque reparas no argueiro que está na vista do teu irmão, e não vês a trave que está na tua vista? Como ousas dizer ao teu irmão: 'Deixa-me tirar o argueiro da tua vista’, tendo tu uma trave na tua? Hipócrita, tira primeiro a trave da tua vista e, então, verás melhor para tirar o argueiro da vista do teu irmão.» Da Bíblia Sagrada
Querido Deus: Por favor não nos deixes cair em tentação (ou cair das tuas mãos) - e sabendo que vamos cair, ajuda-nos a levantar de novo. Ocupa-nos das nossas tentativas e quedas em vez dos nossos julgamentos e acertos de contas (uma coisa do tempo antes do Teu Filho). E sobretudo ensina-nos a amar e perdoar como tu nos ensinaste. Obrigada por este dia que começa, porque podemos tentar outra vez. Dos teus queridos filhos arriscados.
Proposta 18 Junho Evangelho segundo S. João 19,31-37. Como era o dia da Preparação da Páscoa, para evitar que no sábado ficassem os corpos na cruz, porque aquele sábado era um dia muito solene, os judeus pediram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados. Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e também ao outro que tinha sido crucificado juntamente. Mas, ao chegarem a Jesus, vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. Porém, um dos soldados trespassou-lhe o peito com uma lança e logo brotou sangue e água. Aquele que viu estas coisas é que dá testemunho delas e o seu testemunho é verdadeiro. E ele bem sabe que diz a verdade, para vós crerdes também. É que isto aconteceu para se cumprir a Escritura, que diz: Não se lhe quebrará nenhum osso. E também outro passo da Escritura diz: Hão-de olhar para aquele que trespassaram. Da Bíblia Sagrada
Hoje é dia do sagrado coração de Jesus e começa o ano de oração pela santificação dos sacerdotes…
Querido Jesus, Ensina-nos a amar como Tu que deste tudo até ao fim. Dá-nos um coração como o Teu cheio de Amor.
Vamos rezar pelos padres que nós conhecemos e que nos ajudam a conhecer e a amar melhor Jesus.
Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.» «Rezai, pois, assim:'Pai nosso, que estás no Céu, santificado seja o teu nome, venha o teu Reino; faça-se a tua vontade, como no Céu, assim também na terra. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia; perdoa as nossas ofensas, como nós perdoámos a quem nos tem ofendido; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do Mal.’ Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoará as vossas.»
acho que não preciso de dizer nada hoje... que cada um de nós saiba rezar assim, como Jesus nos está a ensinar. mesmo quando não sabemos exactamente o que estamos a dizer, Ele encarrega-se de nós, antes de nós lhe pedirmos. hoje rezamos pelas pessoas que nos ensinaram a rezar.
Mateus 5,43-48. «Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.»
Hoje Jesus chama-nos à perfeição de Deus. É o desafio de uma vida, imitar Jesus. Sabemo-nos incapazes, porque não somos Deus, porque somos pecadores, e só a ideia de nos querermos pôr a tal nível nos parece um bocado herege... Mas é o próprio Jesus que nos chama a tentar e querer sempre ser perfeitos como o Pai celeste. Mesmo sabendo que nunca alcançaremos essa meta. E esta tentativa e vontade incansáveis de ser como Ele estão no amor a Ele e aos outros. A todos os outros, filhos de Deus.
Senhor, hoje Te pedimos a força e a confiança de tentar sempre ser mais parecidos conTigo, e de não nos deixarmos desanimar pela nossa condição de pecadores ou contentar com o mediocre.
Pedimos-Te também pelos que não vêm em Ti O exemplo.
«Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau. Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém quiser litigar contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa. E se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele duas. Dá-a quem te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado.»
Da Bíblia Sagrada
Para mim este é um dos textos mais bonitos que reflecte o grande amor que marca a nossa vida como cristãos. O amor que é difícil. Um texto que primeiro estranha-se, depois entranha-se. Um modo de vida que não se consegue explicar o valor, apenas quando experimentamos viver assim sentimos uma imensa alegria.
Hoje rezamos pelos cristãos do mundo para que se mantenham fiéis ao amor de Cristo.
«Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, digo-vos que todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração. Portanto, se a tua vista direita for para ti origem de pecado, arranca-a e lança-a fora, pois é melhor perder-se um dos teus órgãos do que todo o teu corpo ser lançado à Geena. E se a tua mão direita for para ti origem de pecado, corta-a e lança-a fora, porque é melhor perder-se um só dos teus membros do que todo o teu corpo ser lançado à Geena.» «Também foi dito: Aquele que se divorciar da sua mulher, dê-lhe documento de divórcio. Eu, porém, digo-vos: Aquele que se divorciar da sua mulher excepto em caso de união ilegal expõe-na a adultério, e quem casar com a divorciada comete adultério.»
Da Bíblia Sagrada ---------------------------------------------- Bom dia Arriscados! Quando casamos prometemos amor e fidelidade ao nosso marido/mulher, até que a morte nos separe. Este compromisso é feito livre e conscientemente por cada um de nós, no momento em que casamos e demonstra uma entrega profunda e sincera ao outro. Num casamento é essencial lembrarmo-nos que temos sempre a presença de Deus e tentarmos agir da maneira que Ele nos ensinou. Para que realmente exista este amor e esta fidelidade é necessário existir amizade, partilha, um amor sem receios, sem egoísmos, que suporta todas as alegrias e todas as tristezas, com a confiança de que se for vivido plenamente e em casal, que cresce cada vez mais e é cada vez mais forte! Rezemos hj pelo amor e fidelidade de todos os casais!
«Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há de salgar? Não serve para mais nada, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende a candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas sim em cima do candelabro, e assim alumia a todos os que estão em casa. Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, de modo que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu.»
Da Bíblia Sagrada
Deste Evangelho retiro que somos como luzes e que a nossa vida deve iluminar e não trazer escuridão aos outros. Disto retiro que devemos ser exemplos para os outros, mas começando por ser exemplos para nós próprios.
Naquele tempo, aproximou-se de Jesus um escriba e perguntou-lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu: «O primeiro é este: ”Escuta, Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o coração, com roda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças.” O segundo é este: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Não há nenhum mandamento maior que este.»
Disse-lhe o escriba: «muito bem, Mestre! Tens razão quando dizes: Deus é único e não há outro além dele. Amá-lO com todo o coração, com toda a inteligência e com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.» Ao ver que o escriba dera uma resposta inteligente, Jesus disse-lhe: «Não estás longe do reino de Deus.» E ninguém mais se atrevia a interrogá-lo
Querido Jesus ao saber e querer viver este mandamento todos os dias, sei que não estou longe do Teu reino, mas…….. ainda não estou no Teu reino. Queria tanto estar no Teu reino…………
Querido Jesus deixo-te aos pés da cruz a minha miséria: não conseguir tantas vezes amar-Te e amar o próximo como me ensinaste. Sei que tenho que amar, ponto. Amar porque decidi amar independentemente do que o outro é ou não é, faz ou não faz.
Peço-Te por todos nós e pelas nossas famílias, amigos e menos amigos para vivermos já neste reino do amor.
Evangelho segundo S. Marcos 12,35-37. Ensinando no templo, Jesus tomou a palavra e perguntou: «Como dizem os doutores da Lei que o Messias é filho de David? O próprio David afirmou, inspirado pelo Espírito Santo: Disse o Senhor ao meu Senhor: 'Senta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés’. O próprio David chama-lhe Senhor; como é Ele seu filho?» E a numerosa multidão ouvia-o com agrado. Da Bíblia Sagrada
Sublinhei a frase mais simples, talvez, mas a que me chamou mais a atenção..! A primeira coisa em que pensei foi na quantidade de vezes em que não O oiço ou oiço sem atenção nenhuma... TANTAS...
Proponho que este fim de semana, quando formos a Sua Casa, paremos para O ouvir, e ouvir com AGRADO!
Evangelho segundo S. Marcos 12,18-27. Vieram ter com Ele os saduceus, que negam a ressurreição, e interrogaram-no: «Mestre, Moisés prescreveu-nos que se morrer o irmão de alguém, deixando a mulher e não deixando filhos, seu irmão terá de casar com a viúva para dar descendência ao irmão. Ora havia sete irmãos, e o primeiro casou e morreu sem deixar filhos. O segundo casou com a viúva e morreu também sem deixar descendência, e o mesmo aconteceu ao terceiro; e todos os sete morreram sem deixar descendência. Finalmente, morreu a mulher. Na ressurreição, de qual deles será ela mulher? Porque os sete a tiveram por mulher.» Disse Jesus: «Não andareis enganados por desconhecer as Escrituras e o poder de Deus? Quando ressuscitarem de entre os mortos, nem eles se casarão, nem elas serão dadas em casamento, mas serão como anjos no Céu. E acerca de os mortos ressuscitarem, não lestes no livro de Moisés, no episódio da sarça, como Deus lhe falou, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob? Não é um Deus de mortos, mas de vivos. Andais muito enganados.»
Bom dia a todos!
Ao ler esta leitura, acho que é muito dificil perceber a sua mensagem! Jesus constantemente nos fala do Pai e nas maravilhas que Ele nos apresenta...mas tantas vezes lhes fechamos os olhos ou as afastamos. Hoje, mais uma vez, enfrentamos a verdade! A certeza de que acreditamos num Deus que está sempre no meio de nós, tão próximo...É só abrir os olhos!
Pedia que hoje rezássemos por cada pessoa que, no seu caminho de fé, procura saber quem é Deus, onde está e o que podemos fazer para o seguir...Pelas dúvidas, incertezas e questões que vão surgindo, mas acima de tudo pela aceitação dos passos que vão surgindo!
Marcos 12,13-17. Em seguida, enviaram-lhe alguns fariseus e partidários de Herodes, a fim de o apanharem em alguma palavra. Aproximando-se, disseram-lhe: «Mestre, sabemos que és sincero, que não te deixas influenciar por ninguém, porque não olhas à condição das pessoas mas ensinas o caminho de Deus, segundo a verdade. Diz-nos, pois: é lícito ou não pagar tributo a César? Devemos pagar ou não?» Jesus, conhecendo-lhes a hipocrisia, respondeu: «Porque me tentais? Trazei-me um denário para Eu ver.» Trouxeram-lho e Ele perguntou: «De quem é esta imagem e a inscrição?» Responderam: «De César.» Jesus disse: «Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.» E ficaram admirados com Ele.
Os fariseus perguntam a Jesus sobre os impostos. Parece-me um pergunta meio esquisita para fazer a Jesus... Mas nós podemos aproveitar esta oportunidade para mudar o texto e fazer a nossa pergunta... A minha seria sobre o "meu" tempo... E parece-me que a resposta também acabaria com "Dai a Deus o que é de Deus".
Jesus, entrego-Te o meu dia, as minhas horas. Que tudo seja uma oferta para Ti.
Peço-vos hoje que rezemos pela Filipa e pelo Manel que fazem anos, e pelo Paulo e pelo Tó que precisam das nossas orações.
Evangelho segundo S. Marcos 12,1-12. Jesus começou a falar-lhes em parábolas: «Um homem plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar e construiu uma torre. Depois, arrendou-a a uns vinhateiros e partiu para longe. A seu tempo enviou aos vinhateiros um servo, para receber deles parte do fruto da vinha. Eles, porém, prenderam-no, bateram-lhe e mandaram-no embora de mãos vazias. Enviou-lhes, novamente, outro servo. Também a este partiram a cabeça e cobriram de vexames. Enviou outro, e a este mataram-no; mandou ainda muitos outros, e bateram nuns e mataram outros. Já só lhe restava um filho muito amado. Enviou-o por último, pensando: 'Hão-de respeitar o meu filho’. Mas aqueles vinhateiros disseram uns aos outros: 'Este é o herdeiro. Vamos matá-lo e a herança será nossa’. Apoderaram-se dele, mataram-no e lançaram-no fora da vinha. Que fará o dono da vinha? Regressará e exterminará os vinhateiros e entregará a vinha a outros. Não lestes esta passagem da Escritura: A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular. Tudo isto é obra do Senhor e é admirável aos nossos olhos?» Eles procuravam prendê-lo, mas temiam a multidão; tinham percebido bem que a parábola era para eles. E deixando-o, retiraram-se.
Bom dia a todos,
O que fazemos com os que falam de Jesus? O que fazemos com o Jesus que recebemos na missa? Será que é por estas "histórias" que temos medo de falar de Jesus? Não é óbvio que estes servos, que morreram por terem sido enviado pelo Pai, estão na Sua companhia? E nós, onde queremos estar quando morrermos? Peço por todas as crianças, pelo espírito de criança, de simplicidade de cada um de nós, e pelos aniversariantes de hoje!